Barca das Letras com as crianças do Rio Macacoari - Amapá - fevereiro/2012 |
"Barca das Letras navegando por rios, comunidades e Territórios da Amazônia Legal e Cidadã"
Este é o nome do projeto que estamos concorrendo no edital das Bolsas de Circulação Literária Biblioteca Nacional/Funarte no valor de R$40.000,00, cujas inscrições acontecem até 10/08. O nosso foi enviado ontem e consiste em re-tornar a navegar pelas comunidades que já fomos nos últimos quatro anos com a Barca das Letras para animar no mundo da leitura as crianças da Reserva Extrativista do Rio Cajari no Amapá; zona rural de Oeiras e Capitão Poço no Pará; Terra Indígena Raposa Serra do Sol; e uma comunidade na Chapada dos Guimarães no Mato Grosso, por onde a Barca das Letras ainda não aportou.
Ao final de seis meses de aplicação do projeto, os voluntários da Barca das Letras terão realizado 10 vivências em 10 comunidades tradicionais/originárias da Amazônia Legal(de 50 até 500 moradores), localizadas em 7 municípios (sendo seis da Região Norte e um do Centro Oeste), que estão contemplados em 4 Territórios da Cidadania em 4 Estados diferentes.
Com os recursos, conseguiremos pagar toda a infraestrutura para chegar até as comunidades e a alimentação dos voluntários que quiserem ir na Barca das Letras para realizar oficinas e palestras nas comunidades. Além disso, também vai dar pra pagar o frete dos livros doados nas nossas campanhas permanentes, e, mais: cd's de música infantil, filmes animados e álbum de fotos pra doar pra comunidade..
Abaixo a íntegra do projeto "Barca das Letras navegando por Rios, Comunidades e Territórios da Amazônia Legal e Cidadã" enviado à Biblioteca Nacional em 2 de agosto de 2012 . Agora é torcer pra sermos selecionados!!!
Título
Barca das
Letras navegando por rios, comunidades e Territórios da Amazônia Legal e Cidadã
II
– Apresentação
A Amazônia Legal é uma área
que engloba nove estados brasileiros
pertencentes à Bacia amazônica e à área de ocorrência das
vegetações amazônicas. Reunindo regiões de idênticos problemas econômicos,
políticos e sociais, com o intuito de melhor planejar o desenvolvimento social
e econômico da região, o Governo instituiu o conceito de Amazônia Legal.
A atual área de abrangência
da Amazônia Legal corresponde à totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas,
Pará, Rondônia,
Roraima
e Tocantins
e parte dos estados do Mato Grosso e Maranhão,
perfazendo uma superfície de aproximadamente 5.217.423 km² correspondente
a cerca de 61% do território brasileiro e população de 12,32% do total de
habitantes do Brasil.
E é embaixo da densa floresta
Amazônica, às margens de rios, igarapés, igapós, furos, lagos, lagoas e até
mares, que vivem, de modo tradicional, uma multiplicidade de povos em comunidades
com suas ricas e diversas formas de culturas populares, reveladas por meio de
suas festividades religiosas, danças e ritmos(marabaixo, carimbó, boi bumbá),
rituais ancestrais, oralidade, lendas, mitos, relação harmônica e amorosa com a
mãe terra, culinária, remédios “naturais”, sementes e frutos. São nossos povos
ribeirinhos, agroextrativistas, quilombolas, pescadores artesanais,
agricultores familiares, indígenas e outros mais.
Para se chegar(ou sair) à
essas comunidades longínquas, moradores e visitantes, podem utilizar numa mesma
viagem, de diversos meios de transporte: barcos, rabetas, canoas, botes, “carro
de linha”(vans, ônibus), bicicleta, carroça, caminhada. É um caminho longo que
se percorre até a chegada à comunidade, cuja distância não é mensurada em
quilômetros, mas em horas, sempre dependendo da força das marés, a encher ou secar
os rios, podendo levar de três horas a vinte e quatro horas, a depender da
época.
E é dentro deste contexto de
isolamento geográfico, de invisibilidade social, que nasce o presente projeto Barca
das Letras navegando por rios, comunidades e Territórios da Amazônia Legal e
Cidadã. Trata-se de uma possibilidade, uma esperança, de dar continuação às
ações de democratização de acesso ao livro, à leitura e à literatura às
comunidades tradicionais amazônicas que vêm sendo beneficiadas com nosso
trabalho arte-educativo e voluntário desde 2008, com a nossa Barca das Letras,
cujo trabalho foi reconhecido pelo Ministério da Cultura em 2010, com o Prêmio
Tuxaua Cultura Viva, concedido ao nosso projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva
do Oiapoque ao Chuí.
III
- OBJETIVO
Promover o prazer da
leitura, de forma lúdica, com crianças(e seus pais) de comunidades
tradicionais/originárias da Amazônia Legal.
IV
- JUSTIFICATIVA
- Ante o isolamento geográfico natural das comunidades ribeirinhas/tradicionais/originárias,
tanto o livro quanto o incentivo à leitura, dificilmente chegam às
crianças moradoras das comunidades, daí a importância da sociedade civil
ajudar nesta árdua tarefa;
- É notória a ausência de programas/ações governamentais e da
iniciativa privada com capilaridade para atingir as comunidades
ribeirinhas/tradicionais/originárias, e, estimular, de forma
lúdica/artística, o prazer pela leitura em comunidades da zona rural, do
meio da floresta, da beira dos rios;
- A educação formal oferecida nas Escolas das comunidades ribeirinhas/tradicionais/originárias
é de qualidade deficitária, seja em razão da carência de recursos
materiais/infraestrutura física, seja na utilização do ensino
modular-seriada(em que uma disciplina é ministrada por 52 dias; alunos de
diferentes séries na mesma sala), seja pela precária formação dos
professores, o que gera um elevado número de analfabetos funcionais. Daí a
necessidade de apresentar a leitura e o livro de forma
diferente(lúdica/prazerosa) para as crianças das comunidades,
mostrando-lhes este maravilhoso mundo novo. Além, é claro, de estimular
professores locais a buscar melhorar sua formação, seja por meio do acesso
aos livros que serão doados, inclusive para eles, seja pelo intercâmbio
com os arte-educadores voluntários(educadores populares, artistas,
escritores, poetas, músicos) que estarão vivenciando na comunidade;
- Moradores de comunidades tradicionais/originárias, em razão de seu
modo de vida tradicional, em harmonia com a mãe natureza, em sua grande
maioria, que vivem de forma sustentável, precisam ser estimulados(desde a
infância) e alfabetizados no mundo da leitura, para que busquem(no futuro
próximo), por conta própria, portas de saída de programas assistenciais
governamentais(Ex.: Bolsa Família), fortalecendo assim sua cidadania, melhorando
sua qualidade de vida.
V
- IMPACTO SOCIAL DA PROPOSTA
Serão
desenvolvidas diversas ações culturais, principalmente, com as crianças,
moradoras de comunidades ribeirinhas, quilombolas, agroextrativistas,
indígenas, de pescadores e da agricultura familiar(viventes em Unidades de
Conservação da Natureza ou em seu entorno), cujas oportunidades culturais são
raras, sobretudo, as relacionadas à leitura, à literatura. Por isso, espera-se,
ao final dos seis meses de circulação do projeto, a realização de 10(dez)
vivências em dez comunidades tradicionais/originárias da Amazônia Legal(de 50 até
500 moradores), localizadas em sete municípios (sendo seis da Região Norte e um
do Centro Oeste), que estão contemplados em quatro Territórios
da Cidadania em quatro
Estados diferentes.
Assim, com a
aplicação do projeto, cada comunidade beneficiada receberá um impacto
positivo(motivação) em sua educação informal/popular/comunitária, fortalecendo
e estimulando o amor e a importância pela leitura, o livro e a literatura.
Ademais, com a chegada do projeto e dos voluntários, a comunidade sente-se
valorizada por ter sido escolhida(dentre milhares) como beneficiária da ação
cultural e muito feliz por poder também mostrar/compartilhar sua cultura
popular e seus saberes ao voluntários-visitantes, fortalecendo assim a
auto-estima dos moradores e a preservação do seu modo de vida tradicional e em
harmonia com a natureza.
Por fim, outro
impacto positivo do projeto é tornar a comunidade visível nas
mídias(tradicionais ou alternativas), em razão das matérias e dos materiais que
são produzidos e divulgados, nos diversos meios de comunicação, sejam eles
próprios ou de terceiros. Este fato, também eleva o orgulho e o sentido de
pertencimento do lugar dos moradores das comunidades, além de possibilitar a
amplificação da história oral da comunidade para o registro em mídia escrita,
eternizando e preservando sua memória viva para as atuais e futuras gerações.
VI
- METODOLOGIA
Será utilizada
a mesma metodologia que já vem sendo aplicada desde 2008 na Barca das Letras(barcadasletras.blogspot.com.br).
Com o apoio de pessoas(educadores populares, escritores/poetas, produtores
culturais, artistas) e de Coletivos, vêm sendo feitas mobilizações em
Brasília(DF), São Paulo(SP), Belém(PA) e
Macapá(AP) por meio de campanhas permanentes de arrecadação de livros para
levar e distribuir às crianças das comunidades que serão beneficiadas com o
Projeto. Também serão mobilizados voluntários e amantes da leitura que queiram
ir conosco até as comunidades a fim de compartilhar seus saberes, fazeres e
dizeres culturais, possibilitando assim uma rica troca solidária de
experiências entre os que vivem na cidade e as crianças das comunidades
vivenciadas.
Contando com o
apoio(aceitação) das próprias comunidades por meio de suas lideranças,
agitadores culturais, animadores, seguimos para as comunidades/povoados/aldeias,
na data previamente acordada, para fazer a ação para as crianças no lugar e na
hora que eles mesmos determinam, podendo ser no centro comunitário, na igreja,
no porto(trapiche), embaixo de uma árvore frondosa, na Escola, na sede da
Associação, em praça pública.
E em
razão da distância da comunidade visitada para a capital, prevê-se a
permanência de, pelo menos, duas noites em cada comunidade/povoado vivenciado.
E como nas comunidades não há hotel ou pousada, dorme-se e come-se na casa de
algum morador ou nos próprios locais onde são feitas as ações, em barracas que
são levadas pelos próprios voluntários. Importante frisar que com a aprovação
deste Projeto será possível gerar renda nas próprias comunidades visitadas, uma
vez que se privilegiará a aquisição de produtos alimentícios(açaí, peixe,
frutas, verduras) produzidos pelas próprias comunidades, bem como a contratação de prestadores de
serviços locais, como locação de veículos(barcos, carroças, bicicletas),
pilotos de embarcação, cozinheira, ajudantes de produção, que são os
pais/mães/irmãos das crianças beneficiadas.
VII – CRONOGRAMA
Mês
1:
- Compra
de equipamentos e materiais para a viagem
- Campanha
de Arrecadação de livros e revistas
- Contatos
com as lideranças das comunidades/parceiros para definir datas das
vivências
- Divulgação
da agenda de viagens para voluntários da Barca das Letras e abertura de
inscrições
Mês
2 :
- Campanha
de Arrecadação de livros e revistas
- Definição
do grupo de voluntários que viajará para as comunidades do Pará
- Contratação
da logística de transporte para deslocamento de Belém(PA) até as
comunidades
- Vivência
nas duas comunidades do Território Nordeste Paraense
Mês
3 :
- Campanha
de Arrecadação de livros e revistas
- Definição
do grupo de voluntários que viajará para as comunidades do Amapá
- Contratação
da logística de transporte para deslocamento de Macapá(AP) até as
comunidades
- Vivência
nas cinco comunidades do Território Sul do Amapá
- Elaboração
e envio do Primeiro Relatório de acompanhamento do Projeto
Mês
4 :
- Campanha
de Arrecadação de livros e revistas
- Definição
do grupo de voluntários que viajará para as comunidades de Roraima
- Contratação
da logística de transporte para deslocamento de Boa Vista(RR) até as
comunidades
- Vivência
nas duas comunidades do Território Raposa Serra do Sol – São Marcos
Mês
5 :
- Campanha
de Arrecadação de livros e revistas
- Definição
do grupo de voluntários que viajará para a comunidade de Mato Grosso
- Contratação
da logística de transporte para deslocamento de Brasília até a Chapada dos
Guimarães(MT)
- Vivência
na comunidade do Território Baixada Cuiabana
Mês
6 :
Revelação
das fotos de cada comunidade
Envio
dos álbuns de fotos para cada comunidade vivenciada
Elaboração
da Prestação de Contas
Mês
7 :
Envio
do Relatório Final, apresentando as atividades realizadas, conforme Edital.
VIII - PRODUTO
FINAL DA PROPOSTA A SER DESENVOLVIDA
- Distribuição
de 5.000 (cinco mil) livros(infantil, poesia, literatura, cordel, didático)
e revistas em quadrinhos(gibis) para crianças/adolescentes/jovens e
adultos levarem para suas casas, arrecadados em campanhas permanentes de
doação em Brasília(DF), São Paulo(SP), Belém(PA) e Macapá(AP);
- Oficina de
Leitura (dos livros doados): estimular as crianças de forma lúdica a ler
os livros/gibis doados;
- Contação de
Histórias pelos mestres de cada comunidade visitada;
- Oficina de
Art&reciclagem com poesia: onde o lixo seco(doméstico) espalhado pela
comunidade é recolhido e é transformado em arte diversa e poética, feita
pelas próprias crianças e demais interessados;
- Oficina de
Pintura para a criançada;
- Oficina de
fotografia: as crianças são estimuladas a fazer registros fotográficos
para que percebam, leiam o mundo ao seu redor, registrando os rostos de
suas famílias, seu modo de vida e as belezas naturais da comunidade;
- Palestra
sobre oportunidades culturais por meio de editais e concursos ofertados
por órgãos públicos e/ou da iniciativa privada, com apresentação do nosso
blog editaisdecultura.blogspot.com.br;
- Exibição de
filmes animados(cineminha);
- Animação
com o Palhaço Ribeirinho e a Rádia Megafônica NossaCasa Amazônia Livre;
- Doação de
um pen drive com todas fotos e vídeos da ação na comunidade;
- Doação de
dez CD’s de música infantil, para cada comunidade;
- Doação de
dez DVD’s de desenhos animados, para cada comunidade;
- Doação de
um álbum com 100 fotos (10x15) da ação na comunidade.
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Jonas Banhos
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