domingo, 22 de julho de 2012

Barca das Letras no XII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros em São Jorge (Alto Paraíso-Goiás).


A alegre intervenção aconteceu na tarde deste sábado, 21 de julho, na Aldeia Multiétnica, "localizada numa clareira aberta nos arredores do Rio São Miguel, cravada no cerrado e com o paredão da Chapada dos Veadeiros ao fundo." É lá que estão re-unidos os diversos povos indígenas que participam da sexta edição da Aldeia (Kayapó, Yawalapiti, Avá-Guarani, Xavante, Dessana, Fulni-ô, Kariri-Xocó, Purik, Yawanawá, Krahô e indígenas do Equador), de diferentes línguas e costumes, todos compartilhando o mesmo pedaço de chão, a mesma mama Terra, construindo uma comum unidade!



A Barca das Letras ficou instalada próxima à Oca central, onde acontecem as manifestações culturais de todos povos indígenas presentes. E foi neste espaço que crianças indígenas de diversas etnias brincaram pra valer, entre gibis, livros e adereços diversos(barco de miriti, a mini canoa, mosquiteiro, candeeiro) das várias comunidades que a Barca já vivenciou nos últimos quatro anos.

Só nos resta então, agradecer a gentileza do produtor do evento Juliano Basso e do indígenista Fernando, coordenador da Aldeia Multiétnica, por permitirem aportarmos a Barca nesse grande e lindo porto de cultura indígena no meio da exuberante Chapada dos Veadeiros!!! Valeuzão também à Sinvaline Pinheiro que apresentou a Barca das Letras pra essa galera massa!!!




 Grato também a tod@s os voluntários(turistas) presentes na Aldeia, naquele momento, que vieram ajudar e participaram aRtivamente da intervenção cultural. Grato aos tradutores indígenas que ajudaram(e muito) na comunicação fraterna e amorosa. 

E o agradecimento mais que especial vai para a amada criançada indígena(e não indígena, claro) linda que ajudou a erguer a Barca das Letras, a pintar o 7, a degustar os gibis, os livros, os brinquedos, vestiu-se de palhacinhos, usou e abusou da comunicação popular pela Rádia Megafônica NossaCasa Amazônia Livre e, no fim, ainda contribuiu alegremente para guardar toda a bagagem cultural da Barca das Letras pra que assim ela siga sua (e)terna viagem em busca de amantes da leitura viva, da cultura viva... até o próximo porto de cultura!!!






Todas as fotos estão disponíveis no nosso álbum do flickr:

Para saber mais do XII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros em São Jorge(GO), acesse: 




abraços fraternos a tod@s,
do Palhaço Ribeirinho,

do Jonas Banhos


Abaixo notícia extraída do site  http://www.encontrodeculturas.com.br/2012/noticia/532/



Festa na Aldeia

Dia na Aldeia proporciona intercâmbio cultural

Leitura, humor e rituais indígenas foram as grandes atrações da Aldeia Multiétnica no sábado, 21
Vanessa Martins
Em 22/07/2012, 15:24

Barca das Letras

Em meio ao som dos Guarani, chegou à VI Aldeia Multiétnica uma van abarrotada de livros, lona e brinquedos, encantando crianças e adultos. A chegada da Barca das Letras causou grande alvoroço entre os que estavam ali. Ao ver todos aqueles livros, brinquedos e almofadas, as crianças vibraram. O projeto foi criado em 2008, no Amapá, pelo quilombola Jonas Banhos, também conhecido como Palhaço Ribeirinho, do quilombo Conceição do Macacoari.

Ele recolhe doações de livros, revistas, gibis e todo tipo de material de leitura para realizar visitas a comunidades tradicionais, como quilombos, aldeias e eventos como o Encontro de Culturas, proporcionando um ambiente divertido em que o público consiga ler e brincar. Em seguida, todo o material de leitura é doado à comunidade.

“Faço esse trabalho com o objetivo de incentivar a leitura, o conhecimento e associar tudo isso ao entretenimento, a uma grande brincadeira. Já levei esse projeto a comunidades quilombolas e ribeirinhas de várias partes do país, como a raposa Serra do Sol, em Roraima”, comenta Jonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/