quarta-feira, 7 de maio de 2014

Barca das Letras na II Semana da Leitura Kiriri na Aldeia Cajazeira(Banzaê/Bahia)

A II Semana da Leitura Kiriri Barca das Letras aconteceu de 25 de abril a 6 de maio de 2014, nas aldeias Cajazeira e Segredo, localizadas na Terra Indígena Kiriri Cantagalo, no sertão da Bahia, município de Banzaê. Várias atividades lúdicas de incentivo à leitura ocorreram no interior da Escola Estadual Índio Feliz, na Aldeia Cajazeira, e, também em seus arredores e na Escola Arco e Flexa, na Aldeia Segredo.

Os primeiros dias da Biblioteca Itinerante Infantil Barca Das Letras na Aldeia Kiriri Cajazeira são de profundas e afetuosas vivências com as crianças, seus pais e avós, seus educadores da Escola Indígena Índio Feliz. É uma leitura inicial do mundo dos Kiriri. Momento de matarmos nossas saudades mútuas. Momentos de planejarmos nossas ações de incentivo amoroso da leitura dos livros que foram doados pelos moradores de Brasília e que já estão aqui conosco na Aldeia, para juntos e misturados, colocarmos as crianças para brincar de ler. Momentos de visitar as crianças e os anciãos em suas casas, e, vivenciar a cultura viva de cada um.










Após as vivências iniciais, chega o dia de começar as intervenções na Escola Índio Feliz. Na noite do dia 29/04 os educadores indígenas e o palhaço Ribeirinho reuniram-se para começar a transformar a Escola numa grande bibliteca viva, a Barca das Letras. E no dia seguinte, a Biblioteca Itinerante Infantil Barca Das Letras já começou a brincar de ler com as crianças do turno da tarde da Escola Estadual Indígena Índio Feliz(ensino da educação infantil ao 5º ano), da aldeia Cajazeira, que ansiosas cairiam pra valer no mundo mágico da leitura viva.













Nos dias seguintes a brincadeira continuou, sempre estimuladas pelos educadores indígenas, pais e amigos da Escola e pelo palhaço Ribeirinho. As crianças, eufóricas, leram bastante os livros doados por moradores de Brasília(DF), brincaram para valer com os brinquedos doados em Brasília(DF), participaram de várias brincadeiras com as palavras e com as coisas da natureza; pintaram e fizeram arte, assistiram cinema animado com pipoca, com a inauguração do video cassete e das fitas em VHS doadas no Eixão do Lazer em Brasília(DF). E tudo feito sempre com muito afeto, alegria e criatividade por todos os engajados educadores indígenas, que acolheram amorosamente o palhaço Ribeirinho.

E para finalizar:




A II Semana da Leitura Kiriri Barca Das Letras finalizou na noite de 6 de maio, na Aldeia Cajazeira, localizada no município de Banzaê, sertão da Bahia. Uniram-se crianças das aldeias Cajazeiras e Segredo na Escola Índio Feliz para brincar de ler, pintar, desenhar, correr, enfim, pintar o sete durante todo o dia.
Foram duas semanas de muitas leituras dos livros doados por moradores de Brasília para a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras - NossaCasa de Cultura e Cidadania, os quais ficaram para fortalecer a educação indígena nas Escolas Índio Feliz e Arco e Flecha, nas duas aldeias.

















Vai aí uma poesia para as crianças Kiriri:

O Ser Criança Kiriri 

Elas não são tanajuras
Mas também criam(suas) asas
Correm e pulam alegres para lá e para cá
às vezes, em círculos sinuosos,
outras vezes, em retas coloridas,
Mas também páram!
E lêem!
E escrevem!
E pintam!
E desenham!
E falam!
E ouvem!
E montam!
E desmontam!
E decoram!
E bagunçam!
E quebram!
E consertam!
E tecem!
E colam
E cantam!
E encantam!
E moldam!
E comem!
E enfeitam(se)!
E entocam(se)!
E riscam(se)!
E arriscam(se)!
E assistem(se)!
E rabiscam(se)!
E sobem(se)!
E descem(se)!
E sentem(se)!
E cheiram(se)!
E aprendem(se)!
E ensinam(se)!
E abraçam(se)!
E beijam(se)!
E brigam(se)!
E amam(se)!

São elas, as nossas amadas crianças Kiriri
durante os dias de Semana da Leitura Kiriri
Barca das Letras nas Aldeias Kiriri.

"Ixi Maria",
"sei lá",
amo-as,
todas!!!



Gratidão imensa a todas as amadas crianças Kiriri; a todos os educadores indígenas(professores, merendeiras, apoio administrativo, serviços gerais); aos anciãos que estiveram sempre presente compartilhando seus saberes; aos pais/avós/irmãos das crianças também presentes; aos nossos articuladores locais Dernival Dos Santos(Aldeia Cajazeira) e Luciano Batista(Aldeia Segredo) por viabilizarem toda a ação;à repentista da comunidade, a Dona Sí pelos versos soltos ao ar; às lideranças da Aldeia Cantagalo(Cacique Manoel, Pajé Adonias; Conselheiro Zé); à toda a família de Dernival dos Santos que acolheu com muita amorosidade o palhaço RIbeirinho durante as duas semanas, alimentando-o fisicamente e, principalmente, dos saberes indígenas Kiriri; gratidão aos nossos doadores queridos!!!





Todas as fotos estão disponíveis em nosso álbum do flickr:

https://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/sets/72157644293466860/


Agora começam os preparativos para a próxima mochilada cultural da nossa Barca das Letras, que será na TEIA Nacional em Natal,, de 19 a 23 de maio.

Coração pleno de muito amor e alegria...
O sertão da Bahia continua em mim...

Abraços fraternos a todos os amados amigos Kiriri!!!

Jonas Banhos
www.barcadasletras.blogspot.com.br
barcadasletras@gmail.com
(61) 8167 1254

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/