quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Campanha arrecada gibis e livros infantis que serão doados para ribeirinhos do AP

Barco das Letras começa roteiro em Macapá, no Igarapé das Mulheres (Foto: Reprodução/Facebook)

Projeto leva literatura através dos rios da Amazônia para povos da floresta. ‘Barca das Letras’ vai visitar comunidades de 12 a 15 de outubro, em Macapá e Itaubal.

Realizado há quase 10 anos nos rios da Amazônia, o projeto da Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras retorna ao Amapá rumo aos caminhos fluviais de comunidades em Macapá e em Itaubal. Uma campanha mobiliza doadores dos livros que serão entregues durante o mês de outubro para crianças a adolescentes que formam os povos da floresta.
De acordo com a arte-educadora Rita de Cacia Amorim, uma das organizadoras do projeto no estado, em 2017, a ideia é entregar livros relacionados às literaturas infantil e infantojuvenil, como gibis e histórias fantásticas, mesmo para aqueles que não sabem ler, mas que se encantam com a leitura.
A iniciativa é realizada pelo menos uma vez por ano no estado. Nas outras edições, os voluntários do projeto também distribuíam obras didáticas, que não estão sendo coletadas nesta edição.
“As crianças têm acesso aos livros, podem levar para casa, e a gente também estimula que elas façam a troca solidária: quando um termina de ler um livro, ela pode trocar com o vizinho da própria comunidade, compartilhando essas obras”, disse Rita.
Arte-educadora Rita de Cacia Amorim (de rosa) é voluntária no projeto Barco das Letras (Foto: Reprodução/Facebook) Arte-educadora Rita de Cacia Amorim (de rosa) é voluntária no projeto Barco das Letras (Foto: Reprodução/Facebook) Arte-educadora Rita de Cacia Amorim (de rosa) é voluntária no projeto Barco das Letras (Foto: Reprodução/Facebook)
O projeto, que percorre comunidades onde é difícil o acesso à leitura, inicia no Igarapé das Mulheres, na Zona Leste de Macapá, no dia 12 de outubro, e segue para comunidades do Rio Pedreira no dia 13, também na capital.
Já no dia 14, o grupo parte rumo ao município de Itaubal, chegando à Foz do Rio Macacoari, e no dia 15 o projeto parte para São Tomé, destino final da pequena expedição. O trajeto é feito pelas estradas e pelos rios.
“Sou navegante da cultura e como voluntária é muito gratificante porque vejo as crianças das comunidades ribeirinhas terem acesso a um livro, mesmo que não saibam ler, elas ficam encantadas, principalmente os livros de gibis. Isso é lindo”, explicou Rita.
Projeto atenderá crianças no Igarapé das Mulheres, Rio Pedreira, Rio Macacoari e São Tomé (Foto: Reprodução/Facebook) Projeto atenderá crianças no Igarapé das Mulheres, Rio Pedreira, Rio Macacoari e São Tomé (Foto: Reprodução/Facebook)
Projeto atenderá crianças no Igarapé das Mulheres, Rio Pedreira, Rio Macacoari e São Tomé (Foto: Reprodução/Facebook)
Os livros estão sendo recebidos até o dia 12 de outubro, nos seguintes postos:
  • Eva Turismo - Endereço: Av. Mãe Luzia, nº 1109, bairro Jesus de Nazaré, entre as ruas Leopoldo Machado e Jovino Dinoá;
  • Centro de Ensino Profissionalizante do Amapá Prof. Josiete Oliveira Barroso (Cepajob) - Endereço: Av. Maria Quitéria, nº 0316, no bairro Buritizal;
  • Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap) - Endereço: Av. José Antonio Siqueira, nº 752, no bairro Laguinho.

Barco das Letras começa roteiro em Macapá, no Igarapé das Mulheres (Foto: Reprodução/Facebook)
Barco das Letras começa roteiro em Macapá, no Igarapé das Mulheres (Foto: Reprodução/Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/