domingo, 11 de agosto de 2019

"Diálogos Democráticos" aconteceu na única aldeia em Brasília


O sábado (03/08/2019) foi especial na Reserva Indígena Karirí Xocó, a única reserva indígena com aldeia na Capital do Brasil. Durante todo o dia aconteceu a Roda de Conversa com o tema “A defesa constitucional de povos tradicionais e originários da Amazônia e do Brasil”, iniciativa do Projeto Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras que atua primordialmente na região Norte do país. O encontro contou com convidados de várias etnias como Karirí Xocó (DF), Terena (MS), Xavante (MT), Tukano (AM), Bare (AM), Gavião (PA), Dessana (AM), Makuxi (RR), Kaigang (RS), e entidades como Defensoria Pública do DF, ISA (Instituto Socioambiental), Gabinete 24 do PSOL (Câmara Distrital), Agente da Pastoral Negra, Subverta, Slow Food, Memorial Serra da Mesa (Uruaçu GO), representantes de universidades, jornalistas e advogados. 

Enquanto as crianças brincavam e se divertiam com as várias atrações da Barca das Letras no pátio, os adultos expunham seus ideais preocupados com o futuro da sua geração e do país. Os discursos foram unânimes em constatar as dificuldades para a vida dos povos tradicionais/originais com a posição antidemocrática que vem assolando atualmente o Brasil, perseguição aos opositores de modo velado ou explícito, censura velada, destruição do Meio Ambiente e entrega das riquezas nacionais para exploração estrangeira, nitidamente a exploração de minérios e roubo de madeiras em terras indígenas. Um ataque aos direitos constitucionais dos brasileiros. 

Durante o evento houve a exposição fotográfica intitulada “Resistência pela Cultura” do jornalista João Carlos Barreto. Na oportunidade, também, aconteceu a entrega de um Notebook doado através da Barca das Letras para o Xavante Ronaldo, residente em Uruaçu GO. Ele recebeu o equipamento das mãos do coordenador da Barca das Letras, Jonas banhos. Ronaldo é um artista que usando seu pequeno celular fazia vídeos de animação, agora, terá o computador para trabalhar, aprimorar a arte e conquistar o seu público. 

A Roda de Conversa foi um projeto enviado por Jonas Banhos, coordenador da Barca das Letras, muito atuante, especialmente entre os povos indígenas e ribeirinhos da Amazônica, uma das regiões mais atingidas pelo novo governo. “Eu inscrevi a Barca no projeto Micro Bolsas Diálogos Democráticos. Foram 200 participantes no edital, sendo contemplados dois por região, no Centro Oeste ficou um em Goiânia e o nosso aqui em Brasília,” revelou Jonas. 

“Foi muito gratificante, eu estava otimista que o encontro seria muito bom pelo nível das pessoas presentes, mas ao final superou a minha expectativa. Pela participação e apoio do povo Karirí Xocó, dos representantes de outras etnias e convidados, foi um momento histórico. Vimos o interesse na luta pelos direitos constitucionais”. Concluiu. 

Durante os pronunciamentos o evento foi intercalado por danças e cânticos dos guerreiros Karirí Xocó, mostrando toda a beleza da sua cultura. Houve oração tradicional da etnia do cacique Álvaro Tucano e dos cânticos e danças de fé dos anfitriões. A receptividade e a descontração durante as refeições oferecidas mostraram a integração geral e o comprometimento total dos participantes. 

Para Ivanice Tanoné, uma das poucas caciques mulheres que existem no país e que tem sua aldeia dentro da capital do Brasil, “o evento foi maravilhoso com a participação de pessoas humanas e grandes apoiadores da causa. Foi o primeiro evento na aldeia com a participação da Barca das Letras e espero que aconteçam outros, foi a primeira vez que fizeram atividade com nossas crianças aqui. Foi muito bom, elas se divertiram muito”, disse Tanoné. 

“Momento muito rico para o meu povo, vieram aqui grandes lideranças e vários órgãos públicos. Agora começam a nos reconhecer”. A satisfação da Tanoné se refere a que muitos poucos brasileiros têm conhecimento que dentro de Brasília, no setor Noroeste, existe uma reserva indígena que ainda enfrenta lutas para garantir a paz e o espaço territorial que lhes foi legalmente reconhecido.
 
VEJA AS FOTOS
Por João Carlos Barreto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/