terça-feira, 11 de setembro de 2018

Barca das Letras anima crianças da Aldeia Itaputyr Tembe(Santa Luzia do Pará/PA)



No dia 7/09/18 a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras aportou às margens do Rio Guamá, na Aldeia Itaputyr Tembe, localizada no município de Santa Luzia do Pará, distante cerca de 240 km da cidade de Belém do Pará. 

A ocupação lúdica ocorreu no barracão da comunidade e contou com a presença de cerca de vinte crianças. Foram disponibilizados: muitos livros e gibis para leitura;brincadeiras tradicionais; contação de histórias; desenhos e pinturas; fantasias e oficina de perna de pau; exposição de fotos das edições anteriores da FliGuamá; banhos de rio; montagem e desmontagem da biblioteca.










































































































Participaram os voluntários da Barca das Letras: Janete Borges, Joana Chagas, Jony Russel, Lú Maués, Jonas Banhos, Arlindo Matos, Miguel Matos, Marcilene Souza. 

Fotos Janete Borges e Jony Russel disponíveis em:

Barca das Letras na Aldeia Itaputyr Tembe(PA)


Somos gratos pelo apoio do Cacique Pedro Tembé e do professor Fabio Kupii.

Esta foi mais uma ação em comemoração aos 10 anos da Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras, completados em 21/04/2018.




A Barca das Letras




Barca das Letras vive de doações e voluntariado nestes dez anos de incentivo à leitura.

A Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras recebe, durante todo o ano, doações de livros de literatura infantil, gibis e mangás ou recuR$os para a compra em Sebos em Brasília/DF. Entre em contato com Jonas Banhos pelo whatsapp 61 98355 7232 ou barcadasletras@gmail.com. Também temos portos de coleta de doações em Belém(PA) e Macapá(AP).


A Barca das Letras é um projeto social e cultural de incentivo à leitura com crianças ribeirinhas, quilombolas e indígenas da Amazônia e do sertão nordestino, principalmente. Desde 2008 vem distribuindo livros e gibis arrecadados em Brasília, Belém e Macapá e promove durante todo o ano diversas ocupações lúdicas de incentivo à leitura em comunidades originárias/tradicionais do Amapá, Pará e Bahia, além de participar de eventos educativos, sociais e culturais em Roraima, Rio de Janeiro e Goiás. No final do ano promove a Festa da Leitura Infantil do Rio Guamá - FliGuamá, em Ourém/PA, localizada às margens do rio Guamá, aonde recebe as crianças das comunidades do nordeste do Pará, vivenciadas durante o ano, por quatro dias para celebrar o amor à leitura, aos livros, às artes, à cultura popular e à natureza. A Barca das Letras conta com o apoio de doadores e de diversos voluntários  de vários Estados, que se unem para fortalecer a cultura viva comunitária! 

A Biblioteca está com três projetos aprovados na Lei Rouanet(Lei Nacional de Incentivo à Cultura) que aguardam doações de pessoas físicas e/ou patrocínio de empresas que pagam Imposto de Renda. Um  projeto será executado junto às comunidades tradicionais e originárias da Amazônia amapaense e paraense(http://barcadasletrasealegria.blogspot.com.br/);  outro(Barca das Letras no Agreste) para ser desenvolvido no Agreste pernambucano, na cidade de Garanhuns; e outro(FLI IPATINGA - Festa da Leitura Infantil de Ipatinga) para a cidade mineira de Ipatinga(Vale do aço). Os projetos podem ser conhecidos no Sistema de Apoio Às Leis de Incentivo à Cultura:

  http://sistemas.cultura.gov.br





Projeto nº 175365 - Barca das Letras e Alegria

Projeto nº 177211 - Barca das Letras no Agreste

Projeto nº 180791 - FLI IPATINGA - Festa da Leitura Infantil de Ipatinga


Conheça mais em:

Contatos/doações/patrocínios via Lei Rouanet:
(61)98355 7232 - Jonas Banhos
barcadasletras@gmail.com
barcadasletras.blogspot.com.br

P.S. Só utilize nossas fotos mediante autorização expressa de Jonas Banhos, pelo email barcadasletras@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/