quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dia Nacional do Escritor é comemorado em Macapá(AP) pelo Movimento Poesia na Boca da Noite

Fotos: Rita de Cacia e Jonas Banhos
 
 

A manhã super ensolarada, com ventos leves vindos do Rio Amazonas, sombras generosas de mangueiras sexagenárias, muitas flores de todas as cores por todos lados,  formou o perfeito cenário para reunir, por algumas agradáveis horas,  hoje na Praça Veiga Cabral, bem no centro de Macapá(AP), várias pessoas para celebrar o Dia Nacional do Escritor. O evento literário foi promovido pelo Movimento Poesia na Boca das Noite e contou com o apoio cultural da Fundação Municipal de Cultura de Macapá(Fumcult), e, teve a presença do Grupo Eureca(AP), da Cia Circunstância de Teatro (MG) e da nossa Biblioteca Itinerante Barca das Letras(AP)!!!


Desde 13 de janeiro de 2011 o Movimento Poesia na Boca da Noite vem reunindo toda sexta-feira os amantes da poesia em praças, escolas, calçadas e até hospitais de Macapá. Gente de todas as idades, religiões, profissões, participa dos eventos semanais. Em comum, o gosto pela poesia, pela leitura. Durante duas horas de intervenções poéticas, não se vê formalidade, nem coordenadores,


caracterizando o teor libertário do Movimento. O local é divulgado durante a semana no blog da jornalista e poeta Alcinea Cavalcante (www.alcinea.com), idealizadora do Movimento, juntamente com os poetas Osvaldo Simões, Rostan Martins e Glória Araújo, os quais formaram a primeira roda de poesia, na casa de Alcinea.
No evento de hoje, foram duas as excepcionalidades: o dia da semana(5ª feira) e o horário(manhã). Ambos, em nada afetaram a presença dos amantes das letras: muitas crianças, poetas, blogueiros, facebookeiros, twiteiros, leitores em geral e de todas as idades, trabalhadores dos comércios locais, transeuntes, taxistas, fazedores de cultura viva comunitária, que, todos juntos e misturados, de forma alegre, amorosa e colorida, ocuparam a praça com livros, leituras vivas; poesias nas árvores, pelo chão, em varais, nas falas e nas artitudes dos artistas, poetas, palhaços, grupos de teatro.



 




 Assim, das 8h às 11h a Praça foi enfeitada com origamis, papagaios(pipas), barcas e peixes de papel com poesias, trechos de livros, poesias e biografias de grandes escritores; doação e troca de livros; distribuição de minis livros; rodas de leitura; declamação de poesia por adultos e crianças; apresentações de espetáculos teatrais-circenses e um gostoso café da manhã.
 


 
 


Ao final, estampado nos olhares brilhantes, nos largos sorrisos, nos fortes aplausos, nos gestos amorosos de afeto, cuidado e solidariedade entre todos os presentes, a certeza de que a leitura é fundamental, nos une e nos torna mais humanos. Então, uma só conclusão: todos os participantes estão de parabéns por esta bela intervenção poética em praça pública!!! 
 

 

E viva nossos escritores e todos os leitores de Macapá e do Brasil!!!
 
Abraços fraternos,
 
Jonas Banhos
Cuidador da Barca das Letras
(61) 8167 1254 (para doações)

P.S.: Leia mais matérias sobre esse belo dia em :
 http://www.alcinea.com/cultura/o-dia-do-escritor-na-praca
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/