quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Biblioteca itinerante percorre rios do AP para distribuir livros e leituras a crianças ribeirinhas



Projeto Barca das Letras vai parar em comunidades dos rios Macacoari, em Itaubal, e Pedreira, em Macapá.
Por Rita Torrinha, G1 AP — Macapá
26/10/2018 08h07  Atualizado há 5 dias

 
Projeto Barca das Letras incentiva à leitura crianças moradoras de regiões ribeirinhas, quilombolas e indígenas — Foto: Barca das Letras/Divulgação


Em mochilas cheias de livros, histórias e sonhos, voluntários do projeto “Barca das Letras” vão levar alegria em forma de leitura às comunidades ribeirinhas São Tomé do Macacoari, Foz do Macacoari e Santo Antônio da Pedreira, no Amapá. O grupo percorre os rios Macacoari (em Itaubal) e Pedreira (em Macapá), que dão acesso às localidades, entre esta sexta-feira (26) e domingo (28).

·         São Tomé do Rio Macacoari – dia 26 (sexta-feira)
·         Foz do Macacoari - dia 27 (sábado)
·         Santo Antonio da Pedreira – dia 28 (domingo)

Quando a equipe chega às comunidades, as mochilas são abertas, os livros são retirados e logo é montada uma biblioteca no espaço que der - em baixo de árvores, quintais, terreiros, trapiches (pontes), escolas e até mesmo dentro da embarcação, se não houver outro lugar disponível.
O projeto existe desde 2008 e nasceu com o propósito de incentivar a leitura em crianças que residem em lugares distantes, onde o acesso à cultura e ao conhecimento é difícil ou até inexistente. De acordo com a coordenação, os voluntários vão realizar atividades lúdicas e distribuir livros de literatura infantil e gibis.

Durante três dias voluntários arte-educadores percorrerão rios dos municípios de Itaubal e Macapá, no Amapá — Foto: Barca das Letras/Divulgação


A iniciativa do arte-educador amapaense Jonas Banhos ganhou o Brasil. Nesses 11 anos de existência, o Barca das Letras já distribuiu, segundo a coordenação, mais de 70 mil livros para crianças de 13 estados e 50 municípios.
Com a expansão do trabalho, a sede que era em Macapá teve de ser transferida para Brasília. Somente este ano, a biblioteca itinerante percorreu comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas no Amapá, ParáBahia e Rio de Janeiro.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/