domingo, 13 de maio de 2012

Trupe Cultura Viva leva Barca das Letras do Rio Amazonas para ancorar no Riacho Mocha, em Oeiras(PI)

Das águas que alimentam os rios e riachos aos livros e suas entrelinhas que nos fazem navegar nos rios dos sonhos, é o que propõe o Movimento NossaCasa com suas ações literárias.
Inspirados nos dizeres do grande escritor da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato, que ensina que “um país se faz com homens e livros” é que os artivistas do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania distribuirão milhares de livros na zona rural e na cidade de Oeiras, no Piauí. Além disso, promoverão diversas atividades lúdicas com o objetivo de incentivar o prazer e o amor à leitura, sobretudo, com as crianças.
Idealizado em 2008 pelo arte-educador amapaense Jonas Banhos, o Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania vem tentando contribuir para a formação do novo cidadão vivente às margens dos rios, lagos e igarapés da Amazônia, garantindo assim o acesso ao livro, à leitura e à literatura a moradores de comunidades tradicionais/originárias. Nestes quatro anos de caminhada, já foram distribuídos gratuitamente por meio da Biblioteca Itinerante Barca das Letras mais de 30(trinta) mil livros e realizadas diversas ações culturais em dezenas de comunidades dos Estados amazônicos do Amapá, Pará e Roraima.
Os livros sempre são arrecadados em campanhas permanentes mobilizadas pelas redes sociais, em eventos culturais promovidos por parceiros do Movimento NossaCasa e em intervenções urbanas realizadas uma vez por mês em Brasília. Nesta mochilada cultural, em território piauiense, a expectativa é que sejam doados mais de três mil livros (literatura infantil, gibis, literatura para jovens e adultos, revistas) os quais vêm sendo arrecadados com os moradores de Brasília e Oeiras.
Toda a ação é feita por voluntários amantes da leitura(arte-educadores, escritores, músicos, ativistas culturais) que juntos e misturados formam a Trupe Cultura Viva e utilizam de suas artes diversas para aproximar o livro do cotidiano das crianças, de 0 a 108 anos, que vêm brincar na Barca. Já confirmaram presença:
1. voluntários e grupos culturais de Oeiras;
2. de Brasília, a oeirense Nayla Reis(psicóloga, poeta e arte-educadora no Projeto Eu Sou Comunidade Consciente - http://www.eusoucomunidadeconsciente.blogspot.com.br/)
3. do Amapá (atualmente morando em Brasília), Jonas Banhos(Movimento NossaCasa), ganhador do Prêmio Tuxaua Cultura Viva, concedido em 2010 pelo Ministério da Cultura, pelo projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva – Do Oiapoque ao Chuí, que vem permitindo a expansão das ações culturais para comunidades do Ceará, Piauí, Distrito Federal e Goiás.
Serviço:
Programação
2 de junho (manhã) – Barca das Letras na Comunidade Quilombo dos Potes
2 de junho (a partir das 17 horas): - Sarau Poético Musical na Praça do Café Oeiras
3 de junho (manhã): Intervenção LixoCultural Sonoro no Morro da Cruz (Bairro da Várzea -Oeiras)
Para conhecer mais o Movimento NossaCasa acesse barcadasletras.blogspot.com.br. E quem quiser doar livros ou juntar-se à Trupe Cultura Viva de voluntários, entre em contato com Fátima Reis - (89)3462 3362(Oeiras); Nayla Reis – (61) 8143 4569; Jonas Banhos - (61) 8167 1254.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/