terça-feira, 10 de outubro de 2017

Barca das Letras vai percorrer comunidades ribeirinhas do Amapá


Sexta, 22 Setembro 2017 08:26 Escrito por  Dara Oliveira Publicado em Educação

foto divulgação: Barca das Letras no São Tomé do Macacoari


O projeto ocorre anualmente e arrecada livros para serem doados a comunidades isoladas. A expedição inicia no dia 12 de outubro e encerra no dia 15.

Chegando a sua nona edição, o projeto Barca das Letras realizará este ano mais uma missão no Amapá. O projeto percorre comunidades onde o acesso à leitura é quase impossível para entregar livros que anteriormente foram doados. As comunidades Igarapé das Mulheres, na zona leste de Macapá e Rio Pedreira serão as primeiras a receber a visita.
A barca visita ainda comunidades próximas ao município Itaubal e à Foz doa localidade do Macacoari. A expedição encerra no dia 15 de outubro, com a entrega de livros na comunidade São Tomé.

O projeto de biblioteca itinerante infantil tenciona levar o universo da literatura para comunidades isoladas do estado, assim como faz o projeto nacional Arca das Letras, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que trabalha o desenvolvimento da leitura nas regiões ribeirinhas da Amazônia.

O projeto de cunho social visa um ambiente de valorização ao hábito da leitura, por meio do trabalho voluntário praticado nas comunidades. Desde 2008, o projeto já atendeu diversas comunidades tendo distribuído um grande quantitativo de exemplares doados.
Este ano, os organizadores pretendem arrecadar livros de literatura infantil e infanto-juvenil, como gibis e histórias de fantasia. Os livros doados serão selecionados e distribuídos para os moradores das comunidades. Durante a entrega, os voluntários fazem uma roda de leitura e em seguida cada criança pode escolher o seu exemplar.

As doações ainda estão acontecendo em Macapá. Os livros estão sendo coletados em três pontos distintos: Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá, Sindicato dos Servidores Públicos em Educação (SINSEPEAP) e na Agência Eva Turismo, até o dia 12 de outubro.

A campanha Barca das Letras, desenvolvida no Amapá, hoje também é realizada em outros sete estados. Ainda que o trabalho não tenha o apoio necessário e passe por inúmeras dificuldades, o atendimento só cresce.

Como a visita é anual, antes da viagem os organizadores sempre entram em contato com representantes das comunidades que autorizam a ida dos voluntários. No local, há a destinação de um espaço para a construção das bibliotecas e para realização das atividades recreativas que fazem parte do projeto.

Publicado em:

http://jdia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/