Barca das Letras na Comunidade Sitio Canutos em Ourém/PA (2011) PARÁ OURÉM CANUTOS 330, veja o álbum completo no Flickr. de Jonas Banhos |
Inspirados nos dizeres do grande escritor da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato, que ensina que “um país se faz com homens e livros” é que os artivistas do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania distribuirão milhares de livros na zona rural de dois municípios do nordeste paraense, região Guajarina, dias 28 e 29 de abril. Além disso, promoverão diversas atividades lúdicas com o objetivo de incentivar o prazer e o amor à leitura, sobretudo, com as crianças que moram na zona rural de Ourém e Capitão Poço.
Idealizado em 2008 pelo arte-educador amapaense Jonas Banhos, o Movimento
NossaCasa de Cultura e Cidadania vem tentando contribuir para a formação do
novo cidadão vivente às margens dos rios, lagos e igarapés amazônicos,
garantindo o acesso ao livro, à leitura e à literatura a moradores de
comunidades tradicionais/originárias. Nestes quatro anos de caminhada, já foram
distribuídos, gratuitamente, por meio da
Biblioteca Itinerante Barca das Letras, mais de 30 (trinta) mil livros e
realizadas diversas ações culturais em centenas de comunidades dos Estados do
Amapá, Pará e Roraima.
Os livros sempre são arrecadados em campanhas permanentes mobilizadas
pelas redes sociais, em eventos culturais promovidos por parceiros do Movimento
NossaCasa e em intervenções urbanas realizadas uma vez por mês em Brasília. Nesta
mochilada cultural, em território paraense, a expectativa é que sejam doados mais de 5 mil livros (literatura
infantil, gibis, literatura para jovens e adultos, revistas) os quais vêm sendo arrecadados, em Belém, pelo escritor Claudio Cardoso, pelo Coletivo Zona Cultural,
por uma Faculdade e por doadores diversos de Brasília.
Trupe Cultura Viva na Comunidade São Tomé Rio Macacoari(AP) - fevereiro/2012 |
Toda a ação é feita por voluntários amantes da leitura(arte-educadores, escritores, músicos, ativistas culturais) que juntos e misturados utilizam de suas artes diversas para aproximar o livro do cotiadiano das crianças da zona rural. Desta ação, até o momento,confirmaram presença: o ativista cultural, de Ourém, Arlindo Matos (Fundação Cultural de Artes e Esportes "Mundico & Manôla - Funcartemm); de Belém, os poetas e escritores Claudio Cardoso, Apolo de Caratateua e Heliana Barriga, os arte-educadores Erivelton Araújo e Kate Titan (Projeto Boi Ourube/Coletivo Zona Cultural); de Brasília, Nayla Reis(Projeto Eu Sou Comunidade Consciente); e do Amapá (atualmente morando em Brasília), Jonas Banhos(Movimento NossaCasa), ganhador do Prêmio Tuxaua Cultura Viva, concedido em 2010 pelo Ministério da Cultura, pelo projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva – Do Oiapoque ao Chuí, o qual vem permitindo expandir as ações culturais para o Piauí, Ceará, Distrito Federal e Goiás.
Para conhecer mais o Movimento NossaCasa acesse barcadasletras.blogspot.com ou mochileirotuxaua.blogspot.com. E quem quiser doar livros ou juntar-se à Trupe Cultura Viva de voluntários, entre em contato com Claudio Cardoso (91- 8882-2908.) ou Jonas Banhos (61 - 8167 1254).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.
Boas leituras!!!
Abraços fraternos,
Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/