sábado, 28 de abril de 2012

Projeto Barca das Letras leva educação, cultura e cidadania para comunidades de todo o País



Projeto Barca das Letras entregando na comunidade Serra da Mesa em Uruaçu-Goiás
Estimular a literatura e a educação através da arte em comunidades tradicionais de todo o Brasil, essa é a missão do projeto Barca das Letras, uma biblioteca itinerante que distribui livros, revistas, brinquedos e materiais escolares arrecadados em campanhas realizadas de forma permanente em várias cidades brasileiras, inclusive em Belém.
O projeto que existe desde 2008 visita comunidades afastadas dos grandes centros urbanos, que estão fora do circuito cultural e até mesmo da rede de atendimento básico. Tudo é feito por voluntários que promovem campanhas nas capitais para arrecadar o material que será posteriormente doado durante as ações.
De acordo com o voluntário e coordenador do projeto no Pará, Cláudio Cardoso, não basta levar os livros e entregá-los é preciso muito mais. “Procuramos sempre que possível realizar oficinas para adultos e crianças nas comunidades que visitamos. Na próxima visita que vamos realizar, no município de Ourém no Pará, vamos promover uma oficina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), além de um sarau para mostrar às pessoas a literatura oral”, ressaltou Cláudio.
Em todas as visitas que realizam os arte educadores do Barca das Letras fazem atividades com as crianças para estimular neles o hábito e o prazer da leitura. O material arrecadado nas campanhas são doados nas comunidades e as pessoas que recebem os livros e revistas são orientados para depois de ler trocarem com seus vizinhos, fazendo um rodízio de livros.
Em algumas localidades do Amapá o projeto implantou bibliotecas que são geridas por pessoas da própria comunidade. Já são 13 bibliotecas montadas pelo Barca das Letras no Estado.
Normalmente cada ação conta com a participação de cinco a dez voluntários, dependendo da disponibilidade de cada um e da proximidade com o local onde a visita será realizada.
Para realizar todas as etapas o projeto depende da ajuda de parceiros, desde a doação de livros, revistas, brinquedos, material escolar, passando por ajuda com estadia, alimentação, transporte para as localidades que são sempre bastante afastadas e materiais de divulgação das ações como banners, camisas e faixas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/