sábado, 22 de março de 2014

Barca das Letras na Comunidade Carmo do Macacoari(Itaubal/Amapá): 7 a 9/03/2014

Leituras, brincadeiras, cuidado com a natureza e muitas alegrias e afetos.



A Biblioteca Itinerante Infantil Barca Das Letras esteve mais uma vez incentivando de forma lúdica e amorosa a leitura na comunidade Carmo do Macacoari, localizada à beira do rio Macacoari, no município de Itaubal, distante 120 km da capital do Amapá, Macapá, dias 7 a 9 de março de 2014. A viagem foi feita de na Van do Oton Machado, que faz o transporte regular para a comunidade, de segunda-feira a sábado. A estrada é metade asfaltada, a outra metade de piçarra com muito buraco e muita água dentro deles, em razão da época chuvosa atual. A viagem começou às 13h, quando fomos embarcados na sede da nossa Biblioteca Comunitária Barca das Letras, localizada no bairro do Laguinho, em Macapá(AP), terminando por volta das 17h, quando fomos deixados na casa do mestre Seu Zé Picanço e da voluntária Raimunda Trindade, articuladores locais da Barca das Letras na comunidade Carmo do Macacoari. 





A brincadeira começou logo à noite, por volta das 19h30, quando as crianças puderam assistir o "cineminha animado", com filmes da Turma da Mônica, para abrir o apetite dos nossos leitores-brincantes. Elas montam o cineminha, elas assistem e se divertem.
 







Nos dois dias seguintes, uma turma grande de crianças(bem maior do que a da noite anterior, já que a notícia da chegada da Barca das Letras já se espalhou pela comunidade, de aproximadamente, mil habitantes) foi-nos buscar na casa do Seu Zé Picanço, aonde fomos generosamente acolhidos, para começarmos as brincadeiras com as palavras, com as artes e brinquedos.








 
E ao chegar ao nosso espaço, à NossaCasa de Cultura e Cidadania, localizada na rua principal da comunidade, bem ao lado da Igreja de São Sebastião e quase em frente à Escola Ana Claudina Picanço, lá já nos esperava uma linda mariposa, que por lá ficou até que alçou vôos maiores. Falando em vôos, a criançada animada, não poupou energia, afeto e alegria. Com elas, brincamos todos de ler e de pintar o sete de diversas formas com mais de três dezenas de crianças, durante a manhã, a tarde e a noite dos dois dias seguintes. Ao final, todas as crianças ganharam livros, gibis, brinquedos e muito afeto dos arte-educadores voluntários, o palhaço Ribeirinho(Jonas Banhos) e da tia Rita de Cácia.





 



 
 





 


 

 


 




 




 



 


 
 
 
 






 
Gratidão é um sentimento que se aprende(ou deveria se aprender) desde cedo, cedinho... Nossas crianças ribeirinhas que sempre vêm brincar na Biblioteca Itinerante Infantil Barca Das Letras sabem exatamente de onde vêm tantas encantarias coloridas, que lhes alegram, mesmo depois que partimos para outros portos de cultura viva comunitária.

Nossas crianças do  Carmo do Macacoari foram beneficiadas com as muitas doações vindas de Brasília, do projeto Magia sem fronteiras da Holanda e de Macapá. E depois de lerem muitos livros e gibis e brincar com os brinquedos diversos, puderam escolher, em grandes ou pequenas rodas, o que cada uma, queria levar para suas casas, na beira do rio Macacoari. E todas agradeceram oralmente e com um forte abraço fraterno ao palhaço Ribeirinho. E algumas delas, fizeram questão de demonstrar sua gratidão por meio de palavras escritas em cartas ou desenhos em papel ou nas paredes do prédio onde funciona o nosso espaço cultural onde já montamos a biblioteca e o telecentro da comunidade, a NossaCasa de Cultura e Cidadania do Carmo do Macacoari.




 

Nossa (e)terna gratidão às amadas crianças que vieram brincar com muita alegria.
Gratidão ao mestre Seu Zé Picanço/Raimunda Trindade e família pela acolhida.


Agradecemos a todos os doadores da Barca das Letras de janeiro a início de março de 2014, seja em Brasília, Macapá ou que enviaram pelos Correios suas doações, inclusive, de outro país, a Holanda, com o Projeto Magia Sem Fronteiras(https://www.facebook.com/pages/Magia-sem-fronteiras/167100863442744) ou que nos ligaram para entregar em domicílio, como o Grupo do Xuxa - Associação Rodrigo Lima Cruz(https://www.facebook.com/GrupoDoXuxa) em Brasília; e todos que direta, ou indiretamente contribuíram para mais essa  mochilada cultural encantadora, seja pilotando, carregando, contando, pintando, descarregando, coletando, cozinhando, colhendo, pescando, caçando, extraindo, limpando, cuidando, trocando, acolhendo, compartilhando, mobilizando. Sem vocês, essa teia fraterna, seria impossível chegar e realizar qualquer ação cultural em cada uma das comunidades vivenciadas na Amazônia ribeirinha amapaense!!!

Respondendo à principal pergunta das crianças "- tio, quando o senhor volta?": Crianças, em junho retornaremos com mais encantarias e alegrias. E vamos fazer muita cultura viva, vamos repintar toda a NossaCasa de Cultura e Cidadania durante a Copa do Mundo!!! Combinado?! 

Então, no amanhecer do dia 10/03(segunda-feira), chegou a hora da nossa partida. Carregar todas nossas mochilas cheias de livros, gibis, brinquedos, decoração, figurino até o barco que nos levaria até nosso próximo porto de cultura, em nossa rica e diversa viagem pelo mundo mágico da leitura ribeirinha. Fomos ao encontro das crianças que vivem na comunidade São Tomé, à margem esquerda do esplendoroso rio Macacoari, há mais ou menos, duas horas de distância do Carmo do Macacoari. Então, seguimos, com fé em Deus, nos deuses, nos nossos santos, orixás e ancestrais, e, com muita alegria no coração, aos cuidados do mestre Seu Zé Picanço, nosso comandante e piloto da Barca das Letras naquela etapa.





Viva a leitura viva comunitária!!!

Todas as fotos estão disponíveis em nosso álbum do flickr:

http://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/sets/72157642071517504/


abraços fraternos,


Jonas Banhos
www.barcadasletras.blogspot.com.br
(61) 8167 1254(para doações)
barcadasletras@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/