quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Metodologia de Trabalho da Barca das Letras

Entenda como funciona a Barca das Letras até a chegada à comunidade:


1. Quem vai? 


Somos todos voluntários e amantes da leitura. Então, em cada mochilada que realizamos, fazemos antes uma divulgação pelas redes sociais e tmb entre nossos contatos Brasil afora(amigos da cultura, da arte, da educação, da vida simples e natural) para saber quem pode ir naquela determinada data para aquela determinada comunidade. Cada voluntário banca suas despesas, quando não arranjamos apoio cultural para a mochilada.



2. Quem organiza?

Bom, geralmente somos 3 pessoas que organizamos o evento, no mínimo. É 1 pessoa da própria comunidade visitada ou que tenha relação com a comunidade, que já a conhece, já desenvolve algum trabalho lá; 1 pessoa que coordena a Barca das Letras no Estado visitado(se for no Amapá ou Pará) ou que já conhece nosso trabalho e mora na capital do Estado em que faremos nossa mochilada; e euzinho aqui, que faço a coordenação geral da Barca das Letras.



3. Como são escolhidos os locais?

A escolha das comunidades podem ocorrer de duas formas: a pedido da comunidade ou de alguém que conheça a comunidade OU nós mesmos voluntários da Barca das Letras marcamos de voltar a alguma das centenas de comunidades que já visitamos anteriormente, nos anos anteriores. Porque para nós interessa criar vínculo com as comunidades vivenciadas para que sempre retornemos, sempre que pudeRmo$$, para levarmos mais livros, leituras e alegrias.




4. Como conseguem os livros?
Os livros que levamos pras comunidades são fruto de campanhas permanentes de arrecadação que nós mesmos voluntários fazemos em Brasília, Belém, Macapá e São Paulo. Além de doadores que nos enviam pelos Correios.



5. E como conseguem chegar da capital do Estado até a comunidade escolhida?
Geralmente pra nos deslocarmos da capital do Estado até as comunidades, utilizamos os meios de transporte de algum morador da comunidade; ou o meio de transporte de algum parceiro institucional; ou em meio de transportes coletivos que cheguem até a comunidade. 



6. Qual a contrapartida da comunidade?
A contrapartida da comunidade, além, claro, da participação ativa na brincadeira, é cuidar dos voluntários que vão na mochilada, guiando-nos, alimentando-nos, acolhendo-nos amorosamente em suas casas para dormirmos ou em outro lugar( igreja, escola, centro comunitário, associação etc).



E então, quer a Barca das Letras na sua comunidade ou quer ser voluntário ou quer ser doador ou apoiador?


Entre em contato conosco:

Jonas Banhos
(61) 8167 1254 - Tim Brasília(DF)
jonasbanhosap@gmail.com
@jonasbanhos (twitter)
Jonas Banhos (face)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/