sexta-feira, 13 de junho de 2014

Escola Família Agroecológica do Rio Macacoari será inaugurada neste sábado(14/06) no Amapá

Será inaugurada a primeira Escola Agroecológica do Amapá, localizada no Rio Macacoari, esquina com o Rio Amazonas
por Jonas Banhos



foto: Jonas Banhos(fevereiro/2013)


Um sonho sonhado junto por uma comunidade está virando realidade na foz do Rio Macacoari, esquina com o Rio Amazonas, no município de Itaubal(Amapá). Dia 14 de junho será inaugurada a Escola Família Agroecológica do Macacoari - EFAM. Fruto do esforço coletivo dos moradores das comunidades da foz do Rio Macacoari, a Escola foi construída por meio de diversos mutirões das famílias, que não mediram esforços para erguer uma Escola Comunitária, bem diferente das Escolas governamentais, na beira do rio, bem no meio da floresta, num lugar em que nem mesmo existia energia elétrica. O processo de construção da Escola levou mais de cinco anos, demandando muita persistência das lideranças ribeirinhas, bem como das famílias envolvidas.


A Escola Família Agroecológica do Macacoari - EFAM tem características próprias, voltadas para a realidade de seus educandos, considerando, sobretudo, seus diversos saberes e fazeres, suas culturas e modos tradicionais de quem vive às margens dos rios, no meio da floresta, produzindo o alimento, extraindo e comercializando o "ouro negro da Amazônia", o açai. O principal diferencial é que a Escola Família trabalha com a Pedagogia da Alternância, que é o processo de ensino-aprendizagem acontecendo em espaços e territórios diferenciados e alternados, ou seja, o educando passa um período na Escola e outro período em casa, colocando em prática o que apreendeu, sob a orientação de um professor(geralmente, da própria comunidade ou ex-aluno de Escola Família).

Aldemir Correa, jovem liderança da Foz do Rio Macacoari, ex aluno da Escola Família do Carvão(Mazagão) enfatiza os diferenciais nesse tipo de Escola Familiar: "primeiro é levado em conta o espaço familiar e a comunidade de origem(realidade) do educando; o segundo, é a Escola onde o educando(a) partilha os diversos saberes que possui com os outros atores e reflete-se sobre eles em bases científicas(reflexão); e, por fim, o educando retorna à família e à (sua) comunidade a fim de continuar a práxis(prática + teoria) seja na comunidade e/ou na propriedade familiar, desenvolvendo atividades técnicas agroextrativistas na busca do desenvolvimento da propriedade familiar ou na inserção em determinados movimentos sociais."

A Escola Família Agroecológica do Macacoari - EFAM será mantida pela Associação da Escola Família Agroecológica do Macacoari - AEFAM, por meio de convênio firmado com o Governo do Estado do Amapá, que também apoiou na construção da infraestrutura da Escola. Serviço: Escola Família Agroecológica do Macacoari - EFAM Comunidade Nossa Senhora de Nazaré(Foz do Rio Macacoari) escolafamiliadomacacoari@gmail.com (96) 8104 5376 Aldemir Correa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/