segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Barca das Letras rumo às comunidades ao longo do Rio Guamá, em Ourém e Capitão Poço(Pará)

Abarrotada de livros infantis, gibis, brinquedos, material escolar, muitas poesias e brincadeiras é que a Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras,  sob o comando do Palhaço Ribeirinho, segue nesta terça-feira(28/01), saindo do Lago Paranoá em Brasília(DF), rumo às comunidades localizadas ao longo do rio Guamá, no nordeste do Pará.
A programação da Barca das Letras começa já nesta sexta-feira(31), na periferia da cidade de Ourém, com muitas leituras e brincadeiras para as crianças que fazem parte do Boi Bumbá Lapichina, aportando no período da tarde no terreiro do Mestre Sales, amo do Boi.


Já no dia 1º/02 a Barca das Letras segue navegando até Santo Antônio, localizada no município de Capitão Poço, aonde mais uma vez vai brincar com as alegres crianças da comunidade, debaixo de uma frondosa mangueira, sob os cuidados da nossa mestra Dona Eunira e família.


E no domingo(2/02), pela primeira vez, os voluntários da Barca das Letras brincarão de ler com a criançada do Quilombo Narcisa, localizado às margens do Rio Guamá, município de Capitão Poço, onde vivem isoladas 18 famílias.


Esta ação da Barca das Letras conta com o apoio da Fundação Cultural de Artes e Esportes Mundico e Manola(FUNCARTEMM), Pousada Agroecológica LuArlindo(Ourém), Boi Bumbá Lapichinha, Mestre Sales e família, moradores da comunidade Santo Antônio, Associação dos Moradores do Quilombo Narcisa, Projeto Orube Arte Educação(Satélite/Belém-PA), doadores do Eixão do Lazer(Brasília/DF).


A Barca das Letras


A Barca das Letras é uma ação do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania, idealizada em 2008 pelo arte-educador amapaense Jonas Banhos, que estimula o prazer da leitura em comunidades originárias/tradicionais da Amazônia ao Chuí. Em 2010 foi agraciada pelo Ministério da Cultura com o Prêmio Tuxaua Cultura Viva e já teve o prazer de navegar por comunidades e eventos culturais nos Estados do Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Piauí, Ceará, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. E em 2013 fez intervenções lúdicas nas ruas de La Paz(Bolívia), durante o 1º Congresso Latinoamericano Cultura Viva Comunitária. Para saber mais sobre as ações da Biblioteca Itinerante Infantil Barca das Letras acesse o blog www.barcadasletras.blogspot.com.br.


Contatos:
barcadasletras@gmail.com
(61) 983557232 - Jonas Banhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/