quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Barca das Letras em Formosa(GO) nesta sexta-feira(10/01/2014)



Mil e trezentos livros serão espalhados pelo palhaço Ribeirinho, o comandante da Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras, na Praça Rui Barbosa para os leitores da cidade de Formosa(GO) se divertirem prazerosamente com a leitura. A intervenção cultural de incentivo a leitura acontece durante o evento "Colônia de Férias", promovido pela Prefeitura Municipal de Formosa,  na noite desta sexta-feira(10/01), a partir das 18:00 horas. .

foto do facebook de Edna Xavier

Durante as quatro horas de intervenções serão distribuídos gratuitamente livros de literatura para crianças, jovens e adultos; livros didáticos e técnicos; gibis; revistas diversas. Todo o acervo da biblioteca Barca das Letras poderá ser levado para casa pelos leitores que aparecerem na Praça, sem nenhuma burocracia. Aqueles que tiverem livros em casa parados, chamando traças e cupins, também poderão levar para serem doados a outros leitores.  É só chegar,  escolher, ler e levar!




Também haverá exposição fotográfica das comunidades já vivenciadas pela Barca das Letras, inclusive com fotos da participação da biblioteca itinerante nos dois últimos Encontros do Bonito(GO) de Culturas Populares; varal poético; decoração da biblioteca com artesanato das comunidades da Amazônia; leituras e brincadeiras com as palavras na Rádia Megafônica NossaCasa, apresentada pelo palhaço Ribeirinho; venda de Cordéis de diversos autores da Amazônia e do nordeste.



 
A  Barca das Letras é uma biblioteca itinerante infantil que estimula o prazer da leitura com as crianças(e seus pais e professores) que vivem no interior do Brasil, desde abril de 2008, em comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais e agricultores familiares. Idealizada e coordenada pelo arte-educador amapaense Jonas Banhos, navega pelos rios, lagos, igarapés da Amazônia distribuindo muitos livros, revistas, gibis, brinquedos e material escolar, arrecadados no Eixão do Lazer em Brasília, no último domingo de cada mês. Em 2010 o arte-educador recebeu o Prêmio Tuxaua Cultura Viva do Ministério da Cultura, o que possibilitou a expansão do projeto para 16(dezesseis) comunidades/eventos culturais, durante um ano, nos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Piauí, Ceará, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Já em 2013, a  Barca das Letras aportou no 1º Congresso Latinoamericano Cultura Viva Comunitária, em La Paz(Bolivia), em sua primeira vivência internacional. Todo o trabalho é voluntário e conta com o apoio de parceiros locais de cada comunidade, cidade e Estado vivenciado, sem os quais, seria impossível realizar as intervenções.

Em Formosa, contamos com o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação e do parceiro George Diab, coordenador do Encontro do Bonito de Culturas Populares, evento em que a Barca das Letras vem participando desde 2012.

Então, estão todos convidados para vir brincar de ler na Barca das Letras!

Contatos:
Jonas Banhos
www.barcadasletras.blogspot.com.br
barcadasletras@gmail.com
(61) 8167 1254

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/