terça-feira, 12 de agosto de 2014

Semana da Leitura Kiriri com a Barca das Letras na Aldeia Cajazeira(Banzaê/Bahia)



A chegada da Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras à Terra Indígena Kiriri(Banzaê/Bahia) sempre é regada à muita alegria, solidariedade e amorosidade. O re-encontro também é o início do reencanto, junto às amadas crianças Kiriri, aos amigos educadores Kiriri, à família-anfitriã de Dernival Dos Santos Kiriri(Dona Lúcia, Seu Tito, Ivan, Balá, Fia e toda sua família linda e muitos mais), viventes na Aldeia Cajazeira.






Tudo (e todos) para os educadores da Biblioteca Itinerante Infantil Barca Das Letras é um aprendizado na rica e diversa cultura Kiriri. Em que pese os voluntários da Barca das Letras levarem um pouco de cultura/leituras em suas mochilas para compartilhar, é fato que a bagagem cultural dos voluntários sempre voltam mais cheias de muitos novos saberes, sabores, fazeres, histórias, culturas, leituras e afetos de um povo simples e encantador, que tem muito a (nos) dizer e a (nos) ensinar.

E foi com esse espírito (de) humilde aprendiz que a Barca das Letras aportou do dia 6 até a manhã de 12 de agosto de 2014 nas Terras Kiriri com os voluntários Edna Prado(Banzaê/BA), Edgar Borges(Coletivo Arteliteratura Caimbé de Roraima) e o amapaense Jonas Banhos(Coordenador e idealizador da Barca das Letras). Com muita amorosidade no coração, prazer e alegria, promovendo e participando de diversas atividades lúdicas e arte-educativas-ambientais de incentivo prazeroso da leitura, com intervenções nas Aldeias Cajazeira, Segredo, Baixa Cangalha e Baixa do Jua, durante a Semana da Leitura Kiriri, organizado pelos educadores indígenas dessas Aldeias! 










No dia 7 de agosto aconteceu a primeira intervenção lúdica da Barca das Letras no Colégio Estadual Índio Feliz, na Aldeia Cajazeira. Foram momentos de leituras, brincadeiras tradicionais, fotopoemas de Zanny Adairalba e Edgar Borges pelas paredes, pintação de sete, contação de histórias dos livros, montagem/desmontagem da Barca das Letras, registros fotográficos pelas próprias crianças Kiriri, exibição de filmes animados das fitas VHS que foram doadas, doação de livros para a biblioteca escolar Kiriri, animação para o mundo mágico da leitura com o palhaço RIbeirinho, minioficina para montagem do blog http://kiriricantagalo.blogspot.com.br/, do flickr KiririCantagalo do twitter @kiriricantagalo. O frio e a chuva foram vencidos pelas alegrias das crianças e dos educadores de estarem todos bem juntos e misturados, fazendo cultura viva comunitária.









  Esta mochilada contou, mais uma vez, com o sempre especial apoio:
- do Dernival dos Santos Kiriri e de sua família; 
- dos educadores indígenas do Colégio Estadual Indígena Índio Feliz;
- do Grupo de Jovens Indígenas Kiriri(coordenado por José do Carmo e Dernival dos Santos);
- das lideranças do Povo Kiriri Canta Galo, o cacique Manoel e o Conselheiro José.



 A todos os Kiriri nossa mais terna gratidão!

Nossa gratidão também aos doadores de livros/gibis/material escolar/brinquedos em Brasília(Eixão do Lazer e entregas em domicílio) e, também, aos doadores que enviaram pelos Correios lá de Santa Maria Madalena/RJ.

Somos gratos, ainda, aos nossos queridos InvestidoRe$ Sociais da Barca das Letras(Roberta Fraga e Carolina Picanço) por ajudarem, com suas contribuições mensais, nas despesas desta mochilada.

Todas as fotos podem ser vistas em:

https://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/sets/72157645949758560/


Nossos contatos:
http://barcadasletras.blogspot.com.br
barcadasletras@gmail.com
(61) 8167 1254 - Jonas Banhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/