quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Barca das Letras leva leitura e alegria à Terra Indígena Truaru(Roraima)

BARCA 

 
A Biblioteca Itinerante Barca das Letras aportou nesta semana na comunidade Truaru, das etnias etnia Macuxi e Wapichana, a 60 km de Boa Vista, na Terra Indígena Barata e Livramento. O arte-educador amapaense Jonas Banhos levou 160 livros, revistas e gibis arrecadados nas intervenções urbanas da Barca das Letras em Brasília e também na XX Feira de Ciências de Roraima. Para saber mais das aventuras literária da Barca, acessa www.barcadasletras.blogspot.com.br. Foto: Jonas Banhos.

CENAS LITERÁRIAS II
 
Em outra intervenção da Barca das Letras, desta vez na comunidade indígena Truaru, professora reflete sobre os contos de meu livro Sem Grandes Delongas. Foto: Jonas Banhos.






A Biblioteca Itinerante Barca das Letras aportou nesta terça-feira (23) na Terra Indígena Truaru, das etnias Macuxi e Wapichana, localizada a 60 km de Boa Vista, Roraima. Com o objetivo de democratizar o acesso ao livro, à literatura e à leitura prazerosa, as crianças da comunidade receberam, gratuitamente, com muita alegria, 160 livros, revistas e gibis arrecadados nas intervenções urbanas da Barca das Letras em Brasília e também na Feira de Ciências de Roraima, no último sábado (20), no Parque Anauá, em Boa Vista.

As várias artividades lúdicas aconteceram no Centro Comunitário e contou com a presença empolgada dos estudantes/professores/funcionários dos três turnos da Escola Indígena Rosa Nascimento. Todos participaram bastante da:


 contação de histórias

 roda de leitura e poesia

art&reciclagem

leitura na "Rádia Megafônica NossaCasa Amazônia Livre"(animada pelo Palhaço Ribeirinho)

brincadeiras educativas

Pintação do sete e da cara

cinema animado

diálogos com as lideranças locais sobre o recém divulgado Edital Prêmio Culturas Indígenas do Ministério da Cultura.

A Barca das Letras é uma ação do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania, idealizada em 2008 pelo arte-educador amapaense Jonas Banhos, que estimula o prazer da leitura em comunidades originárias/tradicionais da Amazônia ao Chuí. É a segunda vez que a Barca das Letras vem a Roraima, e, desta vez, contou com apoio cultural dos recursos do Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2010, concedido pelo Ministério da Cultura, e, ainda, com importantes parceiros locais, como o Coletivo Arteliteratura Caimbé(Edgar Borges), a Universidade Estadual de Roraima(Ivanize Rizatti), a SODIURR - Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima(Lupedro Abel) e do professor Mario Belarmino(Diretor da Escola Indígena Rosa Nascimento).

As fotos estão disponíveis no facebook e flickr:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.453065098073083.101284.100001087898897&type=1

Barca das Letras na Comunidade Indígena Truaru(Roraima), um álbum no Flickr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/