segunda-feira, 11 de junho de 2018

Barca das Letras na I Feira Literária Guamaense(Felig) em São Miguel do Guamá/PA

Primeira edição da Felig reuniu mais de cinco mil pessoas para celebrar o amor pela literatarura, leitura, livro e biblioteca

Aconteceu 7 e 8/06 a I Felig  - Feira Literária Guamaense, no Parque Ambiental da cidade de São Miguel do Guamá, localizada a 160 km de Belém, no nordeste do Pará e banhada pelo Rio Guamá. A Feira contou com a participação de centenas de estudantes da rede municipal de ensino que puderam mergulhar no mundo mágico da literatura e leitura. As Escolas Municipais montaram espaços lúdicos alusivos ao tema da Felig(A literatura pede passagem), além de promoverem apresentações teatrais baseadas na literatura de cordel, na literatura infantil de  Monteiro Lobato, na literatura de Jorge Amado, O Cravo e a Rosa dentre outros.

Na noite de abertura houve  Sarau com diversas apresentações poéticas dos alunos do EJA - Ensino para Jovens e Adultos, recitações do público e muita música com a cantora local  Flaviane Cabral. Foi homenageado o escritor paraense João Bosco Maia que respondeu perguntas dos alunos da Escola São José Operário e autografou e distribuiu livros aos presentes. 

Convidada especial para o evento, a Barca das Letras montou sua ocupação lúdica e colorida das 9h às 16h e incentivou a leitura com a criançada por meio de disponibilização de livros de literatura infantil, gibis, livros de arte; rodas de leitura no microfone; pintura em papel e em tecido; exposição fotográfica FliGuamá; apresentação da Trupe Nós, os Pernaltas e palhaça Zitinha; animação e brincadeiras tradicionais com o tio palhaço Ribeirinho.


 















































O evento foi idealizado e executado pela SEMED - Secretaria Municipal de Educação(Secretária Adjunta Soraia Damasceno) por meio da Diretora de Ensino(Professora Izabel Carvalho) considerando o quadro atual observado no ambiente escolar quanto à falta do hábito pela leitura e tem como objetivo estimular o prazer pela leitura, principalmente, entre crianças e jovens, proporcionando aos alunos da rede pública municipal um contato com a literatura de forma distinta, por meio de dramatizações, criação de cenários, produções escritas, expressões artísticas e criativas, além de ressaltar a importância da leitura como fonte de informação, descontração e conhecimento.

A FELIG contou com a presença e apoio do prefeito Antonio Leocádio, que se fez presente no Parque Ambiental, visitando os stands e prestigiando as apresentações que fizeram da primeira edição do evento um sucesso. Também prestigiaram o evento a Vice-prefeita(Pastora Fatima) e a Secretária do Meio Ambiente(Claudiane Reis).

Fotos de Jhony Russel, Gessica Xavier, Ana Claudia Ferreira, Izabel Carvalho, Mylene Maia, Jonas Banhos.

Album completo disponivel em:


Agradecemos:
1. os voluntários da Barca das Letras Lú Maués, Jhony Russel, Jonas Banhos, Gessica Xavier, Ana Claudia Ferreira, Paulo;
2. Socorro Abreu de Lima e Jero Lima pela hospedagem acolhedora;
3. Professora Izabel Carvalho pelo convite para participação e por todo o cuidado;
4. Prefeito Antonio Leocadio e Secretária de Educação Soraia Damasceno pela viabilização da nossa participação;
5. Motoristas Fabricio e Senhor Zeze e ao Chefe dos Transportes Neto;
6. Patrocinadores Ceramica  Santo Antonio, Expresso Real, Tarcísio, Miscelândia;
7. Doadores de livros de Brasília e São Miguel do Guamá.

-- 
Contatos:
Jonas Banhos  - (61)98355 7232(whatsapp)

twitter @barcadasletras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/