sábado, 22 de março de 2014

Barca das Letras na Comunidade Foz do Rio Macacoari(Itaubal/Amapá)


A Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras aportou na comunidade Foz do Macacoari, localizada nas esquinas dos rios Macacoari e Amazonas, no município de Itaubal, no Amapá, no dia 10 de março, ficando aportada por lá até o dia 16 de março de 2014. Distante de três horas a três horas e meia de Macapá, a chegada da Barca das Letras aconteceu exatamente quando a comunidade Foz do Macacoari conseguiu operacionalizar o funcionamento da energia elétrica 24 horas para todos. E foi com a mesma euforia da chegada da luz, que fomos recebidos com muita euforia pelas crianças da comunidade, que logo que souberam da novidade, vieram nos abraçar, beijar e matar a saudade, já que não nos víamos desde dezembro/2013.



As crianças ribeirinhas são as principais protagonistas da nossa história. É por elas que existimos, é por elas que navegamos, é por elas que continuaremos a incentivar a leitura de forma lúdica pelos rios da Amazônia. Vamos conhecer a molecada.

Vinicius, Carol, Cauê, David e Ricado com o palhaço Ribeirinho





Agora uma poesia para essa criançada linda:

Esta é minha turminha da Foz do (rio) Macacoari(Amapá)
Alguns, ví ainda na barriga da mãe
Outros, brincam de ler, fazer arte e cuidar da mãe natureza
desde os primeiros anos de suas lindas vidas vivas
Uma geração que há seis anos navega na Barca Das Letras
Já são leitores, artistas de rio,
de riso fácil, farto,
apanhadores de açaí, pescadores,
tomadores de banhos de rio,
fazedores de "chopp" de cupuaçu
Estão sempre brincando juntos, cantando em roda,
Cuidando-se, alegrando-se e, até, desentendendo-se
São cheios de criatividade, amorosidade e fraternidade
Acredito muito na caminhada de todos
São meus amados palhaços ribeirinhos,
meus ensinantes encantados, animados
Amo-os!!! Todos!!!



Drica, Junior, Dwene, Carol, David, Vinicius, Ricardo, Cauê e Gustavo

 







Cauê, Marilene, Drica, Marlene, Marielson, Dwene


Vitória e Marlúcio
Vitória, Carol e Samuel








Ai vai uma outra poesia para essa mulecada linda da Foz do Macacoari:



(as)sim, somos como barca
deslizando pelo tempo...
gerando gentileza,
natureza...


Antes de embarcar com a Biblioteca Itinerante InfantilBarca Das Letras para as comunidades ribeirinhas do Amapá, eu sempre vou à Rádio Difusora de Macapá e passo uma mensagem para as amadas crianças. É que tem um programa no horário do almoço chamado Alô alô Amazônia que é o telefone público das comunidades ribeirinhas, onde não há facebook... é o melhor meio de comunicação. O ruim é que temos que pagar por um serviço público de utilidade pública, essencial... Mas é bastante efetivo o serviço, pois todas as crianças ficam sabendo da nossa chegada. E começam a ficar eufóricos para brincar de ler conosco, na nossa Barca das Letras. A mensagem é a seguinte:




A gratidão das nossas amadas crianças ribeirinhas e nossa também
Gratidão é um sentimento que se aprende(ou deveria se aprender) desde cedo, cedinho... Nossas crianças ribeirinhas que sempre vêm brincar na Biblioteca Itinerante Infantil Barca Das Letras sabem exatamente de onde vêm tantas encantarias coloridas, que lhes alegram, mesmo depois que partimos para outros portos de cultura viva comunitária.



Nossas crianças da Foz do Rio Macacoari, vivente logo ali à beira do Rio Amazonas, em sua humilde comunidade ribeirinha, foram beneficiadas nesta mochilada cultural com muitas doações vindas de Brasília e do projeto Magia sem fronteiras da Holanda. Depois de ler muitos livros e gibis e brincar com os brinquedos diversos, puderam escolher, em grandes ou pequenas rodas, o que cada uma, queria levar para suas casas, na beira dos rios... E todas agradeceram oralmente e com um forte abraço fraterno ao palhaço Ribeirinho, à tia Rita De Cacia Amorim que por lá estiveram alegrando a molecada linda. E algumas delas, fizeram questão de demonstrar sua gratidão por meio de palavras escritas, cada uma do seu jeitinho simples, doce e humilde de ser...





Na foto abaixo, registramos a entrega dos fantoches e livros do Projeto Magia sem fronteiras enviados da Holanda pela querida Juliette Fernandes e também dos livros artesanais feitos pela escritora querida Roberta Fraga, de Brasília. Tudo ficou aos cuidados da professora de ensino infantil Alcione Correa, da comunidade Foz do Rio Macacoari, localizada bem ali no meio do mundo, de frente para o rio Macacoari, na esquina com o majestoso rio Amazonas e a linha do Equador!!! Alcione navega na nossa Barca das Letras - NossaCasa de Cultura e Cidadania desde o início, quando ainda nem era professora, apenas estudante e incentivadora da leitura na comunidade, juntamente conosco...



Então, também queremos manifestar nossa mais terna gratidão aos queridos doadores de Brasília, seja do Eixão do Lazer ou das entregas em domicílio; à escritora Roberta Fraga; ao Grupo do Xuxa - Associação Rodrigo Lima Cruz; ao projeto Magia Sem Fronteiras(Holanda); aos que enviaram doações pelos Correios!!!

Gratidão ao Mestre Zé Picanço do Quilombo Conceição do Macacoari e da comunidade Carmo do Macacoari, por ter-nos trazido com segurança em sua embarcação, durante cinco horas de uma viagem lindo pelo rio Macacoari, ao som de muitas histórias e sob as bençãos dos botos, araras, tucanos.

Queremos agradecer do fundo dos nossos corações a todos os moradores da comunidade Foz do Macacoari que nos acolhem tão bem, com tanta alegria e carinho, que nos ajudam a fazer a brincadeira da leitura da Barca das Letras. Mas, queremos agradecer mais especialmente ao nosso Mestre Seu Martinho e sua querida esposa, nossa Mestra Dona Creuza Borges, por nos receber e acolher em sua casa durante todos os dias de nossa estada na comunidade, por nos transportarem em suas embarcações, por alimentarem nossos corpos e nossas almas com suas histórias e ensinamentos da floresta amazônica. Grato por compartilharem tantas riquezas, tantos saberes, tantos fazeres, tantas poesias. Sem vocês a nos apoiar, não existiria Barca das Letras nas comunidades.

abraços fraternos,

Jonas Banhos
www.barcadasletras.blogspot.com.br
barcadasletras@gmail.com
(61) 8167 1254(para + doações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/