terça-feira, 2 de junho de 2015

Barca das Letras, da alegria, do voluntariado e do amor na Comunidade Sítio Santo Antônio(Capitão Poço/PA)

No domingão(24/05) foi a vez das crianças viventes na Comunidade Sítio Santo Antônio, nas proximidades do Rio Guamá, localizada no município de Capitão Poço, distante 210 km de Belém(PA), por estrada de asfalto e chão batido, receberem com muito entusiasmo, amorosidade e sorrisos largos e coloridos os voluntários da Biblioteca Itinerante Infantil Barca Das Letras!

O local escolhido pelos articuladores da Comunidade foi novamente uma frondosa e bonita mangueira bem próxima ao... igarapé, no lindo quintal da Conceição e do Bacura. E lá, cerca de 70 pessoas(crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos) brincaram de ler os livros da Barca das Letras; cantaram em roda; contaram e ouviram as histórias dos livros; leram na Rádia NossaCasa animada pelo palhaço Ribeirinho; participaram do espetáculo da Trupe Nós, os Pernaltas(palhaços Bufo & Amaricotinha), com a ajuda generosa da palhaça Zitinha e do músico André Butter, do Grupo Casa de Folha. E muito mais: brincaram de corrida de saco, pularam corda, pintaram o sete e desenharam, bambolearam, escreveram cartas para crianças doadoras de livros do Colégio Arvense(DF), montaram, cuidaram e desmontaram a Biblioteca Barca das Letras, degustaram o lanche e o almoço comunitário com sabores locais. E, ao final, ganharam livros, gibis, brinquedos, pirulito, bombom, pipoca e o carinho dos voluntários da Barca das Letras.





 


 
 























 
 
Desta intervenção participaram doze voluntários da Barca das Letras, que vieram de Belém(PA), Ourém(PA), Itaubal(AP) e Brasília(DF): Erivelton Araújo, Kate Titan, Lú Maués, Johnny Russel, Bianca Dias, Musa Russel, André Butter, Lenina Aragão, Arlindo Matos, Miguel Matos, Poeta Edielson, Raimunda Trindade e Jonas Banhos.
 
Esta foi mais uma ação do projeto Barca das Letras, da alegria, do voluntariado e do amor, contemplado com o Prêmio Leitura para Todos do Ministério da Cultura, apresentado pela Fundação Cultura de Artes e Esportes Mundico e Manola - Funcartemm de Ourém(PA). Contou ainda com o apoio cultural da Dona Eunira, Conceição, Bacura, Ivanise e outros solidários moradores da Comunidade Santao Antonio; do projeto Troca de Saberes(Belém), Associação dos Pequenos Agricultores Escola Familiar Rural 25 de Julho(Ourém), Prefeitura Municipal de Ourém e da Pousada Luarlindo(Ourém). E com a ajuda de vários doadores de Brasília, Belém e de pessoas de todo o Brasil que enviaram doações pelos Correios.
 
As fotos foram registradas por Arlindo Matos, Erivelton Araújo, Jonas Banhos e Kate Titan. Todas as fotos estão disponíveis no álbum do flickr:

Barca das Letras no Sítio Santo Antonio(Capitão Poço/PA)

Nossa terna gratidão a todos!

Contatos/Doações:
(61)8167 1254 - Jonas Banhos
barcadasletras@gmail.com
barcadasletrasedoamor.blogspot.com
barcadasletras.blogspot.com
https://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/albums

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/