terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Barca das Letras mais uma vez divertindo as crianças do Rio Mendaruçu de Cima(Cametá/PA)










Pelo segundo ano consecutivo a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras aportou às margens do Rio Mendaruçu de Cima, em Cametá(PA), para alegrar a criançada ribeirinha no mundo mágico da leitura, no dia 16/12/2013. E muitas atenderam a mobilização feita dois dias antes, de casa em casa, pelos arte-educadores populares, o poeta e cordelista do rio Mendaruçu, o Francisco Mendes e o palhaço Ribeirinho, personagem do idealizador e cuidador geral da Barca das Letras, o Jonas Banhos.

A brincadeira estava programada para começar às 8h30, mas as crianças começaram a chegar, juntamente com suas famílias às 7h30, em suas canoas a remo e/ou em suas rabetas motorizadas. Todos vinham ansiosos para novamente brincar de ler na nossa Barca das Letras!!! E todos se divertiram a valer com a leitura dos diversos livros infantis e gibis; pintação do sete e das caras; cantigas de roda; leituras e advinhas na rádia megafônica NossaCasa; cineminha animado com pipoca e guaraná; montagem, arrumação e desmontagem da biblioteca Barca das Letras. Ao final, todos levaram para casa, pelo menos, um brinquedo e um livro, distribuidos gratuitamente, os quais foram frutos de doações de moradores de Belém(PA), Cametá(PA) e Brasília(DF). A brincadeira terminou às 17 horas, deixando muitas saudades para todos e a certeza de que em 2014 teremos mais uma Barca das Letras no rio Mendaruçu de Cima!!!




























Os organizadores da Festa Literária Infantil no Rio Mendaruçu de Cima

Sim, ninguém é uma ilha, já diz o ditado! Nós, que fazemos a Biblioteca Itinerante Barca das Letras - NossaCasa de Cultura e Cidadania circular pelas comunidades ribeirinhas da Amazônia sabemos, aprendemos e vivenciamos muito isso nestes cinco anos de trabalho voluntário com a criançada ribeirinha!!!
É que fazer cultura viva comunitária na Amazônia mais ribeirinha, mais distante, mais isolada geograficamente, quase sem comunicação e, principalmente, bastante esquecida pelos tais "podres poderes públicos", não é uma tarefa das mais fáceis.... Sempre é preciso mobilizar muitas pessoas especiais, simples, prestativas, atenciosas, viventes e conhecedoras das beiras dos rios, da cultura ribeirinha. Todas, também fazedoras de cultura(ainda que não re-conhecidas, por muitos), cada uma do seu jeito, no seu tempo e ritmo. 

Quase toda a trupe reunida às margens do Rio Mendaruçu de Cima

É com estas pessoas bastante especiais, que aprendemos a fazer "cultura viva comunitária ribeirinha". Delas, sempre estamos ouvindo(antes, durante e depois de qualquer intervenção cultural em uma comunidade ribeirinha) verbos como: carregar, remar, arrumar, pilotar, montar, limpar, cozinhar, desmontar, capinar, pescar, coletar, lavar, levar, comunicar, avisar, armar, arrumar, pelar, desencalhar, consertar, trocar, doar, abraçar, cuidar, subir e descer(barcos, pontes, ônibus), acender(candeeiro), ligar(motor de luz), instalar(tomadas), pendurar... São simplesmente incansáveis, inesgotáveis fontes inspiradoras, cada uma...





Aqui registro minha mais sincera homenagem, meu mais generoso agradecimento, a todos que nos ajudaram a levar mais uma vez a Barca das Letras até o belo rio Mendaruçu de Cima em Cametá(Pará), de 13 a 16/12/2013. A toda família do nosso poeta e cordelista Francisco Mendes(Seu José Mendes, dona Tereza, Deise e sua mamãe e Clarinha, Oligário, Seu Antonio), que não poupou esforços para organizar tudo e dar vida à esta linda festa literária infantil no meio da floresta. Aos moradores do rio Mendaruçu, nossos pilotos queridos Enilton, João e Karlinho que nos guiaram tão perfeitamente, entre maresias, botos e piraras. E todos que ajudaram a fazer e servir a alimentação para todas as amadas crianças, além de ajudar nas brincadeiras!!!Ao mestre Neco Dias, do cordão dos Linguarudo lá do Rio Santana, por ter compartilhado seus ricos saberes culturais!!!




Amamos muito,
muito fomos amados,
pelas nossas crianças ribeirinhas e,
claro, por todos vocês!!!




Valeu todo o esforço meu povo amado!
E que a liberdade sempre continue abrindo as asas sobre todos nós!!!
"E que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz!"

E viva a cultura viva comunitária ribeirinnha!!!!

Todas as fotos estão disponíveis no nosso álbum no flickr:



Abraços fraternos,


do palhaço Ribeirinho,

Jonas Banhos
www.barcadasletras.blospot.com.br
barcadasletras@gmail.com
(61) 8167 1254 (para doações)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/