terça-feira, 15 de outubro de 2013

UERR REALIZA XXI FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS

14.10.13
A Universidade Estadual de Roraima (UERR) dá início nesta semana às atividades da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado de Roraima (SNCT/RR). Nos dias 17, 18 e 19 de outubro realizará no parque Anauá a XXI Feira Estadual de Ciências de Roraima (XXI FECIRR), com a participação de 29 escolas, sendo 4 do interior (Caracaraí, Bonfim e Rorainópolis), que vão expor cerca de 130 trabalhos.
Nos dias 17 e 18, quinta e sexta, a feira será realizada das 15h às 19h. Sábado, 19, das 9h às 17h. Além dos projetos das escolas, também estarão expostos 44 trabalhos dos alunos do projeto Despertar, que tem como foco a educação empreendedora. A feira será palco também da III Mostra Científica de Química da Amazônia Setentrional e do IV Torneio Estadual de Robótica Educacional.
No total são 170 estandes. O tema deste ano é "Ciência, Saúde e Esporte",  devido a realização dos grandes eventos esportivos mundiais que o Brasil sediará nos próximos anos: Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014), Jogos Olímpicos (2016) e Jogos Paraolímpicos (2016). O lema foi escolhido com o intuito aproveitar o momento propício desses eventos, que despertam grande interesse do público e da mídia, para organizar e estimular atividades que promovam o engajamento da população, em especial das crianças e dos jovens, com destaque para os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.
A FECIRR faz parte da programação da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado de Roraima (SNCT/RR), que acontecerá de 21 a 25 de outubro. Durante a VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia serão realizadas quase 10 mil atividades em 429 cidades do país, com a participação de 642 instituições. Em Roraima, as atividades acontecerão em Boa Vista, Caracaraí, São João da Baliza e Uiramutã. Baixe a programação da SNCT.
OBJETIVOS - A feira de ciências, a III Mostra Científica de Química da Amazônia Setentrional e o IV Torneio Estadual de Robótica Educacional têm por objetivo a construção do conhecimento em inovação, ciência e tecnologia, premiando projetos dos estudantes do Nível Fundamental, Médio e Médio Técnico que possuam caráter inovador e de investigação científica nas diferentes áreas do conhecimento. Desde maio estão sendo entregue propostas de projeto.
“Durante a XXI FECIRR teremos a presença do atleta olímpico James Dean Pereira, medalhista em 2003 nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, e em 2007 nos Pan-Americanos do RJ”, explica Ivanise Rizzatti, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UERR.
OUTRAS ATIVIDADES – A feira tem outras atrações na sua programação. Todos os dias a biblioteca itinerante Barca das Letras, comandada pelo educador Jonas Banhos, vai animar o público da feira com brincadeiras literárias. Ainda como atração cultural, o Coletivo Arteliteratura Caimbé promove na sexta-feira, das 17h às 18h, um sarau e o III Encontro de Cordelistas de Roraima.
Também haverá oficinas científicas direcionadas a pessoas de todas as idades e campeonatos de arco e flecha e corrida de tora com indígenas de três etnias estaduais, mostrando ao público os esportes indígenas. Toda a programação está disponível para download na página principal do site www.uerr.edu.br.
As incrições de minicursos e oficinas da Semana Nacional de Ciências e Tecnologias acontecem de 14 a 18 de outubro, na Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Baixe aqui a lista de minicurso e oficinas.
PARCEIROS - A VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado de Roraima (SNCT/RR) é uma realização da UERR, Nupecem e LabTema com apoio da Embrapa/RR, Base Aérea de BV, SEED, SECULT, SEBRAE, UFRR, CEFORR e SENAI. As atividades são patrocinadas pelo Governo Federal, por intermédio do MCTI, MEC, Ministério da Integração Nacional, CNPq e CAPES.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seus dizeres!
Para mais informações entre em contato conosco pelo barcadasletras@gmail.com.

Boas leituras!!!

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
http://barcadasletras.blogspot.com.br/