sábado, 11 de janeiro de 2014

Barca das Letras ocupa com livros, encantos e alegrias praça de Formosa(GO)








Fotos acima do facebook de Baratta Djbaratta


Mil e trezentos livros foram espalhados pelo palhaço Ribeirinho, o comandante da Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras e vários animados voluntários, de todas as idades, na Praça Rui Barbosa para os leitores da cidade de Formosa(GO) se divertirem prazerosamente com a leitura. A intervenção cultural de incentivo a leitura aconteceu durante o evento "Colônia de Férias", promovido pela Prefeitura Municipal de Formosa,  na noite desta sexta-feira(10/01), das 18:00 horas até 22:00 horas.













Uma hora antes do horário marcado para o início das atividades, duas amáveis crianças(Heitor e Lucas) acompanhadas de sua mamãe e uma jovem que lia sentada em um banco da praça, foram convidados pelo palhaço Ribeirinho para ajudarem na montagem da Barca das Letras. Assim, juntando mais o Barata e o Quintino, atenciosos funcionários da Secretaria de Cultura de Formosa, éramos cinco os voluntários responsáveis por começar a decorar a Barca das Letras antes da chegada dos demais leitores. Depois, foram chegando outras crianças que também quiseram ajudar a misturar os diversas panos e tapetes coloridos, cheios de bichos e pendurar os artesanatos amazônicos das comunidades já visitadas pela Barca das Letras nos últimos cinco anos. E assim, formos dando o formato que, ao final, encantou muitos dos frequentadores da iluminada Praça Rui Barbosa, bem em frente à Prefeitura da cidade, que não pouparam em compartilhar e demonstrar sua alegria, ao distribuir vários sorrisos gratuitos.







Foram quatro horas de intervenções lúdicas para encorajar os frequentadores da Praça para levarem  gratuitamente livros de literatura para crianças, jovens e adultos; livros didáticos e técnicos; livros em ingês/espanhol/francês; gibis; revistas diversas. Engraçado ver a cara de espanto das pessoas ao depararem-se com tantos livros espalhados pelo chão e bancos da praça, formando um verdadeiro rio bonito das letras, ou, ainda uma bonita cachoeira de letras, a la Itiquira, cujo caminho passa logo ali num dos cantos da praça!!!

As crianças divertiram-se muito, lendo sentadas no chão ou nos bancos da praça; falando eufóricas na Rádia Megafônica NossaCasa; respondendo os advinhas e ditos populares lançados ao vento pelo palhaço Ribeirinho; e recitando os trava-línguas diversos retirados do paneiro, enquanto papais e até vovós escolhiam os livros que seriam levados para suas casas. Adolescentes e jovens, que gostam de ler, também vieram pra praça escolher muita literatura e romances para adoçar a vida.






 
 






 Esta ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Formosa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, sob o comando da nossa querida Vera Couto, que nos fez o convite e nos assistiu com toda logística, juntamente com toda sua atenciosa equipe(Regina, Barata, Quintino e demais); da Secretaria Municipal de Educação que nos forneceu o transporte de ida e volta; e do nosso parceiro George Diab, coordenador do Encontro do Bonito(GO) de Culturas Populares, evento em que a Barca das Letras vem participando desde 2012. E gratidão aos nossos agitadores culturais vizinhos da Secretaria Municipal de Promoção Social, que forneceram água e lanche pro palhaço Ribeirinho, durante a brincadeira!




Estas últimas cinco fotos foram retiradas do facebook da Secretaria de Cultura de Formosa


A todos que fizeram a Barca das Letras em Formosa ser tão formosa, nossa terna gratidão!

As fotos estão disponíveis em nosso álbum no flickr:

http://www.flickr.com/photos/mochileirotuxaua/sets/


Até o próximo encontro, encanto, galera bonita. leitora (d)e Formosa!!! Deixo-lhes uma última palavra daquele que dá nome à Praça que acolheu a Barca das Letras:


abraços fraternos,

Jonas Banhos
www.barcadasletras.blogspot.com.br
barcadasletras@gmail.com
(61) 8167 1254

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/