segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Biblioteca itinerante vai distribuir 300 livros em comunidades ribeirinhas do AP


Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, o 'Barca das Letras' passa pelas comunidades Pedreira, Macacoari e Itaubal.

Por Ugor Feio, G1 AP — Macapá
09/02/2019 15h03


Projeto 'Barca das Letras' incentiva à leitura em crianças moradoras
 de regiões ribeirinhas do Amapá — Foto: Barca das Letras/Divulgação


A biblioteca itinerante infantil do "Barca das Letras" vai distribuir 300 livros, entre livros, gibis e literatura de cordel, para crianças das comunidades ribeirinhas São Tomé do Macacoari, Foz do Macacoari e Santo Antônio da Pedreira, no Amapá. O projeto percorre as comunidades entre os dias 14 e 17 deste mês.

O grupo voluntário leva diversão e incentivo à leitura enquanto percorre os rios Macacoari (em Itaubal) e Pedreira (em Macapá), que dão acesso às localidades. Veja o cronograma das viagens.

·         Santo Antônio da Pedreira – dia 14 (quinta-feira)
·         Foz do Macacoari - dias 15 e 16 (sexta-feira e sábado)
·         São Tomé do Rio Macacoari – dia 17 (domingo)

A iniciativa é do arte-educador amapaense Jonas Banhos, que iniciou o “Barca das Letras” em 2008. O projeto já contemplou crianças de 14 estados e 50 municípios no Brasil. O objetivo é empoderar, através do acesso à informação, crianças carentes de comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas. A embarcação chega a lugares mais isolados.

"Decidimos fortalecer as comunidades por meio da leitura, um importante fomento de libertação. Quanto mais eles lerem, mais estarão informadas e mais vão poder lutar contra seus opressores. A leitura é libertadora. A ideia é democratizar o acesso à literatura para dar poder", explicou.

Educadores voluntários vão percorrer rios dos municípios
 de Itaubal e Macapá — Foto: Barca das Letras/Divulgação


Ao atracar nas comunidades, a equipe monta uma biblioteca improvisada no espaço ali disponível, seja em trapiches, pontes, escolas ou até mesmo dentro da embarcação. Neste ano, a organização espera expandir as ações, para isso busca apoio de empresas através da Lei Nacional de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

Em 2018, foram realizadas 25 ações de incentivo à leitura em comunidades carentes nos estados do Amapá, Pará, Rio de Janeiro, na Bahia, Roraima, com um total de 72 mil livros distribuídos pelo projeto. Com a ampliação dos trabalhos, a sede precisou ser transferida da cidade de Macapá para Brasília.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/