quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Pau & Corda do Carimbó celebra a cultura popular e arrecada livros pra Barca das Letras



1° dia da programação do Pau & Corda do Carimbó celebra a cultura popular
 

Preparativos...

A manhã deste sábado, 18 de agosto, na Passagem Álvaro Adolfo da Pedreira, no coração de Belém, já era de festa e expectativa. Crianças chegavam curiosas e ansiosas, observando e ajudando nos preparativos do mastro e das brincadeiras que dali a pouco iriam tomar conta da rua. Em frente a casa de Neire e Lucas, casal que coordena o SANCARI em conjunto com os demais integrantes, a movimentação era para montar o som, a tenda e o palco improvisado ali mesmo, na calçada da casa modesta, agora transformada em centro da agitação cultural que movimenta toda a comunidade.
Preparação do palco do Pau & Corda do Carimbó - ano IV

Ornamentação do Mastro
Preparação do palco do Carimbó Pau e Corda ano IV

Era o início do 1º dia do Pau & Corda do Carimbó - Ano IV, projeto nascido ali mesmo a partir da vontade e garra dos carimbozeiros do Grupo SANCARI, uma das referências do carimbó raiz de nossa região. Este ano a edição tem a parceria daCampanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo um dos eventos integrantes do Circuito ZIMBA PARÁ 2012.

Mastro do Pau e Corda - ano IV

Daqui a pouco serão quebrados pelas crianças do bairro.

Após enfeitar o mastro festivo, tradição herdada das festas populares do Marajó e do Salgado Paraense, a rua foi transformada em território das crianças e suas brincadeiras tradicionais: cabo-de-guerra, corrida do saco, quebra-pote, e outras delícias que são patrimônio precioso de uma cultura da infância que teima em resistir aos apelos da modernidade e da tecnologia. Vibrando sua felicidade nas ruas e calçadas da Álvaro Adolfo, essas crianças podem se reconectar com suas raízes, com seus pais e avós que também brincaram nas ruas e quintais, em épocas e lugares em que isso não era perigoso ou proibido.

Cabo de Guerra das crianças

Cabo de guerra dos adultos

Outra ação realizada no evento foi a arrecadação de livros, gibis, revistas e materiais didáticos que deverão ser doados para crianças e adolescentes de comunidades rurais, ribeirinhas, quilombolas e populares de nossa região. A iniciativa é uma parceria com o projeto Barca das Letras, que promove ações de promoção de leitura e cidadania em comunidades da Amazônia.

Tenda de doações de livros, revistas, gibis, etc...

Faça suas doações!! O projeto Barca das Letras, nós e todos os beneficiados pelas doações agradecem!!

levantação do mastro colorido se deu logo em seguida, numa grande festa ao som dos batuques do Boi Malhadinho, do Bairro do Guamá, um dos convidados do evento e parceiro há vários anos do SANCARI. Na tradição popular, o mastro é símbolo de fartura e fertilidade, conexão entre o sagrado e o humano, devoção e diversão. O mastro do Pau & Corda guarda esses significados, enfatizando principalmente o lado lúdico e comunitário que se reafirma a cada ano no compromisso com as manifestações culturais que formam nossa identidade.

A comunidade carregando o mastro

Mastro erguido na Pass. Álvaro Adolfo

A festa então se deu no palco colorido e artesanal do evento, com a apresentação de vários grupos e artistas populares convidados, parceiros solidários nesse esforço comum de buscar a valorização de nossa cultura.
Boi Malhadinho

Grupo Katumarã

Grupo Paranativo

Por lá tivemos a honra de receber grupos como o Boi Malhadinho do Guamá, os parafolclóricos Moara e Katumarã (do bairro da Pedreira), Paranativo (do bairro do Benguí), além de artistas como André Nascimento, o conjunto musical Som do Pau Ocoe o anfitrião SANCARI, fazendo a alegria do público com toda a energia e diversidade da música paraense tradicional e popular.

Grupo Moara

Sancari

Som de Pau Oco

André Nascimento

Foi um dia maravilhoso, intenso e festejado como deve ser num projeto como esse. A primeira parte do Pau & Corda foi organizada e realizada a muitas mãos e vozes, mostrando a força e a capacidade do fazer coletivo e comprometido com nossas tradições. Agora é se preparar para as próximas atividades do projeto, que acontecem nos dias 24 e 25 de agosto no mesmo local.

As crianças da Pedreira

Bolsas confeccionadas a partir de saco plástico


Entrevista para a Rádio Cultura



Nossos agradecimentos a todos os artistas e grupos, colaboradores, voluntários, produção e moradores da Passagem Álvaro Adolfo que contribuem para o Pau & Corda do Carimbó acontecer mais um ano. Agradecemos também o apoio que estamos recebendo da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, do Ná FigueredoArmarinho ProgressoARTEPAMRádio e TV Cultura do Pará, radialista João Cunha e Rádio Clube do Pará.

Sobre o Pau & Corda do Carimbó:

O evento foi criado em agosto de 2009, com o objetivo de envolver a população e os artistas populares paraenses na celebração do Dia do Folclore (22) e do Dia Municipal do Carimbó (26), duas datas que deveriam servir para fortalecer e promover a valorização das culturas populares e tradicionais, mas que geralmente passam despercebidas. Na 1ª edição, o lendário Mestre Verequete recebeu a homenagem e o carinho, ainda em vida, de centenas de pessoas presentes no Pau & Corda na Álvaro Adolfo, emocionando todos ao cantar suas músicas e comemorar seus 94 anos no meio do público que o consagrou como ícone do carimbó e da música paraense. Promovido pelo grupo SANCARI e moradores da Passagem Álvaro Adolfo, em parceria com a Campanha do Carimbó, o evento vem se firmando no cenário cultural como espaço de fortalecimento e visibilidade para a cultura popular paraense em geral e o carimbó em especial.
Mais informações:
· (91) 3228-0949 | 9607-3710 | 8722-9502

fonte: por email Isaac Loureiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/