segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Barca Das Letras na Comunidade Ariri(Colares/Pará)

 Chão varrido, limpo, sombreado - nele escrevemos, 
algumas linhas de alegria e amor,  pela 
leitura e pelas crianças - no chão e mente 
ficaram plantadas sementes - de 
um mundo melhor ...de esperança.
Francisco Mendes


A ilha de Colares é conhecida como propícia ao aparecimento
de alienígenas. É tida na região como a cidade dos ETs.
A Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras aportou pela primeira vez na Comunidade Ariri, localizada no município de Colares, distante 99 km capital do Estado do Pará, no dia 16 de agosto de 2015. Para chegar à comunidade pega-se estrada federal, estadual e de chão. Atravessa-se uma balsa e duas pontes, numa viagem que pode durar até três horas.

Foi um domingo ensolarado e muito especial para as crianças viventes às margens do Rio do Ariri, que tiveram oportunidade de receber leituras, poesias, brincadeiras tradicionais, espetáculo circense, lanche/almoço comunitário, bombom/pirulito/pipoca e livros para levar para suas casas.














Participaram desta ação os voluntários Jhonny Russel e Musa Russel(Trupe Nós, os Pernaltas); escritor/poeta Francisco Mendes e Debora Mendes; Kate Titan e Erivelton Araujo(Troca de Saberes); e, o Tio palhaço Ribeirinho, personagem do arte-educador Jonas Banhos(Barca das Letras - NossaCasa de Cultura e Cidadania). A ação também contou com o importante e fundamental apoio da família Mozer Farias, Fabrila Rocha & Marieta, que acolheram parte dos voluntários solidariamente em sua casa em Colares; e da família do Seu Messias, que cedeu o lindo quintal arborizado para a realização da brincadeira, bem como cuidou de toda a alimentação das crianças/voluntários e fez a mobilização que atraiu para a vivência 53 crianças e adolescentes.







Os livros foram arrecadados com os leitores de Brasília(Eixão do Lazer, Parque da Cidade e enviados pelos Correios) e em Campanha realizada pela Empresa Brasil de Comunicação - EBC.

Todas as fotos foram registradas pelos próprios voluntários e estão disponíveis em:

Barca das Letras na Comunidade Ariri(Colares/Pará)

Esta foi mais uma ação do projeto "Barca das Letras, da alegria, do voluntariado e do amor", contemplado no Edital Leitura para Todos - Projetos Sociais de Leitura do Ministério da Cultura, apresentado via Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico e Manola - FUNCARTEMM.


Contatos:
http://barcadasletrasedoamor.blogspot.com.br
(61)8167 1254 - Jonas Banhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/