quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Neste sábado(13/12) tem Barca das Letras no I Festival Disco Xepa Brasília


fotos: Slow Food Cerrado e Cleudes Pessoa



A Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras participará do primeiro Festival Disco Xepa Brasília neste sábado na Ceasa-DF, ao lado do Mercado Orgânico, das 9h às 11h, com sua habitual intervenção lúdica e colorida, animada pelo palhaço Ribeirinho, na qual receberá doações de livros infantis, gibis, brinquedos e material escolar que serão levados para as crianças ribeirinhas da Amazônia em 2015.

A Barca das Letras é um projeto social de incentivo à leitura voltado para as crianças ribeirinhas, quilombolas e indígenas da Amazônia, principalmente. Teve início no Amapá em 2008 idealizada pelo arte-educador amapaense Jonas Banhos, residente em Brasília desde 1999. A biblioteca vive de voluntariado e de doações dos moradores das cidades de Brasília, Belém e Macapá e, também, de campanhas realizadas pelas redes sociais. Em 2010 foi contemplada com o Prêmio Tuxaua Cultura Viva do Ministério da Cultura e em 2014 foi aprovada no Prêmio Leitura para Todos - Edital de Fomento à Projetos Sociais de Leitura, também do Ministério da Cultura.

Contatos:
(61) 8167 1254 - Jonas Banhos
barcadasletras.blogspot.com.br
Twitter @barcadasletras



O Festival Disco Xepa Brasília

Slow Food Cerrado organiza o primeiro Festival Disco Xepa Brasília
A festa contra o desperdício de alimentos acontece no dia 13 de dezembro, na Ceasa-DF
 
O movimento Slow Food organiza, no sábado, 13, a primeira edição do Festival Disco Xepa. O evento, que acontece na Ceasa-DF, das 9h às 11h, tem o objetivo de chamar a atenção para o desperdício de alimentos. Em uma festa com música, chefs de cozinha e voluntários recolhem a xepa, os alimentos que sobraram da feira e iriam para o lixo, e fazem sopas, sucos, saladas que são distribuídos para os frequentadores da feira.
 
A Disco Xepa é um evento criado pelo Rede Jovem Slow Food (Slow Food Youth Network, ou simplesmente SFYN) e já acontece pelo Brasil inteiro para conscientizar as pessoas de que há formas criativas de se combater o desperdício de alimentos.
 
“As perdas e desperdícios de alimentos impactam a sustentabilidade dos sistemas alimentares, reduzem a disponibilidade local e mundial de comida, geram perdas de renda para os produtores, aumentam os preços para os consumidores e impactam de maneira negativa em sua nutrição e saúde, e afetam o meio-ambiente devido à utilização não sustentável dos recursos naturais”, explica o relatório de 2014 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
 
De acordo com documento, os alimentos desperdiçados só na venda a varejo na America Latina e Caribe poderia alimentar mais de 30 milhões de pessoas, ou seja, 64% dos que passam fome na região. No Brasil a situação é ainda mais impressionante: desperdiça-se mais alimentos nas vendas a varejo do que seria necessário para alimentar toda a população que passa fome no país.
 
“É preciso alertar a comunidade -  e aí estamos falando também do produtor, do cozinheiro, da merendeira, do estudante e do consumidor - que não precisamos ‘aumentar a produção em 60%’, como o agronegócio costuma propagar, mas sim reaproveitar e até mesmo resgatar o uso desses alimentos em nossa mesa. É essa a proposta do Slow Food para esta atividade”, ressalta o líder do Slow Food Cerrado, Jean Marconi.
 
“Escolhemos a CEASA-DF para esta primeira ação pois, além de reunir num sábado pela manhã mais de 10 mil brasilienses, é um local que demanda ações de mobilização contra o desperdício de alimentos com urgência. Quem frequenta a CEASA-DF sabe do que estamos falando”, complementa a co-líder do convívio Cerrado, Ana Paula Jacques.
 
O Festival Disco Xepa Brasília / Edição CEASA-DF acontecerá no dia 13/12 na CEASA-DF entre 9h e 11h da manhã. Quem quiser participar pode se voluntariar para  cozinhar, preparar e distribuir os alimentos através do e-mail cerrado@slowfoodbrasil.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/