quinta-feira, 19 de outubro de 2017

'BARCA DAS LETRAS'


Barca das Letras–Incentivando a leitura das crianças ribeirinhas



Reinaldo Coelho

Fazer a criança e o jovem tomarem gosto pela leitura é um dos desafios dos educadores e pais do século XXI. Na escola o trabalho com a leitura se inicia na Educação Infantil, como forma de despertar o interesse das crianças pelos livros e estimular a imaginação.
No entanto, o hábito de ler não é uma realidade para boa parte dos brasileiros, principalmente dos amapaenses, longe dos grandes centros culturais, a maioria precisa esperar a chegada de atores culturais ou a execução de projetos de entidades locais, que processam as atividades de leitura, levando aos que residem nas periferias e interiores do Estado.
Uma dessas entidades que tem se dedicado a nove anos a essa arte de fazer amar a leitura. Implantado em 2008, projeto social atendeu mais de duas mil crianças no Estado.
A especialidade desse grupo é fazer jornadas no interior do Estado, através de trabalho voluntário, levando o universo da literatura para as comunidades isoladas do Amapá. O projeto social tem o objetivo de valorizar o hábito da leitura através de trabalho voluntário desenvolvido em áreas ribeirinhas. Mais de duas mil crianças foram atendidas em 30 comunidades e cerca de dois mil livros foram doados.
A ideia surgiu em 2008, após o servidor público Jonas Banho, de 42 anos, desenvolver projeto semelhante com o "Arca das Letras", programa de incentivo à leitura promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Amapá.
Comunidade Foz do Rio Macacoari - Itaubal(Amapá)
Este ano a atividade aconteceu desde da comemoração do Dia das Crianças (12/10) e foi dedicada a crianças ribeirinhas do Igarapé das Mulheres e comunidades Santo Antônio da Pedreira, Foz do Macacoari e São Tomé do Macacoari.
No dia 12 de outubro comemorou-se o Dia das Crianças e o Dia Nacional da Leitura. Todo ano a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras celebra essas duas datas distribuindo livros de literatura infantil e gibis para a criançada que vive em comunidades às margens dos rios Amazonas, Pedreira e Macacoari, nos municípios de Macapá e Itaubal. Também oferece atividades lúdicas de incentivo à leitura, como rodas de leitura, contação de histórias, números circenses com a Trupe ‘Nós, os Pernaltas’, de Belém(PA), brincadeiras tradicionais com o ‘Tio palhaço Ribeirinho’ e rodas de leitura.
A programação começou em Macapá, na manhã do dia 12 de outubro, no Igarapé das Mulheres, na sede da Associação de Mulheres Ribeirinhas Vítimas de Escalpelamento da Amazônia (AMRVEA). Em seguida a biblioteca segue viagem:
• 13/10 – Escola Estadual Daniel de Carvalho(Distrito Santo Antônio da Pedreira/Macapá)
• 14/10 – Escola Estadual Eugênio Machado (Foz do Rio Macacoari/Itaubal)
• 15/10 – Centro Comunitário de São Tomé do Macacoari/Itaubal
Serão beneficiadas cerca de duzentas e cinquenta crianças, que receberão, pelo menos, um livro ou gibi cada uma. Os livros que serão doados foram arrecadados com leitores de Macapá e Brasília/DF, em campanhas pelas redes sociais.

Para quem quiser doar, os livros estão sendo coletados em três pontos de Macapá: no Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá, no Sindicato dos Servidores Públicos em Educação e também na agência Eva Turismo.




fonte:
https://tribunaamapaense.blogspot.com.br/2017/10/barca-das-letras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/