domingo, 11 de maio de 2014

A Barca das Letras vai navegando Brasil a fora.



Quem conhece e já embarcou nesse projeto inovador de incentivo a leitura e a cultura nunca mais se esquece. A Barca das Letras é uma iniciativa pioneira que surgiu em Macapá (AP) através de uma idéia de Jonas Banhos, um profissional liberal que decidiu trocar o terno por uma roupa colorida e levar a leitura a lugares em que o livro dificilmente chega, seja por falta de logística ou mesmo devido aos altos custos dos livros no Brasil.Iniciado em 21 de abril de 2008 junto às populações ribeirinhas do Norte do país o projeto hoje alcança, aos poucos, outras regiões do Brasil. Levando literatura e entretenimento principalmente para as crianças, mas sem esquecer os leitores adultos. Principalmente buscando público fora dos grandes centros.
O projeto desenvolvido por Jonas Banhos consiste na troca de livros e gibis entre as crianças, adolescentes e adultos. Ele monta uma tenda ou outra estrutura em um evento, espalha os livros e com suas roupas coloridas convida a todos para escolher livros dos seus interesses. Os livros não são vendidos, são trocados, isso mesmo trocados. As crianças vão em suas casas e trazem um livro que não seja didático e trocam por outro que ainda não leram. Com os gibis a mesma coisa, eles são trocados na barca por outros que a criança não leu. 
Os livros e gibis são de temáticas variadas, não interessando o valor venal da obra, a mesma e trocada por outra que já foi lida. Quando a pessoa de passagem se interessa por um determinado exemplar, pode, aí sim, adquirir por R$10,00 – seja que livro ou tipo de literatura que for. Cada livro por apenas R$10,00 que serão revertidos integralmente para o projeto, mas o interesse maior do idealizador é a troca.
A Barca das Letras, não pára. Começou como uma embarcação que ainda hoje circula entre os ribeirinhos da Região Norte do país, mas atualmente, assim como na internet, navega também em terra firme indo a outros Estados. Com muita simplicidade, Jonas conta que em alguns lugares já está atingindo a terceira geração de leitores em comunidades carentes que de outra forma não teria acesso a leitura e a cultura com tanta facilidade.
Ele disse que em muitos lugarejos as crianças que levaram livros ou gibis guardam os exemplares com muito cuidado para serem trocados por outros quando a Barca regressa em suas comunidades.
Com suas origens fixadas no Amapá, Jonas também tem uma base em Brasília, onde conta com muitas pessoas visionárias como ele e que sempre oferecem doações de livros para manter a Barca das Letras navegando entre as comunidades e espalhando o gosto pela leitura entre brasileiros que também deve ter direito ao livro e a cultura.
O blog do projeto é: http://barcadasletras.blogspot.com.br/

Veja as fotos da Barca das Letras na VI Semana Índigena - Memorial Serra da Mesa - Uruaçu/GO

fonte:
http://goiasemnoticias.blogspot.com.br/2014/04/a-barca-das-letras-vai-navegando-brasil.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/