segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Barca das Letras aportou com alegria no Quilombo Mumbuca (Jalapão-Tocantins)



E logo no começo da montagem da Barca das Letras no Quilombo Mumbuca recebo uma frase forte, que logo me emociona, vinda de uma jovem da comunidade :


"Nós nunca tivemos uma oportunidade de brincar desse jeito aqui, quando éramos criança. Por isso eu estou aqui pra ajudar com que nossas crianças de hoje se divirtam e leiam!" Isto me foi dito pela Rose, a voluntária da comunidade que é a responsável por brincar com as crianças, quando elas não estão na sala de aula. 

Então foi assim, que a Barca das Letras começou a brincadeira de incentivar a leitura, nos dias 22 e 23/9, com as crianças do Quilombo Mumbuca, localizado no município de Mateiros no Jalapão(Tocantins). 



Diversas artividades foram feitas durante um dia todo de brincadeiras:




distribuição de livros, revistas, gibis
e roda de leitura





PreEnchendo o ar de alegria, colorido e sorrisos dourados



pintação de 7
roda de conversas ambientais


Transformando os palhaços ribeirinhos da comunidade

rodas de cirandas



 montagem/desmontagem da biblioteca Barca das Letras


participação na colheita do capim dourado


roda de conversas com a griô Dona Santinha



desfile das garotas e garotos da leitura viva





A intervenção da Barca das Letras no Quilombo Mumbuca contou com o apoio e articulação de muitas pessoas. Então vamos lá, aos nossos sinceros agradecimento:

1 - grato à querida Ilana Cardoso pelo convite e oportunidade de:

- conhecer as crianças lindas e amáveis do quilombo;
- de vivenciar de perto os bastidores da linda Festa da Colheita do Capim Dourado, cujo objetivo é resgatar a história e a cultura da comunidade e, principalmente, incentivar a coleta seletiva e sustentável da matéria prima, dando continuidade aos modos tradicionais de produção do artesanato;
- de re-encontrar e re-encantar-me com as cantorias e histórias da mestra griô Dona Santinha, que me acolheu(juntamente com sua família) com tanto carinho em sua casa.

Também somos gratos:
2 - ao Marcio da Rota da Iguana Turismo(http://www.rotadaiguana.com.br/) e ao empresário tocantinense Eudoro Pedroza(idealizador do Natal Solidário no Jalapão) por terem gentilmente me levado e trazido ao Quilombo Mumbuca;

3 - às jovens voluntárias quilombolas da própria comunidade Mumbuca, em especial à Rose e Claudiana;


4 - à equipe do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) da Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins , a bióloga Rejane e à Professora Adriana por terem contribuído na animação com a criançada;

5 - à caravana do Pacqto – Programa de Ação de Controle das Queimadas do Tocantins pela apresentação do teatro de bonecos na Barca das Letras;


E mais uma vez, grato a todos os doadores de livros, revistas, gibis, brinquedos e material escolar pra Barca das Letras. Sem essas doações, não seria possível alegrar tantas crianças!!!



Valeu galera,
té a próxima mochilada!!!

Jonas Banhos
barcadasletras.blogspot.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/