segunda-feira, 7 de julho de 2014

Copa da Leitura e da Alegria com a Barca das Letras na Comunidade São José do Igarapé Vilar(Abaetetuba/PA)



Finalizando a Copa das Leitura e da Alegria pelas comunidades ribeirinhas, aconteceu no dia 6 de julho de 2014 a brincadeira da Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras na comunidade São José do Igarapé Vilar, distante uma hora e meia, aproximadamente, de barco(rabeta), da sede do município de Abaetetuba(PA). Participaram desta ação os voluntários da Barca das Letras(Erivelton Araújo, Jonas Banhos, Kate Titan, Seu Sérgio e Yan Belém) e os parceiros/articuladores locais, o Romildes Ró da Comissão Pastoral da Terra e o Divino Rogério, do Movimento dos Ribeirinhos e Ribeirinhas das Ilhas e Várzeas de Abaetetuba - MORIVA.

No caminho, entre rios, baías, igarapés, maresias e pés de açais, nosso querido Romildes Ró compartilhou seus saberes e suas lutas em busca da melhoria da qualidade de vida dos povos ribeirinhos de Abaetetuba, numa bela aula à bordo da embarcação(rabeta) guiada por ele, a "Ribeirinha":



Aproximadamente sessenta crianças e mais seus pais esperavam ansiosos a chegada da Copa da Leitura e da Alegria com a Barca das Letras à Comunidade São José do Igarapé Vilar, Algumas crianças já nos aguardavam, com olhinhos brilhantes e sorrisos largos, na ponta do porto da comunidade e nos ajudaram a desembarcar todas as mochilas culturais, para logo em seguida começarmos, todos juntos e misturados e do jeitinho de cada um, a montar a Biblioteca Barca das Letras no "barracão" da comunidade. Em seguida, os tão esperados livros, gibis, cordéis foram sendo retirados das mochilas, espalhados, disponibilizados a todos os presentes, seja nos "rios coloridos" ou no varal, para ficarem ao alcance de todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos.























































Depois das muitas leituras, recitações de poesias e contações de histórias dos livros e gibis, também aconteceram diversas brincadeiras tradicionais pelo terreiro; pinturas em papel, papelão, tecidos; piscina da leitura; oficina de câmera obscura com Yan Belém; cirandas de roda; rodas de pipoca; lanche e almoço comunitário; rodas de conversas; trocas solidárias de afetos e saberes entre os presentes; futebol dos palhacinhos ribeirinhos; cinema animado; distribuição gratuita de livros e gibis; montagem/desmontagem coletiva da Barca das Letras.















Assista um belo vídeo gravado pelo voluntário Erivelton Araújo durante as brincadeiras tradicionais com a criançada, que assim descreveu em sua conta do facebook:

"Muita brincadeira e alegria na comunidade São José (Ilhas de Abetetuba). Brincar, sorrir e educar um rio de emoções!!!!"

https://www.facebook.com/photo.php?v=10203289819639815


Como ninguém consegue fazer nada sozinho, esta encantadora ação na comunidade São José do Igarapé Vilar só foi possível graças ao esforço coletivo-comunitários de muitas pessoas especiais e movimentos sociais/culturais organicamente vivos. Então, nossa gratidão + (e)terna:

Da esquerda para a direita: Yan Belém, Jonas Banhos,
Divino Rogério, Erivelton Araújo, Kate Titan, Romildes Ro, Seu Sérgio e Iza
1. às amadas crianças, seus papais que vieram, de perto ou mais longe, brincar de ler na Barca das Letras;
2. à liderança da comunidade, o Michael, pela mobilização, apoio logístico e acolhida amorosa e participativa;
3. ao Divino Rogério, vice-Coordenador do Movimento dos Ribeirinhos e Ribeirinhas das Ilhas e Várzeas de Abaetetuba(MORIVA), por todo o apoio, alegria e envolvimento no incentivo à leitura;
4. ao querido Romildes Ró(e seus familiares), coordenador da Comissão Pastoral da Terra - Região Guajarina, pelo convite, pela articulação, pela mobilização, pela acolhida amorosa dos voluntários em sua casa-barco Panacarica, por nos guiar com segurança pelos rios de Abaetetuba, por compartilhar com generosidade seus saberes, sua cultura ribeirinha, sua energia positiva;
5. ao projeto arte-educação Troca de Saberes, coordenado pelos queridos parceiros e amigos Erivelton Araújo e Kate Titan, pelo fundamental apoio logístico em Belém, pela arrecadação de livros, pelo transporte de Belém até Abaetetuba;
7. aos voluntários da Barca das Letras que participaram de mais esta ação, que compartilharam com alegria e amorosidade suas artes, seus saberes, seus fazeres, suas alegrias, suas solidariedades mais fraternas: Kate Titan, Erivelton Araújo, Yan Belém(Oficina de Câmera Obscura), Seu Sérgio(Comissão Pastoral da Saúde - Bairro Satélite/Belém);
8. aos nossos doadores de livros, gibis, passagens aéreas, frete dos livros viventes em Brasília e Belém.
Voltaremos com a Barca das Letras para as Ilhas e Várzeas de Abaetetuba na segunda quinzena de novembro/2014, com o apoio local do MORIVA e da CPT Região Guajarina.

Todas as fotos estão disponíveis em nosso flickr:

https://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/sets/72157645722205655/

Esta foi a 42ª intervenção urbana/rural da Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras neste ano de 2014.

Té lá amigos fraternos,
boas leituras de mundo,
abraços fraternos,
do palhaço Ribeirinho,




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/