quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

No clima solidário do Natal, todos podem doar cultura para quem precisa

No clima solidário do Natal, todos podem doar cultura para quem precisa
Clara Camarano
clara.camarano@jornaldebrasilia.com.br


O que vale é a intenção, a boa ação e a democratização do acesso à cultura. Artistas, produtores ou simplesmente voluntários se propõem muitas vezes a tirar dinheiro do próprio  bolso para estimular a inclusão social e cultural de comunidades carentes, desprovidas  de arte. Com garra, força e persistência, esses incentivadores realizam projetos culturais  humanitários e não buscam retorno financeiro. O que querem é fazer o bem.
São muitas as louváveis iniciativas solidárias na capital federal. Elas inspiram principalmente quando é chegado o fim do ano,  no Natal – um momento de confraternização e solidariedade.
Em clima natalino, o Viva listou alguns projetos que se destacam em Brasília por incentivar  o acesso à leitura, à dança, ao teatro e a todas as formas de arte. A ideia é apresentar aos  leitores algumas dessas ações e, quem sabe, inspirar novos voluntários.

Professores e artistas se unem nessa ação para o bem, para educar de forma sensível e acessível. As iniciativas e projetos  são diversos e os voluntários também.

Literatura que viaja para longe
Comunidades ribeirinhas e indígenas que vivem sem contato com cultura e não têm acesso a livros,  teatro e arte agora ganharam uma luz. Amapaense radicado em Brasília há 15 anos, o educador Jonas Banhos criou um projeto voluntário para favorecer justamente aqueles que vivem fora dos centros urbanos. Idealizada em 2008, a Biblioteca Itinerante Infantil Barca  das Letras busca doações de livros infantis, gibis, poesias, ficções e contos. As obras são levadas  mensalmente para o interior da Amazônia, Roraima, Pará, Tocantins, e tantos outros locais isolados. A arrecadação também é mensal, sempre no último domingo do mês,  e realizada em um evento capaz de parar o Eixão Norte com a ação que inspira e chama a  atenção daqueles que passam para fazer uma caminhada na altura da 107/108 Norte. E quem organiza, não ganha por isso. Aliás, ganha o brilho nos olhos de agradecimento dos  habitantes dessas comunidades. “Fico imensamente satisfeito quando chego nas tribos e as crianças e pais agradecem.  Estamos com essa ação em específico no Eixão desde 2011. E a população de Brasília é  fantástica. Contribui mesmo. Afinal, já arrecadamos mais de 60 mil livros no decorrer desses  anos. O agradecimento fica para todos”, destaca satisfeito o idealizador Jonas Banhos. A próxima ação já tem data marcada. Será realizada no domingo,  14 de dezembro. Mas  para quem quiser contribuir sem ter que sair de casa, não tem problema. Jonas faz questão de  buscar no local. Basta entrar em contato com ele pelo telefone: 8167-1254.

Leia mais em:
http://www.jornaldebrasilia.com.br/viva/viva/589416/no-clima-solidario-do-natal-todos-podem-doar-cultura-para-quem-precisa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/