Nos dias 18 e 19 de abril a Barca das Letras, por meio de seu coordenador Jonas Banhos, participou das ações de comemoração do Dia dos Povos Originários de Banzaê, no semiárido da Bahia, junto ao povo Kiriri. A Festividade ocorre todos anos no Território indígena Kiriri, nas diversas aldeias, e conta com a organização das lideranças locais de cada aldeia e da recém criada Secretaria de Povos e Comunidades Tradicionais de Banzaê. É um importante evento de reflexão, resistência e festejos da cultura indígena Kiriri. Conta com presença das autoridades locais e visitantes do próprio município e de vizinhos.
A participação da Barca das Letras foi uma ação contemplada pelo Edital de Intercâmbio Cultural Minc nº 1, de 5 de outubro de 2023 do Ministério da Cultura e teve o fundamental apoio do Grupo de Jovens Indígenas Kiriri(nas pessoas de Dernival dos Santos Kiriri - https://www.instagram.com/ddernival/ e Maria Dilza Kiriri - https://www.facebook.com/marydilzakiriri) e da Secretaria de Povos e Comunidades Tradicionais, Pasta voltada a cuidar dos assuntos das comunidades Indígenas e Quilombolas do município de Banzaê(https://www.instagram.com/sec.povosbanzae/).
Chegamos à Aldeia Cajazeira Kiriri no final da tarde do dia 17 de abril de 2024. E no dia 18 de abril de 2024 participamos das atividades de finalização da organização dos eventos comemorativos do Dia dos Povos Originários. Em especial, participamos da compra de alimentos, organização e distribuição dos mesmos na sede da Secretaria de Povos e Comunidades Tradicionais, da Prefeitura de Banzaê.
No dia 19 de abril de 2024 instalamos a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras no Alto da Jurema da Aldeia Cajazeiras Kiriri para incentivar a leitura com as crianças indígenas que participavam da celebração do Dia dos Povos Originários. Após isso, fomos convidados pelo Secretário dos Povos Indígenas, Dernival dos Santos Kiriri, a visitar as demais Aldeias do Território Kiriri onde também aconteceram celebrações pelo Dia dos Povos Indígenas. Assim, seguimos de carro para vivenciar os festejos nas diversas aldeias do Município:
Aldeia Cantagalo
Aldeia Sacão Saco dos Morcegos
Aldeia Pau Ferro
Aldeia Tuxá Banzaê
Ao final da ação da Barca das Letras, fizemos várias doações de livros, gibis, peões & material escolar; uma máquina de costura, um rádio(doada por Roberta Fraga de Brasília/DF); linhas e retalhos para costura; e, um DVD.
Viva os Kiriri da Bahia! Viva todos nossos Povos Originários e seus saberes e modos de vida viva!
Contatos:
61 98355 7232 - Jonas Banhos
https://www.instagram.com/barcadasletras/
https://www.facebook.com/barca.dasletras