segunda-feira, 5 de março de 2018

Biblioteca Barca das Letras ocupou Quilombo Santa Rita de Barreiras(São Miguel do Guamá/PA)



A Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras ocupou ludicamente a comunidade quilombola Santa Rita de Barreiras localizada no interior de São Miguel do Guamá, no nordeste do Pará, distante cerca de 200 km de Belém(PA). Muitos livros foram distribuídos para a criançada de quatro escolas da zona rural, próximas do Quilombo, além de diversas apresentações locais que fizeram a alegria das quase cem crianças presentes.

























Fotos de Janete Borges, Jero Lima e Jonny Russel. Álbum completo em:

https://www.flickr.com/Quilombo Santa Rita de Barreiras

A Comunidade Quilombo Santa Rita de Barreiras
Santa Rita de Barreiras é uma comunidade quilombola localizada no município de São Miguel do Guamá pertencente á Mesorregião Nordeste Paraense e à Microrregião Guamá. O acesso ao município se dá de forma terrestre pela BR – 010(asfaltada). Para chegar à comunidade, o acesso ocorre pela PA – 251(piçarra), em mal estado de conservação. A extensão do território quilombola de 371, 3032 ha, com título expedido em 22 de Setembro de 2.002 pelo Instituto de Terras do Pará – ITERPA. O Rio Guamá serve como um dos limites naturais do território e também para atividades de pesca para subsistência dos moradores. No interior da comunidade vivem, hoje, cerca de 75 famílias, sendo 45 famílias beneficiadas com o programa Minha Casa Minha Vida(PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural​, criado pelo Governo Federal, gestão do ex Presidente Lula, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009). Alguns sítios possuem igarapés. 

A atividade econômica principal dos moradores é a agricultura familiar(mandioca), mas há assalariados(professores, trabalhadores nas fábricas de cerâmica localizadas na vizinhança, aposentados, pensionistas e beneficiários de programas sociais, como o bolsa família). 

Há na Comunidade uma Escola Municipal com uma sala de aula, sendo que a Prefeitura prometeu construir uma nova Escola com duas salas de aulas em 2018. Há também uma casa de farinha comunitária e uma igreja(católica), um campo de futebol, a sede da associação. Os meios de transportes mais utilizados são: bicicleta, moto, carroça e ônibus.  Alguns jovens da Comunidade fizeram recentemente o processo seletivo para Universidade Federal do Pará e estão aguardando o resultado.

Na parte cultural, destacamos a presença de benzedeiras, curadoras e rezadeiras, que levam adiante a tradição de curar doenças por meio do uso de plantas medicinais cultivadas nos quintais de suas casas. Destacam-se Dona Raimunda(90 anos) e Dona Ana. Outra tradição cultural da Comunidade é o Grupo de Samba de Cacete formada por mulheres e homens da comunidade, inclusive crianças. Também há um Grupo de Capoeira.

Somos gratos a nossos apoiadores:

1.  doadores de Brasilia, Belém e São Miguel do Guamá;
2. voluntários que participaram da ocupação vindos de Belém(Janete Borges, Lu Maués - palhaça Zitinha, Jonny Russel e  de Brasília(Jonas Banhos - tio palhaço Ribeirinho); 
3. nossa articuladora em São Miguel do Guamá, a querida e engajada educadora Socorro Abbreu de Lima;
4.  nossos apoiadores em São Miguel do Guamá:
- Prefeito: Antônio Leocádio.
- Secretária de educação: Claudiane Reis;
- Secretária adjunta: Soraia Duarte;
- Diretora de Ensino: Izabel Carvalho;
- Diretor de Gestão: Edmar Marcelo A. Da Silva;
- Professor Lenillson Souza: 
- Professora Socorro Farias;
- Motorista Carlos José Moreira.
- Diretor do Pólo: Aluilson Nascimento;
- Professora Valderisa Fernandes;
- Professora Neusalina Santos;
- Assessor do Prefeito: Marcos Paulo Vaz.
- Professor Francisco e dona Antônia que acolheram amorosamente os voluntários da Barca Das Letras em sua residência;
-  Dona Fátima Barbosa;
- Grupo de Teatro do Novo Mais Educação;
- Grupo de Samba de Cacete da Comuidade Quilombo Santa Rita de Barreiras
- Associação de Moradores do Quilombo Santa Rita de Barreiras
- Mestra Dona Raimunda.

Resultado de imagem para lei rouanet

Doe seu Imposto de Renda 2018 para a Biblioteca Barca das Letras por meio da Lei Rouanet. Saiba como em http://barcadasletrasealegria.blogspot.com.br

Contatos para doações e/ou patrocínio:
(61)98355 7232 - Jonas Banhos
barcadasletras@gmail.com

P.S.: Só utilize nossas fotos mediante expressa autorização de Jonas Banhos, pelo email acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/