sábado, 6 de agosto de 2011

BArca das Letras novamente no Piauí - a partir de 8/08


A partir desta segunda-feira(08/08) a BArca das Letras aportará no Piauí para incentivar a leitura nas comunidades rurais de Boquinha (Teresina), de 9 a 12 de agosto, e  no Km 7(Parnaíba), de 14 a 16 de agosto. Nove meses após a última vivência nas comunidades (confira aqui http://t.co/nqKlpco),  a Trupe Cultura Viva retorna, desta vez com os arte-educadores e artistas  Rita de Cácia e Jonas Banhos, integrantes do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania(Amapá), e Laila Caddah, do Movimento dos Curupiras(Piauí).
E na bagagem cultural da Trupe: livros, cordéis, gibis, poesias, fotos das próprias comunidades, filmes educativos, brinquedos artesanais e palhaçadas, contação de histórias pelos mais velhos de cada comunidade, aprendizados sobre a cultura popular, pinturas em papel e em tampinhas de garrafa PET, rodas de conversa sobre os Editais do Programa Mais Cultura (Ministério da Cultura), comunicação livre com a Rádia Megafônica NossaCasa e tudo o mais que pintar, conforme o desejo e a participação de cada comunidade, numa verdadeira Pororoca Cultural Curupiras.


Cada comunidade receberá, ao final, um megafone e 100 novos livros infanto-juvenis para ajudar os moradores locais a continuar viajando no mundo mágico da leitura, após a partida da Trupe.
Essa mochilada é uma ação do Projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva - do Oiapoque ao Chuí, idealizado pelo amapaense Jonas Banhos, premiado pelo Ministério da Cultura com o prêmio Tuxaua Cultura Viva 2010(saiba mais acessando   http://t.co/TQKlP8c). Também apóiam: a Prefeitura Municipal de Parnaíba (Secretaria de Cultura); Escola Municipal Areolino Lourenço da Silva; Fundação Quixote, Professor Cinéas Santos, Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC) e os moradores das comunidades que acolherão os arte educadores em suas casas, o Mestre Raimundo Branquinho (boi bumbá Estrela) e a Dona Francisca.
Em 2010, ganhamos o
http://www.cultura.gov.br/site/2010/03/11/premio-tuxaua-cultura-viva-2010/

NossaCasa - O Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania nasceu em 2008, em Macapá(AP), com o objetivo de contribuir para a formação do novo cidadão. Seu foco principal é democratizar o acesso ao livro, à literatura e à leitura, sobretudo para as comunidades tradicionais/originárias da Amazônia, sejam elas ribeirinhas, de agricultores, extrativistas, quilombolas, assentados da reforma agrária, pescadores e/ou indígenas. O Movimento NossaCasa é formado por arte-educadores populares, voluntários, com origens na zona rural, que mochilam pelas comunidades montando equipamentos culturais (bibliotecas comunitárias, telecentro, cinceclube, brinquedoteca) e realizando rodas de leitura utilizando-se de diversas artes para atrair novos e velhos leitores. Já serviram de palco para suas intervenções: pontes, centros comunitários, casas de moradores, Igrejas, paradas de ônibus, praças públicas, Feiras de Livro, Escolas, Universidades, Encontros e Conferências de Cultura e Comunicação, nos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Piauí, Ceará, Distrito Federal e Goiás. As atividades podem ser conferidas no blog http://barcadasletras.blogspot.com/.


Contatos:
Jonas Banhos
(96) 8129 1837
(61) 8167 1254
jonasbanhosap@gmail.com
twitter @jonasbanhos


Laila Caddah
orkut/face/skype: lailacaddah
celular: (86) 9954 2362 begin_of_the_skype_highlighting            (86) 9954 2362      end_of_the_skype_highlighting

2 comentários:

  1. Essa barca navega...e daqui a pouco embarco nela. A gente se tropeça no Amapá.

    ResponderExcluir
  2. Venha meu amigo Edgar Borges, que na nossa Barca das Letras tem colete salva vidas!!! Tamo te esperando indío!!!

    ResponderExcluir

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/