quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Barca das Letras dá visibilidade à cultura ribeirinha na III Conferência Nacional de Cultura

Mais uma vez a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras, pilotada pelo palhaço Ribeirinho, participou da Conferência Nacional de Cultura para levar aos participantes um pouco da leitura de mundo das comunidades ribeirinhas amazônicas que já foram vivenciadas nestes cinco anos de trabalho voluntário. E com isso, tentar sensibilizá-los a votarem por propostas que incluam nossas comunidades ribeirinhas, com todas as suas especificidades geográficas, comunicacionais e da histórica ausência de políticas públicas.

Em sua terceira edição, a Conferência aconteceu em Brasília, no período de 27 de novembro a 1º de dezembro, cuja temática foi:




A III CNC contou com a participação  de 1.175 pessoas de mais de 3,5 mil municípios brasileiros. A região norte, como sempre, apresentou o menor número de delegados, evidenciando a desarticulação dos atores culturais da região e a óbvia e indevida apropriação das poucas vagas de delegados pelos partidos políticos(representados por seus gestores de meia tigela e seus afiliados) que infiltram-se nas conferências tomando para sí os assentamentos que seriam da verdadeira sociedade civil que faz a cultura viva na Amazônia e que não consegue se eleger como delegado, ante as várias e conhecidas armações que ocorrem nas etapas municipais e estaduais das Conferências.

regiao


Ainda assim, vencendo essas pedras pesadas, ,a Barca das Letras se fez presente, à sua custa e risco, e instalou-se bem em frente ao auditório principal onde ocorreram as plenárias e de lá fez o amoroso lobby necessário com os delegados de outras regiões para sensibilizá-los.

Ao final da III CNC, os delegados aprovaram 64 propostas, sendo cinco priorizadas em cada um dos quatro eixos. Confira as propostas que foram escolhidas para compor o documento final da conferência. 




Então, a todos que votaram por políticas culturais para a nossa casa Amazônia durante a III Conferência Nacional de Cultura(III CNC), recebam tod@s nossa mais sincera gratidão!!! Agora é lutar para ver as propostas aprovadas virarem realidade, sobretudo, às nossas populações ribeirinhas da Amazônia!!!

Gratidão a todos que vivenciaram a Biblioteca Itinerante Barca das Letras - NossaCasa de Cultura e Cidadania, o palhaço Ribeirinho e a cultura ribeirinha, durante a III CNC!!!

Gratidão aos voluntários que ajudaram-me a manter viva a Barca das Letras durante a intervenção; gratidão aos que doaram suas artes, seus cordéis, seus livros, sua solidariedade, sua poesia, suas energias mais positivas!

Que possamos continuar todos juntos e misturados, por aqui, aí e acolá, tecendo esta grande teia da cultura viva comunitária Brasil adentro, Brasil afora!!!

As fotos que fizemos estão sendo disponibilizadas no álbum no flickr:


http://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/sets/72157638163027894/



bjs nos corações e almas de tod@s!!!
Té breve!!!


Jonas Banhos 
barcadasletras.blogspot.com.br
(61) 8167 1254
http://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/