terça-feira, 9 de setembro de 2014

Venha doar livros para a Barca das Letras neste domingo no Eixão do Lazer - Brasília/DF


Domingo(14/9) é dia de praticar a solidariedade cultural em Brasília/DF. A Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras estará novamente no Eixão do Lazer(107/108 - Asa Norte) de 8h30 às 12h recebendo doações de livros infantis, gibis, livros de literatura/poesia para jovens e adultos, brinquedos, material escolar, músicas e filmes infantis.

Todas as doações serão levadas nas próximas intervenções lúdicas de incentivo à leitura por comunidades tradicionais/originárias da Amazônia, de setembro a dezembro.

Serviço:
Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras
Eixão do Lazer, altura da 107/8 norte
Domingo(14/9) de 8h30h às 12h
Contatos para doação:
(61) 8167 1254 - Jonas Banhos
barcadasletras@gmail.com
http://barcadasletras.blogspot.com.br
Facebook Barca das Letras




A Barca das Letras
A Barca das Letras é uma biblioteca itinerante infantil comunitária que nasceu no Amapá em abril/2008, idealizada por Jonas Banhos, arte-educador voluntário com origens na comunidade Quilombola Conceição do Macacoari(AP). Comandada e animada pelo palhaço Ribeirinho e seus ajudantes-voluntários, a biblioteca navega por comunidades ribeirinhas da  Amazônia ao Chuí, distribuindo leituras, livros, gibis, revistas, brinquedos, material escolar, alegrias, brincadeiras e poesias para as crianças viventes às margens do Rio Amazonas e seus afluentes, pelos sertões nordestino e do Planalto Central e pelas serras do Sul e Sudeste. 

A Biblioteca Barca das Letras vive de doações e gentilezas de moradores de Brasília, Belém e Macapá, onde há voluntários que recebem a coleta.  Realiza uma intervenção mensal no Eixão do Lazer(107/108 Asa Norte) em Brasília para coletar as doações dos moradores da cidade. Também recebe doações pelos Correios(Caixa Postal 785 Brasília/DF Cep: 71.510-970) de pessoas especiais de todo o Brasil e até do exterior. E quem puder e quiser, também pode ajudar financeiramente, tornando-se um Investidor Social mensal ou em parcela única(http://barcadasletras.blogspot.com.br/2014/07/seja-um-investidor-social-da-barca-das.html). 

Nestes seis anos de trabalho voluntário, já foram realizadas mais de cem intervenções literárias em comunidades tradicionais/originárias localizadas às margens dos rios de Unidades de Conservação da Natureza(e entorno), quilombos, aldeias indígenas, comunidades de pescadores/agroextrativistas, beneficiando milhares de crianças. A Barca das Letras também sempre participa de eventos culturais, sociais e educacionais pelo Brasil, mostrando um pouco da cultura ribeirinha amazônica e lutando por políticas públicas culturais para as comunidades tradicionais/originárias. Já navegou pelos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e, também, em La Paz(Bolívia). Em 2009 a Barca das Letras foi homenageada no Senado Federal durante a Semana Nacional da Leitura. Em 2010 foi contemplada com o Prêmio Tuxaua Cultura Viva do Ministério da Cultura. Em 2011 ganhou o Prêmio Mestre Selé da Irmandade de Carimbó São Benedito(Santarém Novo/Pará). Em 2013 foi um dos cinco projetos do Amapá indicados ao Prêmio ANU da Central Única das Favelas(CUFA). 

Assista a entrevista com o idealizador da Barca das Letras, o amapaense Jonas Banhos, no programa Cidadania da TV Senado:







Nossos contatos:
(61) 8167 1254 - Jonas Banhos
barcadasletras@gmail.com
http://barcadasletras.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/