terça-feira, 1 de maio de 2012

Doações para a Barca das Letras na Ilha de Maiandeua (Pará)


Próximo destino no Pará da Barca das Letras será na Comunidade Fortalezinha na Ilha de Maiandeua(Mãe Terra, em tupi), localizada no município de Maracanã (distante 165km de Belém), dias 26 e 27 de maio com as crianças do Grupo de Carimbó de raiz Tio Milico, lá no Espaço Cidadão.

O Coordenador desse belo espaço é o jovem músico Manoel Preto, neto do mestre de carimbó Tio Milico, responsável por transmitir aos mais jovens da sua comunidade a "Pedagogia do Quinhão" herdada de seus ancestrais, que basicamente, consiste a cada um a sua cota no todo, para que ninguém fique sem... Na foto abaixo, estamos tramando a mochilada, Pedro de camisa branca, ao meu lado e do velho parceiro da Barca das Letras, o Isaac Loureiro, da Irmandande São Benedito de Santarém Novo, onde a Barca esteve, alegre e prazerosamente, em dezembro/2011, durante o Festival de Carimbó da Irmandade da qual ele faz parte!!!

Manoel Preto, Jonas Banhos e Isaac Loureiro,
em Belém, acertando a mochilada (30/04/2012)


A Ilha está localizada na Área de Proteção Ambiental denominada Algodoal Maiandeua na Região do Salgado Paraense. Além de Fortalezinha, existem mais três vilas que compõem a Ilha: Algodoal, Camboinha e Mocooca. Suas praias sofrem influência direta das marés dos rios amazônicos. A Ilha de Maiandeua é habitada por pescadores que a preservam com seu modo de vida tradicional de viver, de cantar e de sonhar. Banhada pelo Rio Maracanã de um lado e pelo Mar Atlântico de outro a ilha é recheada de lendas, mitos, histórias e de um povo simples e cheio de cultura para compartilhar com os que por lá se aventuram...

E a Barca das Letras aportará por lá e precisa de livros, muitos livros, brinquedos, gibis, material escolar, R$ para pagar frete, passagem, alimentação, locação de veículo e etc e tals.... Tudo será doados para a criançada bonita da ilha(aproximadamente 200 crianças), viventes da Comunidade Fortalezinha e arredores....


Participe conosco de mais uma mochilada cultural pelas comunidades ribeirinhas amazônicas!!!!


Postos de Coleta

Belém :
Editora Chromos
Claudio Cardoso
(091) 8882 2908

Brasília:
Jonas Banhos
(61) 8167 1254


Para conhecer mais da Ilha de Maiandeua acesse http://uc.socioambiental.org/uc/91, que teve uma de suas praias, a da Princesa, reconhecida por uma revista americana como uma das 10 mais bonitas do Brasilzão!!! Por certo, um prêmio mais do que merecido, você também não acha???




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/