sábado, 3 de agosto de 2013

Barca das Letras aporta na Comunidade Santo Antonio no Rio Ajuruxi(Resex Cajari - Mazagão - Amapá)


fotos: Jonas Banhos


A Biblioteca Itinerante Barca das Letras está de volta da Comunidade Santo Antônio, localizada à margem esquerda do Rio Ajuruxi, a qual faz parte da Reserva Extrativista do Rio Cajari, município de Mazagão, sul do Amapá. Santo Antonio fica distante 6 horas de barco(catraio) da capital Macapá, seguindo sempre em frente pelo nosso majestoso e caudaloso rio Amazonas. Lá vive-se do que a floresta e os rios oferecem generosamente: a pesca e o açaí, principalmente. A energia elétrica é à base de um motor a diesel, que é ligado às 18h e desligado às 22h.





 
 
 

Por lá, realizamos atividades lúdicas de ...incentivo à leitura de 30/07 a 2/08 com as crianças e jovens da comunidade, que tiveram a oportunidade de ficar mais perto dos livros, lendo-os; pintaram o sete de todas as cores; assistiram filmes animados; contaram e ouviram histórias diversas e coloridas; recitaram poesias contidas nos livros doados pelo Movimento Poesia na Boca da Noite; esculpiram animais da floresta que é o quintal de suas casas; pintaram seus rostos e vestiram-se de palhaços e batizaram-se com nomes de frutas regionais amazônicas(pupunha, macaxeira, açaí, bacaba); e, divertiram-se pra valer com os brinquedos doados por moradores de Brasília e Macapá.
   




 
Ao final, felizes, levaram para casa livros, gibis, brinquedos, fotos de lembrança!!! E também deixamos dezenas de livros e gibis para fortalecer a biblioteca comunitária que ajudamos a montar em 2009 e que ainda está ativa, viva!!!
 


 

Mais uma vez agradecemos aos doadores de Brasília e Macapá; aos voluntários que foram conosco nesta vivência(Rita De Cacia Amorim e Jardson Picanço Tavares) e especialmente à jovem liderança da comunidade Cristiane Ilva, que nos fez o convite e nos acolheu amorosamente juntamente com seu pai, o mestre Manoel Tito, sua mãe, Dona Simone e todos os seus queridos irmãos
Em outubro retornaremos criançada linda!!!!






  Abraços fraternos,

Jonas Banhos
barcadasletras.blogspot.com.br
(61) 8167 1254 (para doações)
barcadasletras@gmail.comVer mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/