segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Barca das Letras anima criançada da zona rural de Cristópolis(BA)

A BR Milton Santos*(BR 242) corta ao meio o município de Cristópolis na Bahia. Por lá, 75% da população vive, ainda, na zona rural, plantando o alimento nosso de cada dia, como mandioca, alho, milho, caju e muito mais. São mais de mil pequenas propriedades rurais cadastradas pela Prefeitura, cujas crianças têm à disposição vinte e uma escolas rurais, na maioria com internet wi-fi livre, para utilização pelos alunos e comunidade para a busca do conhecimento, comunicação e diversão.

Neste contexto social que a Biblioteca Itinerante Infantil, a convite da Secretaria Municipal de Educação, aportou na comunidade Lagoa do Oscar no dia 23/07/17 para brincar de ler com mais de  seiscentas crianças, educadores, trabalhadores da educação, pais e responsáveis, todos residentes na zona rural de Cristópolis. O local escolhido foi o ginásio de esportes da Escola Municipal de Lagoa do Oscar que foi coloridamente ocupado com diversas atividades lúdicas ofertadas carinhosamente às crianças:

1. montagem e desmontagem da Barca das Letras

2. rodas de leitura

3. rodas de poesia

4. jogos educativos

5. brincadeiras tradicionais

6. cinema animado

7. oficina de confecção de brinquedos artesanais

8. pinta cara

9 cantinho de leitura

10. pinturas e desenhos

11. exposição fotográfica



Ao final, todas as crianças e os presentes puderam levar livros para casa. No total foram distribuídos mais de mil livros, os quais foram arrecadados com leitores de Brasília/DF).

Esta ação foi produzida pela Secretaria Municipal de Educação de Cristópolis e contou com o apoio:

1. Prefeitura Municipal de Cristópolis;
2. funcionários da Secretaria Municipal de Educação;
3. Secretaria Municipal de Finanças;
4. Doadores de livros de Brasília/DF;

Agradecimentos especiais ao Secretário Municipal de Educação, Flavio Vasco, e toda sua dedicada e competente equipe que não mediram esforços para organizar o evento, participando ativamente de todas as atividades lúdicas.

Todas as fotos estão disponíveis no flickr:


https://www.flickr.com/Barca das Letras em Cristópolis(BA)









O geógrafo Milton Santos¹
O geógrafo Milton Santos¹

*Milton Santos foi um geógrafo brasileiro, considerado por muitos como o 
maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do 
mundo. Destacou-se por escrever e abordar sobre inúmeros temas, como a 
epistemologia da Geografia, a globalização, o espaço urbano, entre outros.
Conquistou, em 1994, o Prêmio Vautrin Lud, o Nobel de Geografia, sendo o único brasileiro a conquistar esse prêmio e o primeiro geógrafo fora do mundo Anglo-Saxão a realizar tal feito. Além dessa premiação, destaca-se também o prêmio Jabuti de 1997 para o melhor livro de ciências humanas, com “A Natureza do Espaço”. Foi professor da Universidade de São Paulo, mas lecionou também em inúmeros países, com destaque para a França.
A obra de Milton Santos caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista e aos pressupostos teóricos predominantes na ciência geográfica de seu tempo. Sobre a globalização, Milton Santos era um de seus críticos mais ferrenhos. Em uma de suas mais célebres frases, ele afirmava que “Essa globalização não vai durar. Primeiro, ela não é a única possível. Segundo, não vai durar como está porque como está é monstruosa, perversa. Não vai durar porque não tem finalidade”.
Em uma das suas obras mais difundidas pelo mundo – Por uma outra globalização –, muito lida por “não geógrafos”, Milton Santos dividiu o mundo em “globalização como fábula” (como ela nos é contada), “globalização como perversidade” (como ela realmente acontece) e “globalização como possibilidade”, explorando a ideia de uma outra globalização.
Milton Santos faleceu em 24 de junho de 2001, vítima de complicações proporcionadas por um câncer, aos 75 anos. Deixou uma vasta obra, com dezenas de livros e uma infinidade de textos, artigos e capítulos. Seu pensamento ainda é considerado atual e muitas das críticas dos movimentos antiglobalização fundamentam-se em suas ideias.
fonte: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/milton-santos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/