sábado, 26 de maio de 2012

Barca das Letras leva leitura e solidariedade à Fortalezinha

Barca das Letras leva leitura e solidariedade à Fortalezinha 

Belém, 25/5/12 - A Barca das Letras vai atracar, dias 26 e 27 deste mês, em Fortalezinha, na ilha de Maiandeua, no município de Maracanã, litoral do nordeste paraense, para estimular a leitura e a solidariedade na comunidade. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), através da Diretoria de Áreas Protegidas e Gerência da Área de Preservação Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua, está dando apoio nesta parceria estabelecida entre a Campanha do Carimbó, Espaço Tio Milico e o Movimento Nossa Casa.

Convidados pela campanha Carimbó: Patrimônio Cultural Brasileiro, os integrantes do Movimento Nossa Casa de Cultura e Cidadania se preparam para levar livros e solidariedade a crianças, jovens e adultos que frequentam o Espaço Cidadão Tio Milico, organização cultural comunitária que desenvolve um trabalho de afirmação cultural e cidadania através da tradição do carimbó pau e corda, manifestação que resiste ao tempo nessa vila de pescadores.

Fortalezinha é uma das comunidades que integram a Área de Proteção Ambiental de Algodoal-Maiandeua e, de acordo com os técnicos da Sema, a vila é um lugar onde são mantidas vivas as tradições e um modo de vida de respeito à natureza. A ação da Barca das Letras na comunidade envolve uma campanha de arrecadação solidária de livros, gibis, revistas e materiais didáticos para doações à garotada de Fortalezinha e à “Cascoteca” do Espaço Tio Milico, biblioteca comunitária com formato de casco (canoa) montada pelo coordenador, Manoel Preto.
 Arte educação também vai ser apresentada pela Barca das Letras por meio do palhaço Ribeirinho, interpretado pelo Jonas Banhos; contação de histórias, por Marta Ferreira; oficina de Libras, com Hilma Lúcia; sarau poético, de Cláudio Cardoso; e carimbó praiano executado pelo Grupo Tio Milico.

A Sema apoiará o projeto com transporte de Belém até a Ilha de Maiandeua, oferecendo à comunidade uma exposição de fotografias da APA que poderão ser levadas pelos presentes como recordação, e ainda doação de livros, revistas, cartilhas e guias turísticos da ilha. “Ao sermos convidados a participar, não poderíamos deixar de apoiar um projeto tão especial como este, que leva cultura e cidadania aos moradores das comunidades da APA. Entendemos que a responsabilidade social também faz parte da política estadual de gestão do meio ambiente”, explica a Gerente da APA Adriana Maués.

Ascom Sema
(91) 3184-3332


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/