segunda-feira, 16 de julho de 2012

"Uma Barca das Letras para livros viajarem pelo Brasil"


(MS, 15/07/2012, às 12:42:33)






Por: MauroSampaio/Acessepiaui 

Ele chega no meio da manhã de domingo no Eixão da Asa Norte para enfeitar a "Barca das Letras". Ao som de músicas alternativas, aquelas nacionais e estrangeiras que não se ouve em qualquer rádio, vai criando um ambiente colorido, cheio de trecos pendurados no varal e pelo chão, aparentemente tudo fora de lugar.

Uma mala velha está vazia, aguardando livros para viajar até comunidades ribeirinhas na Amazônia, e quem mais quiser no resto do Brasil.

Ele é o palhaço Ribeirinho, nome oficial Jonas Banhos, amapaense radicado em Brasília desde 1998. Fazer rir e fazer ler para "escapar do Bolsa Família" se juntaram dez anos depois, logo quando um grupo de pessoas em Estados vizinhos e também distantes (separados por muita água), Amapá e Pará, resolveram criar o Movimento Nossa Casa de Cultura e Cidadania.

Na comunidade virtual, Jonas Banhos e sua trupe se definem:  
Sou itinerante, caminho por aí distribuindo livros, alegrias, esperanças e coletando sonhos e saberes. Só existo porque voluntários e doadores me alimentam e giram comigo por aí e acolá!!! Estou sempre aberta pra acolher todo mundo e assim ajudar a construir um mundo mais humano e cidadão!!! Venha conosco!!!



Livros de todas as espécies são doados e depois seguem para uma cidade que concorde em pagar as despesas de transporte. Os prefeitos têm sido parceiros, não se pode negar. Em Oeiras, na primeira capital do Piauí, Jonas Banhos diz que espalhou mais de três mil doações na praça central e fez uma tremenda festa literária com crianças, jovens e adultos.

"Eu chego na cidade e faço igualzinho ao que faço aqui. Espalho coisas, deixo tudo colorido e louco. Aí, começo a conversar com as pessoas, ler e debater. Essa é a Barca das Letras, que também recolhe para doar revistas em quadrinhos, briquedos e material escolar.

Jonas Banhos afirma que o trabalho voluntário não quer nada mais do que doar com prazer e alegria. Diz do jeito como está na sua página na internet: "Somos independentes, livres, críticos e propositivos. Fazemos trabalho de formiguinha, do beija-flor, tudo com imensa satisfação e amor." Nada em troca, apenas que leiam e se libertem. 
(foto: Mauro Sampaio-Acessepiauí)

http://www.acessepiaui.com.br/brasilia/uma-barca-das-letras-para-livros-viajarem-pelo-brasil/17715.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/