sexta-feira, 3 de agosto de 2012

"Barca das Letras navegando por Rios, Comunidades e Territórios da Amazônia Legal e Cidadã"



Barca das Letras com as crianças do Rio Macacoari - Amapá - fevereiro/2012

"Barca das Letras navegando por rios, comunidades e Territórios da Amazônia Legal e Cidadã"
Este é o nome do projeto que estamos concorrendo no edital das Bolsas de Circulação Literária Biblioteca Nacional/Funarte no valor de R$40.000,00, cujas inscrições acontecem até 10/08. O nosso foi enviado ontem e consiste em re-tornar a navegar pelas comunidades que já fomos nos últimos quatro anos com a Barca das Letras para animar no mundo da leitura as crianças da Reserva Extrativista do Rio Cajari no Amapá; zona rural de Oeiras e Capitão Poço no Pará; Terra Indígena Raposa Serra do Sol;  e uma comunidade na Chapada dos Guimarães no Mato Grosso, por onde a Barca das Letras ainda não aportou.

Ao final de seis meses de aplicação do projeto, os voluntários da Barca das Letras terão realizado 10 vivências em 10 comunidades tradicionais/originárias da Amazônia Legal(de 50 até 500 moradores), localizadas em 7 municípios (sendo seis da Região Norte e um do Centro Oeste), que estão contemplados em 4 Territórios da Cidadania em 4 Estados diferentes.

Com os recursos, conseguiremos pagar toda a infraestrutura para chegar até as comunidades e a alimentação dos voluntários que quiserem ir na Barca das Letras para realizar oficinas e palestras nas comunidades.  Além disso, também vai dar pra pagar o frete dos livros doados nas nossas campanhas permanentes, e, mais: cd's de música infantil, filmes animados e álbum de fotos pra doar pra comunidade..

Abaixo a íntegra do projeto "Barca das Letras navegando por Rios, Comunidades e Territórios da Amazônia Legal e Cidadã" enviado à Biblioteca Nacional em 2 de agosto de 2012 . Agora é torcer pra sermos selecionados!!!




Título
Barca das Letras navegando por rios, comunidades e Territórios da Amazônia Legal e Cidadã

II – Apresentação
A Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados brasileiros pertencentes à Bacia amazônica e à área de ocorrência das vegetações amazônicas. Reunindo regiões de idênticos problemas econômicos, políticos e sociais, com o intuito de melhor planejar o desenvolvimento social e econômico da região, o Governo instituiu o conceito de Amazônia Legal.
A atual área de abrangência da Amazônia Legal corresponde à totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte dos estados do Mato Grosso e Maranhão, perfazendo uma superfície de aproximadamente 5.217.423 km² correspondente a cerca de 61% do território brasileiro e população de 12,32% do total de habitantes do Brasil.
E é embaixo da densa floresta Amazônica, às margens de rios, igarapés, igapós, furos, lagos, lagoas e até mares, que vivem, de modo tradicional, uma multiplicidade de povos em comunidades com suas ricas e diversas formas de culturas populares, reveladas por meio de suas festividades religiosas, danças e ritmos(marabaixo, carimbó, boi bumbá), rituais ancestrais, oralidade, lendas, mitos, relação harmônica e amorosa com a mãe terra, culinária, remédios “naturais”, sementes e frutos. São nossos povos ribeirinhos, agroextrativistas, quilombolas, pescadores artesanais, agricultores familiares, indígenas e outros mais.
Para se chegar(ou sair) à essas comunidades longínquas, moradores e visitantes, podem utilizar numa mesma viagem, de diversos meios de transporte: barcos, rabetas, canoas, botes, “carro de linha”(vans, ônibus), bicicleta, carroça, caminhada. É um caminho longo que se percorre até a chegada à comunidade, cuja distância não é mensurada em quilômetros, mas em horas, sempre dependendo da força das marés, a encher ou secar os rios, podendo levar de três horas a vinte e quatro horas, a depender da época.
E é dentro deste contexto de isolamento geográfico, de invisibilidade social, que nasce o presente projeto Barca das Letras navegando por rios, comunidades e Territórios da Amazônia Legal e Cidadã. Trata-se de uma possibilidade, uma esperança, de dar continuação às ações de democratização de acesso ao livro, à leitura e à literatura às comunidades tradicionais amazônicas que vêm sendo beneficiadas com nosso trabalho arte-educativo e voluntário desde 2008, com a nossa Barca das Letras, cujo trabalho foi reconhecido pelo Ministério da Cultura em 2010, com o Prêmio Tuxaua Cultura Viva, concedido ao nosso projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva do Oiapoque ao Chuí.

III - OBJETIVO
Promover o prazer da leitura, de forma lúdica, com crianças(e seus pais) de comunidades tradicionais/originárias da Amazônia Legal.

IV - JUSTIFICATIVA
  • Ante o isolamento geográfico natural das comunidades ribeirinhas/tradicionais/originárias, tanto o livro quanto o incentivo à leitura, dificilmente chegam às crianças moradoras das comunidades, daí a importância da sociedade civil ajudar nesta árdua tarefa;
  • É notória a ausência de programas/ações governamentais e da iniciativa privada com capilaridade para atingir as comunidades ribeirinhas/tradicionais/originárias, e, estimular, de forma lúdica/artística, o prazer pela leitura em comunidades da zona rural, do meio da floresta, da beira dos rios;
  • A educação formal oferecida nas Escolas das comunidades ribeirinhas/tradicionais/originárias é de qualidade deficitária, seja em razão da carência de recursos materiais/infraestrutura física, seja na utilização do ensino modular-seriada(em que uma disciplina é ministrada por 52 dias; alunos de diferentes séries na mesma sala), seja pela precária formação dos professores, o que gera um elevado número de analfabetos funcionais. Daí a necessidade de apresentar a leitura e o livro de forma diferente(lúdica/prazerosa) para as crianças das comunidades, mostrando-lhes este maravilhoso mundo novo. Além, é claro, de estimular professores locais a buscar melhorar sua formação, seja por meio do acesso aos livros que serão doados, inclusive para eles, seja pelo intercâmbio com os arte-educadores voluntários(educadores populares, artistas, escritores, poetas, músicos) que estarão vivenciando na comunidade;
  • Moradores de comunidades tradicionais/originárias, em razão de seu modo de vida tradicional, em harmonia com a mãe natureza, em sua grande maioria, que vivem de forma sustentável, precisam ser estimulados(desde a infância) e alfabetizados no mundo da leitura, para que busquem(no futuro próximo), por conta própria, portas de saída de programas assistenciais governamentais(Ex.: Bolsa Família), fortalecendo assim sua cidadania, melhorando sua qualidade de vida.


V - IMPACTO SOCIAL DA PROPOSTA
Serão desenvolvidas diversas ações culturais, principalmente, com as crianças, moradoras de comunidades ribeirinhas, quilombolas, agroextrativistas, indígenas, de pescadores e da agricultura familiar(viventes em Unidades de Conservação da Natureza ou em seu entorno), cujas oportunidades culturais são raras, sobretudo, as relacionadas à leitura, à literatura. Por isso, espera-se, ao final dos seis meses de circulação do projeto, a realização de 10(dez) vivências em dez comunidades tradicionais/originárias da Amazônia Legal(de 50 até 500 moradores), localizadas em sete municípios (sendo seis da Região Norte e um do Centro Oeste), que estão contemplados em quatro Territórios da Cidadania em quatro Estados diferentes.
Assim, com a aplicação do projeto, cada comunidade beneficiada receberá um impacto positivo(motivação) em sua educação informal/popular/comunitária, fortalecendo e estimulando o amor e a importância pela leitura, o livro e a literatura. Ademais, com a chegada do projeto e dos voluntários, a comunidade sente-se valorizada por ter sido escolhida(dentre milhares) como beneficiária da ação cultural e muito feliz por poder também mostrar/compartilhar sua cultura popular e seus saberes ao voluntários-visitantes, fortalecendo assim a auto-estima dos moradores e a preservação do seu modo de vida tradicional e em harmonia com a natureza.
Por fim, outro impacto positivo do projeto é tornar a comunidade visível nas mídias(tradicionais ou alternativas), em razão das matérias e dos materiais que são produzidos e divulgados, nos diversos meios de comunicação, sejam eles próprios ou de terceiros. Este fato, também eleva o orgulho e o sentido de pertencimento do lugar dos moradores das comunidades, além de possibilitar a amplificação da história oral da comunidade para o registro em mídia escrita, eternizando e preservando sua memória viva para as atuais e futuras gerações.

VI - METODOLOGIA
Será utilizada a mesma metodologia que já vem sendo aplicada desde 2008 na Barca das Letras(barcadasletras.blogspot.com.br). Com o apoio de pessoas(educadores populares, escritores/poetas, produtores culturais, artistas) e de Coletivos, vêm sendo feitas mobilizações em Brasília(DF), São Paulo(SP),  Belém(PA) e Macapá(AP) por meio de campanhas permanentes de arrecadação de livros para levar e distribuir às crianças das comunidades que serão beneficiadas com o Projeto. Também serão mobilizados voluntários e amantes da leitura que queiram ir conosco até as comunidades a fim de compartilhar seus saberes, fazeres e dizeres culturais, possibilitando assim uma rica troca solidária de experiências entre os que vivem na cidade e as crianças das comunidades vivenciadas. 
Contando com o apoio(aceitação) das próprias comunidades por meio de suas lideranças, agitadores culturais, animadores, seguimos para as comunidades/povoados/aldeias, na data previamente acordada, para fazer a ação para as crianças no lugar e na hora que eles mesmos determinam, podendo ser no centro comunitário, na igreja, no porto(trapiche), embaixo de uma árvore frondosa, na Escola, na sede da Associação, em praça pública.  
E em razão da distância da comunidade visitada para a capital, prevê-se a permanência de, pelo menos, duas noites em cada comunidade/povoado vivenciado. E como nas comunidades não há hotel ou pousada, dorme-se e come-se na casa de algum morador ou nos próprios locais onde são feitas as ações, em barracas que são levadas pelos próprios voluntários. Importante frisar que com a aprovação deste Projeto será possível gerar renda nas próprias comunidades visitadas, uma vez que se privilegiará a aquisição de produtos alimentícios(açaí, peixe, frutas, verduras) produzidos pelas próprias comunidades,  bem como a contratação de prestadores de serviços locais, como locação de veículos(barcos, carroças, bicicletas), pilotos de embarcação, cozinheira, ajudantes de produção, que são os pais/mães/irmãos das crianças beneficiadas.


VII – CRONOGRAMA
Mês 1:
  • Compra de equipamentos e materiais para a viagem
  • Campanha de Arrecadação de livros e revistas
  • Contatos com as lideranças das comunidades/parceiros para definir datas das vivências
  • Divulgação da agenda de viagens para voluntários da Barca das Letras e abertura de inscrições

Mês 2 :
  • Campanha de Arrecadação de livros e revistas
  • Definição do grupo de voluntários que viajará para as comunidades do Pará
  • Contratação da logística de transporte para deslocamento de Belém(PA) até as comunidades
  • Vivência nas duas comunidades do Território Nordeste Paraense

Mês 3 :
  • Campanha de Arrecadação de livros e revistas
  • Definição do grupo de voluntários que viajará para as comunidades do Amapá
  • Contratação da logística de transporte para deslocamento de Macapá(AP) até as comunidades
  • Vivência nas cinco comunidades do Território Sul do Amapá
  • Elaboração e envio do Primeiro Relatório de acompanhamento do Projeto

Mês 4 :
  • Campanha de Arrecadação de livros e revistas
  • Definição do grupo de voluntários que viajará para as comunidades de Roraima
  • Contratação da logística de transporte para deslocamento de Boa Vista(RR) até as comunidades
  • Vivência nas duas comunidades do Território Raposa Serra do Sol – São Marcos

Mês 5 :
  • Campanha de Arrecadação de livros e revistas
  • Definição do grupo de voluntários que viajará para a comunidade de Mato Grosso
  • Contratação da logística de transporte para deslocamento de Brasília até a Chapada dos Guimarães(MT)
  • Vivência na comunidade do Território Baixada Cuiabana

Mês 6 :
Revelação das fotos de cada comunidade
Envio dos álbuns de fotos para cada comunidade vivenciada
Elaboração da Prestação de Contas

Mês 7 :
Envio do Relatório Final, apresentando as atividades realizadas, conforme Edital.


VIII - PRODUTO FINAL DA PROPOSTA A SER DESENVOLVIDA
  1. Distribuição de 5.000 (cinco mil) livros(infantil, poesia, literatura, cordel, didático) e revistas em quadrinhos(gibis) para crianças/adolescentes/jovens e adultos levarem para suas casas, arrecadados em campanhas permanentes de doação em Brasília(DF), São Paulo(SP), Belém(PA) e Macapá(AP);
  2. Oficina de Leitura (dos livros doados): estimular as crianças de forma lúdica a ler os livros/gibis doados;
  3. Contação de Histórias pelos mestres de cada comunidade visitada;
  4. Oficina de Art&reciclagem com poesia: onde o lixo seco(doméstico) espalhado pela comunidade é recolhido e é transformado em arte diversa e poética, feita pelas próprias crianças e demais interessados;
  5. Oficina de Pintura para a criançada;
  6. Oficina de fotografia: as crianças são estimuladas a fazer registros fotográficos para que percebam, leiam o mundo ao seu redor, registrando os rostos de suas famílias, seu modo de vida e as belezas naturais da comunidade;
  7. Palestra sobre oportunidades culturais por meio de editais e concursos ofertados por órgãos públicos e/ou da iniciativa privada, com apresentação do nosso blog editaisdecultura.blogspot.com.br;
  8. Exibição de filmes animados(cineminha);
  9. Animação com o Palhaço Ribeirinho e a Rádia Megafônica NossaCasa Amazônia Livre;
  10. Doação de um pen drive com todas fotos e vídeos da ação na comunidade;
  11. Doação de dez CD’s de música infantil, para cada comunidade;
  12. Doação de dez DVD’s de desenhos animados, para cada comunidade;
  13. Doação de um álbum com 100 fotos (10x15) da ação na comunidade.



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Jonas Banhos
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