quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Campanha de Arrecadação de Livros do SEBRAE-AP, nas ruas de Macapá




No mês em que se comemora o Dia Nacional da Leitura (12/10), o SEBRAE Amapá escolheu o Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania para ser o beneficiário de sua Campanha de Arrecadação de Livros. Lançada recentemente, a Campanha já está nas ruas de Macapá e se encerrará durante a Feira do Empreendedor, de 26 a 29 de outubro.





Além dos livros arrecadados, o SEBRAE Amapá fornecerá também o veículo que levará todos os livros doados pela comunidade amapaense para ser entregue na Comunidade Carmo do Macacoari, município de Itaubal, no período de 11 a 15 de novembro, durante a próxima mochilada cultural dos aRtivistas do Movimento NossaCasa.




Crianças da comunidade Carmo do Macacoari - agosto/2011


Essa ação beneficiará crianças, adolescentes, jovens e adultos de várias comunidades ribeirinhas, inclusive as mais isoladas e abandonadas do município de Itaubal, localizadas às margens dos rios Macacoari e Amazonas, já quase chegando ao Arquipélago do Bailique, durante as várias rodas de leitura que serão realizadas nos próximos meses, segundo o Coordenador do Movimento NossaCasa, Jonas Banhos.

Veja abaixo os pontos de coleta e arrecadação dos livros:


UEAP – Universidade Estadual do Amapá
YAZIGI INTERNEXUS
SEAMA
FORTALEZA – Trem e BR
Sede do SEBRAE/AP - Macapá
Sede do SEBRAE/AP - Santana



NossaCasa - O Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania nasceu em 2008, em Macapá(AP), com o objetivo de contribuir para a formação do novo cidadão. Seu foco principal é democratizar o acesso ao livro, à literatura e à leitura, sobretudo para as comunidades tradicionais/originárias da Amazônia, sejam elas ribeirinhas, de agricultores, extrativistas, quilombolas, assentados da reforma agrária, pescadores e/ou indígenas. O Movimento NossaCasa é formado por arte-educadores populares, voluntários, com origens na zona rural, que mochilam pelas comunidades montando equipamentos culturais (bibliotecas comunitárias, telecentro, cinceclube, brinquedoteca) e realizando rodas de leitura animadas, utilizando-se de diversas artes para atrair novos e velhos leitores. Mantém em Macapá a primeira biblioteca comunitária 24h, desde março 2009. Também articulam e estimulam a busca, pelas próprias comunidades, de políticas públicas culturais do Governo Federal, tais como programa biblioteca rural Arca das Letras, programa de inclusão digital Telecentros.Br, Curso de Controle Social da Controladoria Geral da União(CGU) e Editais do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Já serviram de palco para suas intervenções: pontes, centros comunitários, casas de moradores, Igrejas, paradas de ônibus, praças públicas, Feiras de Livro, Escolas, Universidades, Encontros e Conferências de Cultura e Comunicação, localizadas nos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Piauí, Ceará, Distrito Federal e Goiás. Em 2009, foram homenageados pelo Senado Federal, durante a Semana Nacional da Leitura e em 2010 foram agraciados pelo Ministério da Cultura com o prêmio Tuxaua Cultura Viva, pelo projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva - do Oiapoque ao Chuí, em execução em 2011. As atividades podem ser conferidas nos blogs  http://barcadasletras.blogspot.com e no http://www.mochileirotuxaua.blogspot.com.



Texto: Jonas Banhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/