Em alguns minutos, já estava instalada a nossa Barca das Letras para chamar a atenção, dos desportistas do Eixão, para a nossa Campanha Permanente de Arrecadação de Livros, Revistas e Gibis para as crianças ribeirinhas da Amazônia amapaense e paraense. Logo no início da instalação, apareceu a voluntária Emilia Vitória, atendendo o convite que fiz pelo Facebook. Ela participou ativamente, ajudando a montar a biblioteca, a abordar as pessoas que por lá caminhavam e, sobretudo, a registrar em vários clics a re-AÇÃO das pessoas ante aquela inusitada intervenção cultural urbana cheia de araras, tucanos, chitas, barco, canoa, remo, livros & gibis, tudo tipicamente amazônico, vindos diretamente das nossas comunidades ribeirinhas.
Assim, ante o sucesso da ação, no domingo seguinte, dia 11/12, resolvemos repetir a dose e fomos lá de novo, instalar a Barca das Letras, no mesmo bat-local, embaixo das árvores, das 8h às 12h, coletando os livros, revistas, gibis, material escolar, brinquedos, os quais foram levados na nossa última mochilada cultural de 2011, que ocorreu no município paraense de Santarém Novo, nos dias 17 e 18 de dezembro, por ocasião do 10º Fest Rimbó - Festival de Carimbó. Fomos lá a convite da Irmandade de São Benedito, organizadora do evento, para levar nossas intervenções lúdicas de incentivo à leitura(de mundo) para filhos e filhas de mestres de carimbó, os quais vivenciaram, com muita alegria e encantamento, o Festival (www.festrimbo.blogspot.com/).
Todas as fotos estão disponíveis no flickr:1 - primeira intervenção da Barca das Letras no Eixão do Lazer em 4/12/2011:
https://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/sets/72157628279077247/#
2 - segunda intervenção da Barca das Letras no Eixão do Lazer em 11/12/2011:
https://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/sets/72157628414593113/
3 - Barca das Letras no X Festival de Carimbó de Santarém Novo/PA em 17 e 18/12/2011:
https://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/sets/72157628486330679/
Abraços fraternos,
Jonas Banhos
twitter @jonasbanhos
face Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br
barcadasletras@gmail.com
(61) 8167 1254












NossaCasa – O Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania nasceu em 2008, em Macapá(AP), com o objetivo de contribuir para a formação do novo cidadão. Seu foco principal é democratizar o acesso ao livro, à literatura e à leitura, sobretudo para as comunidades tradicionais/originárias da Amazônia, sejam elas ribeirinhas, de agricultores, extrativistas, quilombolas, assentados da reforma agrária, pescadores e/ou indígenas. O Movimento NossaCasa é formado por arte-educadores populares, voluntários, com origens na zona rural, que mochilam pelas comunidades montando equipamentos culturais (bibliotecas comunitárias, telecentro, cinceclube, brinquedoteca) e realizando rodas de leitura animadas, utilizando-se de diversas artes para atrair novos e velhos leitores. Mantém em Macapá a primeira biblioteca comunitária 24h, desde março 2009. Também articulam e estimulam a busca, pelas próprias comunidades, de políticas públicas culturais do Governo Federal, tais como programa biblioteca rural Arca das Letras, programa de inclusão digital Telecentros.Br, Curso de Controle Social da Controladoria Geral da União(CGU) e Editais do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Já serviram de palco para suas intervenções: pontes, centros comunitários, casas de moradores, Igrejas, paradas de ônibus, praças públicas, Feiras de Livro, Escolas, Universidades, Encontros e Conferências de Cultura e Comunicação, localizadas nos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Piauí, Ceará, Distrito Federal e Goiás. Em 2009, foram homenageados pelo Senado Federal, durante a Semana Nacional da Leitura e em 2010 foram agraciados pelo Ministério da Cultura com o prêmio Tuxaua Cultura Viva, pelo projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva – do Oiapoque ao Chuí, em execução em 2011. As atividades podem ser conferidas nos blogs http://barcadasletras.blogspot.com e no http://www.mochileirotuxaua.blogspot.com.
