terça-feira, 22 de outubro de 2013

Encantamento e alegria na e da Barca das Letras na Feira Estadual de Ciências de Roraima

A XXI Feira Estadual de Ciências de Roraima (XXI FECIRR)


A Feira aconteceu às margens do belo lago do Parque Anauá, em Boa Vista, no período de 17 a 19 de outubro. Presentes muitas Escolas, professores, alunos, crianças, visitantes em geral. Todos querendo ver e mostrar as ciências que vêm sendo pensadas, testadas e colocadas em práticas nas terras de Macunaíma. A Feira é organizada pela Universidade Estadual de Roraima (UERR) e dá início às atividades da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado de Roraima (SNCT/RR). ,Participaram 29 escolas, sendo 4 do interior (Caracaraí, Bonfim e Rorainópolis), incluindo escolas localizadas em aldeias indígenas. Durante a Feira, também aconteceu a III Mostra Científica de Química da Amazônia Setentrional e o IV Torneio Estadual de Robótica Educacional.
 

No total foram 170 estandes, os quais apresentaram trabalhos com o tema "Ciência, Saúde e Esporte", devido a realização dos grandes eventos esportivos mundiais que o Brasil sediará nos próximos anos. 

Também foi rica a programação cultural da Feira. No palco principal rolou várias apresentações musicais que foram do regional ao rock; artistas circenses; e o III Encontro de Cordelistas de Roraima, com um belo Sarau, que pode ser visto no link dos parceiros do Coletivo Arteliteratura Caimbé (http://caimbe.blogspot.com.br/2013/10/vamos-ao-iii-encontro-dos-cordelistas.html e no http://www.culturaderoraima.blogspot.com.br/2013/10/coluna-rede-literaria-edicao-69-de.html?m=1). Ah, inclusive, o meu parceiro de caminhada arteliterária integrante do Coletivo Caimbé, o Edgar Borges, foi quem fez toda produção e assessoria de comunicação da Barca das Letras. Foi tudo maravilhoso e voluntário!!! Então, nosso muito, mas muito, muito grato a esse cara legal!!!


Aproveite e leia aqui o cordel do Rodrigo de Oliveira e do Evangelista Lima sobre a XXI Feira Estadual de Ciências de Roraima, muito bacana:
http://www.recantodasletras.com.br/cordel/4525237






A Barca das Letras na e da Feira Estadual de Ciências de Roraima 2013



A nossa Biblioteca Itinerante Barca das Letras participou pelo segundo ano consecutivo da Feira Estadual de Ciências de Roraima, a convite da Pró-Reitora da Universidade Estadual de Roraima e Coordenadora da Feira, a professora Ivanise Rizzatti. 

Nos três dias, foram realizadas diversas atividades lúdicas, compartilhamento de saberes, dizeres & fazeres, e, distribuição gratuita de livros,  na Tenda Temática disponibilizada pela organização deste maravilhoso evento educacional-científico-cultural. A brincadeira foi comandada pelo arte-educador Jonas Banhos, que com seu alegre personagem, o Palhaço Ribeirinho, animou geral a criançada, os estudantes, professores e visitantes da Feira, com diversas brincadeiras literárias, tiradas a todo momento da cartola.

foto: Edgar Borges


As crianças na e da Barca da Letras



Elas são as amadas da Biblioteca Itinerante Barca das Letras.
São elas que deixam a Barca super-hiper-colorida e alegre!
Elas são quem fazem os sons dos passarinhos cantantes da Barca!
São elas que lêem em voz alta, voz baixa e até em concentrado silêncio!
Elas são todas lindas, de várias etnias, classes, cores e credos!
São elas que embelezam as beiras dos rios, as aldeias indígenas, as periferias e os centros das cidades!
Elas são, tudo juntinhas e misturadas, as que se transformam em palhaço ribeirinho!
Elas são engraçadas, mas de vez em quando também ouve-se um chorinho!
São elas a razão de existir, e, persistir da Barca das Letras - NossaCasa de Cultura e Cidadania!
Elas são criativas, científicas, libertárias, solidárias, amorosas, encantadas, gentis, meigas!
São elas que dão a magia e a mística na e da Barca!
Elas comandam tudo: lêem, enfeitam, bagunçam, brincam, arrumam, esculpem, modelam, recortam, penduram, derrubam, comunicam, colam, cirandam, poetizam, cantam, pintam os setes e as caras!
São elas que trazem seus papais, mamães, vós, vôs, irmãos e até professores para ler com e para elas na Barca!
Elas são o futuro deste país.
São elas que nos trazem alegrias milssss!
Elas são as nossas amadas crianças que estiveram vivenciado a Barca das Letras nos três dias de Feira Estadual de Ciências de Roraima!
São elas a leitura e a cultura viva comunitária!!!!
Vivas!!!!






Os indígenas na e da Barca das Letras



Diz determinado dito popular: ""Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé." E foi exatamente isso que aconteceu na vivência da Biblioteca Itinerante Barca das Letras - NossaCasa de Cultura e Cidadania por terras de Macunaima. Não... conseguimos articular com nenhuma comunidade indígena a ida da Barca das Letras após a realização da Feira de Ciências de Roraima, como fizemos no ano passado, ao "alongar" a viagem e ir até a Comunidade Indígena Truaru. Como sabido(ou, pelo menos, imaginado) não é tão fácil, muito menos barato, fazer cultura viva no norte do Brasil, sobretudo, na Amazônia distante das cidades, dos centros urbanos, no meio das florestas, na beira dos rios. O acesso é complicado, a comunicação quase inexiste, o transporte precaríssimo e, claro, caro, ou melhor, caríssimo. É isso tudo o que chamam por aí e acolá de "custo ou valor" amazônico. Mas enfim, não deu pra ir, mas os indígenas(estudantes e professores) vieram participar ativamente da maravilhosa Feira científica no meio do mundo. E trouxeram consigo para compartilhar com os presentes, suas pesquisas científicas, seus naturais saberes, seus esportes de força, seus sábios dizeres, seus gostosos sabores, seus doces olhares.
Aproveitamos então esta bela oportunidade (nos) proporcionada pela Universidade Estadual de Roraima, organizadora da Feira, sob a coordenação da professora Ni Rti(Ivanise Rizatti) - que nos convidou pelo segundo ano consecutivo, e, então, entregamos as centenas de livros e gibis que levamos de Brasília, fruto das doações feitas, sobretudo, no Eixão do Lazer, no último domingo de cada mês, e, também, as doações dos moradores de Boa Vista, que atenderam nosso pedido, e, foram levar sua solidariedade nos três dias em que a Barca das Letras esteve lá aportada, em movimento em prol da leitura viva e da democratização do acesso ao livro e à literatura, às margens do Lago do Parque Anauá!



 Massa demais galera linda,
Valeu!

Foram beneficiadas três comunidades indígenas de Roraima!!!




Os poetinhas, os poetas e os poetões na e da Barca das Letras




Eles venceram o medo do microfone da Rádia NossaCasa Amazônia Livre,
Eles derrotaram a timidez e enfrentaram de pé a platéia!
Eles recitaram poesias da Amazônia ao Chuí,
Contaram histórias e causos da floresta pra criançada,
Cantaram cantigas de roda, cirandas, contaram piadas,
Interpretaram e doaram cordéis, mesmo distantes,
Enviaram energias positivas, mesmo ausentes,
Na vida real são identificados pelos incautos como estudantes, professores,
cantores, indígenas, crianças, estagiários, bolsistas, ciclistas e, até, loucos,
Mas o que eles são mesmo?
São os nossos poetinhas, poetas e poetões amazônicos,
que têm um dia só pra eles, o 20 de outubro,
E que ajudaram a animar geral a Barca das Letras,
durante a Feira Estadual de Ciências de Roraima,
de 17 a 19/10/2013, no Parque Anauá, em Boa Vista.




 
Lind@s! Parabéns pra vocês!!!
Meu respeito,
minha (e)terna gratidão,
Té breve meu povo amado!




Os voluntários na e da Barca das Letras
Como é sabido de todos, a Barca das Letras depende das mãos, corações e almas de muitos voluntários por onde ela passa. Cada amante da leitura vem ajudar voluntariamente na montagem e desmontagem da Barca, nas apresentações lúdicas, na mobilização. Durante a Feira Estadual de Ciências de Roraima, tivemos a ajuda desta galera legal aí, cada uma dos seu jeito especial de ser:




 
 
Os doadores na e da Barca das Letras
Também vivemos de doações. Recebemos muitas doações dos moradores de Brasília e sempre levamos em nossas intervenções. Mas, também, sempre incentivamos a solidariedade com as pessoas dos locais onde nos apresentamos. Foi assim que durante a Feira de Ciências de Roraima, recebemos maravilhosas doações que foram entregues às comunidades indígenas que participavam da Feira e aos nossos leitores que vivenciaram a Barca das Letras durante os três dias de brincadeiras arteliterárias. Ah, além de livros, recebemos doações de alimentos, que foram degustados durante as intervenções, tanto pelas crianças, quanto pelo Palhaço Ribeirinho, que assim pôde manter sua forma arredondada, que tanto encanta a criançada.
 




 
 

 
As reportagens na imprensa de Roraima na e da Barca das Letras
Nossos sinceros agradecimentos à imprensa local que não poupou nas reportagens e divulgação da Biblioteca Itinerante Barca das Letras antes, durante e depois da Feira Estadual de Ciências de Roraima 2013.



















Todas as fotos estão disponíveis em nosso álbum no flickr:


Beijos de encantamento,
abraços fraternos de alegria,
pra todos vocês,
do palhaço Ribeirinho,


Jonas Banhos
(61) 8167 1254

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/