quinta-feira, 12 de junho de 2014

Barca amapaense vai levar leitura para áreas ribeirinhas durante a Copa

'Copa da Leitura e da Alegria' levará cerca de 3 mil livros para comunidades.

Barca das Letras fará itinerário no período de 12 de junho a 13 de julho.

Fabiana FigueiredoDo G1 AP
Comente agora
Biblioteca comunitária montada na comunidade São Tomé, no município de Itaubal do Piriri (Foto: Jonas Banho/Arquivo Pessoal)Biblioteca comunitária montada na comunidade São Tomé, no município de Itaubal, no Amapá (Foto: Jonas Banho/Arquivo Pessoal)
No período de 12 de junho a 13 de julho, comunidades dos municípios de Macapá (AP), Itaubal(AP), Ourém (PA), Capitão Poço (PA) e Abaetetuba (PA) receberão o projeto 'Copa da Leitura e da Alegria', promovido pela biblioteca itinerante infantil Barca das Letras. O serviço é opção de lazer durante todo o período da Copa do Mundo, realizada em 2014 no Brasil.
Foram doados aproximadamente 3 mil livros para o itinerário. A proposta é incentivar a leitura e oferecer uma opção de lazer, cultura e educação aos moradores do Amapá e Pará durante os jogos da Seleção Brasileira. Integram o acervo da biblioteca livros de literatura para jovens e adultos, livros técnicos e didáticos, revistas em quadrinhos e histórias infantis.
Segundo o coordenador do projeto, Jonas Banhos, a “Copa da Leitura e da Alegria”, assim como as outras jornadas elaboradas pela Barca das Letras, é realizada através de trabalho voluntário.
“Nas comunidades ribeirinhas a proposta é mais ampla. Os voluntários realizam oficinas de fotografia, contação de histórias e música, com o objetivo de aproximar a leitura com a vida dessas crianças”, comenta Banhos.
Durante as atividades, que terão a duração de 8h em cada comunidade, o palhaço "Ribeirinho" conduzirá brincadeiras com as crianças.
Sede do Barca das Letras recebe doações de livros em Macapá (Foto: Jonas Banhos/Arquivo Pessoal)Sede do Barca das Letras recebe doações de livros em Macapá (Foto: Jonas Banhos/Arquivo Pessoal)
Barca das Letras
A Barca das Letras é uma biblioteca itinerante que navega pelas comunidades ribeirinhas do Amapádesde 2008. O objetivo é estimular o prazer da leitura nos ribeirinhos do Pará e Amapá, através da distribuição de livros.
Os materiais são resultado de doações arrecadadas em campanhas permanentes na sede da biblioteca, em Macapá, e em postos em Belém e Brasília. Os donativos são recebidos pela ONG “Nossa Casa de Cultura e Cidadania”, que também planeja as jornadas realizadas pelos projetos. As doações na capital amapaense são feitas por agendamento, com a voluntária Rita Amorim, por meio do telefone (96) 8138-9164.
Programação
Dia 12 de junho
Local: Macapá (sede da biblioteca, na Av. Ernestino Borges, número 567, Laguinho)
Hora: a partir das 9h até o fim do jogo de abertura da Copa
De 13 a 24 de junho
Locais: comunidades dos rios Amazonas, Macacoari e Igarapé Novo (Itaubal/AP)
De 25 de junho a 13 de julho
Locais: Ourém, Capitão Poço e Abaetetuba (PA)
fonte:
http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2014/06/barca-amapaense-vai-levar-leitura-para-areas-ribeirinhas-durante-copa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/