quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Quer ser voluntário da leitura, do amor e da alegria na Barca das Letras?

Voluntários da Barca das Letras que moram em Belém(PA), Brasília(DF),
Boa Vista(RR) reunidos no final de 2012, celebrando a arte do voluntariado!

Sua resposta é sim? Então vamos lá, mãos à obra!  Bem vindo a bordo, em primeiro lugar!!! Ao ser voluntário da Barca das Letras você estará se juntando a muitas pessoas e não a uma entidade/organização(pessoa jurídica). Somos todos seres humanos interessados em, mais do que falar, praticar, agir em prol do bem comum, dentro de nossas possiblidades, utilizando nossos próprios recursos (de cada voluntário, seja da cidade, seja das comunidades a visitar), principalmente.





Voluntários Kelly Correa, Dona Creuza Borges,
Jonas Banhos,  S. Martinho e Aldrim Correa
(Rio Macacoari/Rio Amazonas/Amapá)
  

Voluntário Claudio Cardoso, poeta
(Rio Macacoari-Amapá)
 
Nayla Reis, contadora de histórias
(Rio Macacoari-Amapá)

 





Na Barca das Letras não há hierarquia entre nós, não há chefes, não há ordens, há muita gentileza, alegria, uma amorosidade muito grande e fraterna entre todos, um cuidando do outr@ e todos cuidando das crianças das comunidades vivenciadas. Há trabalho, muito trabalho a ser feito até que consigamos chegar até a próxima comunidade na beira dos rios da Amazônia; nas praias ou no sertão nordestino; nas aldeias indígenas Brasil adentro e afora; nos quilombos distantes, isolados por aí e acolá; em eventos diversos de cultura, de educação, de cidadania; enfim, aonde nos convidarem para ir incentivar o prazer da leitura, a cultura viva comunitária, a criatividade e a liberdade das crianças, nós iremos!!!

Jonas Banhos e Marcia Banhos, responsáveis por
 embalar os milhares de livros doados em Brasília(DF)
 
Rita de Cacia(artesã), Jonas Banhos(arte-educador) e
S. Zé Picanço(quilombola, piloto de embarcação)
Rio Macacoari - Amapá
Rita de Cacia, Edgar Borges(poeta de RR) e Jonas Banhos
Rio Macacoari - Amapá



Raimunda Trindade, incentivadora da leitura
Comunidade Carmo do Macacoari(AP)


Rogério Castelo, arte-educador em Macapá(AP)
Rio Macacoari(AP)
 
Sempre precisamos de gentes demasiadas humanas, que queiram doar-se sem querer absolutamente nada em troca(R$, emprego, poder, mandatos políticos partidários ou de conselhos, aparecer na mídia, reconhecimento, "muito obrigado", fazer pesquisa nas comunidades  etc). E mais, o voluntário precisará pagar todas as suas despesas do próprio bolso, que fique logo de início bem claro: a Barca das Letras não conta com apoio mensal de governos ou de empresários ou de ONG's ou de mecenas! Mas, estamos sempre tentando, buscando essas parcerias, participando de editais públicos e de campanhas de arrecadação/doação!!!

Mestre Cardoso, amo de boi bumbá
(Ourém-Pará)
Carol Banhos(arte-educador) e Pedro Cesar Batista(poeta)
Brasília-DF

Arte-educadores Kate Titan, Jonas Banhos, Rozana Barros,
 João Ceguinho, Arlindo Matos, Erivelton Araújo
(Ourém-Pará)


Francisco Mendes, escritor
Rio  Mendaruçu de Cima(Cametá-Pará)


Neuton Chagas, Kate Titan,artesã Dona Maria, Jonas Banhos e Miguel Matos
Comunidade Tupinambá - Ourém(PA)
Então, na Barca das Letras cada um tem que fazer as coisas acontecerem, sem esperar pelo outro, todos pelo bem comum das nossas amadas crianças ribeirinhas, quilombolas, indígenas, filhas de pescadores e agricultores familiares, extrativistas, sertanejos. Você pode começar fazendo uma campanha de arrecadação de livros(menos didáticos), gibis, revistas, brinquedos, material escolar com seus amigos, parentes, sua rede!!!  Ser pró ativo é fundamental para um voluntário da Barca das Letras!!!!






Laila Caddah, atriz(Teresina/PI)  Jean Marconni(arte-educador - Brasília/DF) e Fábio Toledo(Chapada Gaúcha/MG)
Comunidades Boquinha(PI), Eixão do Lazer(DF) e Quilombo Vão dos Buraquinhos(MG)



Nós temos uma agenda que é divulgada mensalmente no nosso blog http://barcadasletras.blogspot.com.br/. Nela estão os lugares onde estaremos, seja arrecadando livros, seja doando pras comunidades. Daí você verifica qual data você pode ir e nos comunica para que possamos te passar os detalhes da viagem, as regrinhas básicas e etc e tals.
S. Marcilio, piloto/mobilizador
(São Tomé - Rio Macacoari - Amapá)



Uma vez por mês a gente faz um intervenção no Eixão do Lazer Norte, em Brasília, para arrecadação de livros, gibis, revistas, brinquedos, material escolar e R$ para as mochiladas culturais. Esta é a nossa principal intervenção de arrecadação, é bom que você, voluntário, apareça, participe, porque também é um ensaio-demonstração do que fazemos nas comunidades. Assim, você não chegará zerado ao grande dia do encontro com as crianças e seus olhinhos brilhantes!!!
Rodrigo Braga(ator) e Jonas Banhos
São João da Boa Vista(Ilha do Marajó-Pará)



Sinvaline Pinheiro(Uruaçu-GO) na Barca das Letras
Aldeia Cantagalo Kiriri(Banzaê - Bahia)


 
Arte-educadores Jonas Banhos, Marta Ferreira,
Claudio Cardoso, Nivaldo Coelho, Manoel Preto
Comunidade Fortalezinha - Ilha de Maiandeua
(Maracanã-Pará)

Fora isso sempre há muitas outras coisas a fazer, como por exemplo, buscar apoiadores/patrocinadores que queiram bancar o frete dos livros daqui de Brasília até lá na nossa Amazônia. Tem toda a parte de comunicação, caso você tenha facilidade com a escrita; tem o acervo audiovisual para organizar e postar na internet;  tem doação para pegar em domicílio no Plano Piloto; tem que pensar e criar as brincadeiras que serão feitas durantes as intervenções lúdicas nas comunidades; tem a articulação para organizar as idas às comunidades; tem a elaboração de projetos para participar de editais; tem as constantes campanhas de arrecadação feita pela internet, tem as visitas às escolas particulares em busca de doações...tem... tem... não falta o que fazer...



Edson Alves(arte-educador de SP)
Comunidade Boquinha(Teresina-PI)
Wagner Magno, arte-educador em Belém
Comunidade Santo Antônio
(Capitão Poço-PA)

Antes de se juntar ao nosso Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania, sugiro a leitura das matérias no nosso blog  barcadasletras.blogspot.com.br, na nossa página no facebook(https://www.facebook.com/pages/Barca-das-Letras-NossaCasa-de-Cultura-e-Cidadania/145617575484649), viaje pelos nossos álbuns do flickr(http://www.flickr.com/people/mochileirotuxaua/) para que vá conhecendo o nosso modo de incentivarmos a leitura com a criançada das comunidades. Também dê uma lida nas matérias já publicadas na imprensa nestes cinco anos de árduo trabalho voluntário(http://barcadasletras.blogspot.com.br/2013/06/reportagens-sobre-barca-das-letras-de.html).
 

Então é isso, aguardamos seu contato!!!
 
abraços fraternos,
 
Jonas Banhos
Idealizador/Cuidador da Barca das Letras
(61) 8167 1254 Tim Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/